História

2013
Jan 2013

Primeira edição da pesquisa TIC Saúde
A primeira edição da pesquisa TIC Saúde é realizada, com o objetivo de medir a infraestrutura de TIC existente nos estabelecimentos de saúde, bem como a disponibilidade de aplicações e serviços baseados em TIC e o uso dessas ferramentas por médicos e enfermeiros.

Jan 2013

Seminário em Metodologias de Pesquisa TIC é realizado com representantes de países da América Latina e Caribe.
Realizado na cidade de Santiago (Chile), o evento foi organizado pelo Cetic.br em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) com foco em capacitação e na troca de experiências em metodologias de pesquisa.

Jan 2013

Workshop na África debate o uso de TIC na educação
É realizada Reunião Regional do Grupo de Trabalho da África Central e Ocidental sobre Estatísticas de TIC na Educação, uma iniciativa do Escritório Regional da UNESCO em Dakar em parceria com o Cetic.br, o Serviço Coreano de Informação de Educação e Investigação (KERIS) e o Instituto de Estatística da UNESCO (UIS). O encontro teve o objetivo de compartilhar experiências nacionais no desenvolvimento de indicadores TIC para a educação.

Jan 2013

TIC Governo Eletrônico inicia nova abordagem
A pesquisa passa a ser realizada sob a perspectiva de medir a oferta eletrônica de serviços pelos órgãos governamentais dos três entes federativos e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público.

2012
Jan 2012

É aprovada a criação do Centro Regional UNESCO
O Cetic.br é designado Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação sob os auspícios da UNESCO, tendo a missão de cooperar com países da América Latina e África lusófona na capacitação para a construção inclusiva de sociedades do conhecimento por meio de tecnologias de informação e comunicação.

Jan 2012

Início da edição brasileira da pesquisa TIC Kids Online
Baseado no referencial metodológico da rede EU Kids Online e liderado pela London School of Economics, o levantamento é feito junto a crianças e adolescentes de 9 a 17 anos usuários de Internet assim como pais ou responsáveis. Busca gerar indicadores de acesso e uso da Internet com foco nos riscos e oportunidades online.

Jan 2012

Início da pesquisa TIC Centros Públicos de Acesso
Tem início a pesquisa TIC Centros Públicos de Acesso, que investiga os impactos gerados por telecentros vinculados a programas do Governo Federal e uma amostra de lanhouses.

Jan 2012

TIC Organizações Sem Fins Lucrativos é realizada pela primeira vez
O estudo mapeia a infraestrutura, o uso, as capacidades e habilidades para a incorporação das TIC em Organizações Sem Fins Lucrativos, incluindo ONG, fundações, associações, sindicatos e organizações religiosas.

2011
Jan 2011

TIC Educação passa a investigar escolas particulares
O público-alvo da pesquisa passa a incluir a rede particular de escolas, a fim de apresentar um cenário mais completo da presença dessas tecnologias no cenário nacional.

Jan 2011

Primeira edição do estudo TIC Provedores
O estudo tem como objetivo realizar um censo dos provedores de serviços de Internet (PSI), a fim de se construir um Cadastro Nacional de Provedores. Monitora dados relativos a velocidades de acesso, cobertura de serviços e tipo de tecnologia.

Jan 2011

Realização da primeira Semana NIC.br de Metodologias de Pesquisas TIC
Evento idealizado com o objetivo de criar um espaço para a capacitação e discussão de temas sobre metodologias de pesquisas TIC com abordagens qualitativas e quantitativas, envolvendo gestores públicos, acadêmicos e instituições de pesquisa.

2010
Jan 2010

Realizada a pesquisa TIC Lanhouses
A partir dos resultados da pesquisa TIC Domicílios, que apontam para uma baixa penetração do computador e da Internet nos lares brasileiros, o Cetic.br dá início à TIC Lanhouses com o objetivo de lançar um olhar sobre esse espaço de inclusão digital.

Jan 2010

Primeira onda do estudo TIC Governo Eletrônico
A pesquisa investigou as oportunidades e barreiras para uso de governo eletrônico por meio de entrevistas realizadas com empresas e cidadãos.

Jan 2010

Cetic.br comemora cinco anos de pesquisas TIC
Lançada a Edição Especial Comemorativa: “Pesquisa sobre o uso das tecnologias da informação e da comunicação no Brasil 2005 – 2009” com artigos de especialistas convidados para a publicação e três novos estudos: TIC Crianças, TIC Governo Eletrônico e TIC Lanhouses.

Jan 2010

Tem início a pesquisa TIC Educação
TIC Educação investiga acesso, uso e apropriação das TIC nas escolas públicas de áreas urbanas do país.

2009
Jan 2009

Tem inicio a coleta de indicadores TIC entre as crianças
Levantamento desenvolvido a fim de medir a posse e o uso das tecnologias de comunicação e informação entre crianças de 5 a 9 anos no território brasileiro. Sua metodologia advém da experiência de aplicação da pesquisa TIC Domicílios, porém com adaptações a esse público específico.

2008
Jan 2008

TIC Domicílios passa a cobrir áreas rurais
Expansão da pesquisa para as áreas rurais do país com o objetivo de mapear um cenário mais abrangente sobre o acesso e uso das TIC no Brasil.

2007
Jan 2007

Lançamento de indicadores sobre a adoção das TIC em Microempresas
A pesquisa TIC Microempresas, assim como a TIC Empresas, tem como objetivo mapear a presença e o uso das TIC nas empresas brasileiras. Neste caso, no entanto, apenas em empresas que possuem entre 1 e 9 pessoas ocupadas.

2005
Jan 2005

Primeira edição da pesquisa TIC Empresas
Realizada anualmente com abrangência nacional, a pesquisa mede a presença das TIC entre empresas brasileiras com 10 funcionários ou mais.

Jan 2005

Tem início a série de pesquisas TIC Domicílios
Mapeamento anual do acesso domiciliar e uso individual das TIC por pessoas a partir dos 10 anos de idade, realizado nas áreas urbanas do país.

Jan 2005

É criado o Cetic.br
Criado o Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (Cetic.br), departamento do NIC.br com o objetivo de produzir indicadores sobre o acesso e uso das TIC no Brasil.

Jan 2005

NIC.br e IBGE estabelecem parceria para desenvolvimento de indicadores TIC
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) passa a coletar dados sobre o acesso à Internet e à posse de telefone móvel celular para uso pessoal. A introdução do módulo TIC na PNAD foi resultado de um convênio entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o CGI.br.