Ir para o conteúdo

A experiência do Brasil em conferência europeia de informática médica


10 SET 2014



A cidade de Istambul (Turquia) recebeu no início de setembro a 25ª Conferência Europeia de Informática Médica (MIE 2014), organizada pela Confederação Europeia para Informática Médica e pela Associação Turca de Informática Médica. O evento busca reunir representantes da academia, da indústria e representantes dos governos para discutir as possibilidades e desafios envolvidos no uso da informática para assistência em saúde.

A Coordenadora Científica da pesquisa TIC Saúde, Heimar Marin, e o Coordenador de Pesquisas do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Fábio Senne, apresentaram o artigo ‘ICT Health 2013: Infrastructure and Adoption by Healthcare Providers in Brazil’ (TIC Saúde 2013: Infraestrutura e Adoção por Profissionais de Saúde no Brasil, em tradução livre) durante a seção ‘Intelligent Data Analysis’ (Análise de Dados Inteligente).

O trabalho, de autoria da Profa. Dra. Heimar F. Marin (Unifesp), Alexandre Barbosa (Cetic.br) e Fábio Senne (Cetic.br), discute os principais resultados da pesquisa TIC Saúde 2013, trazendo um panorama do acesso e uso das TIC por parte de estabelecimentos públicos e privados no Brasil.

A pesquisa baseou-se no modelo proposto pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) para medição de TIC nos estabelecimentos de saúde. O lançamento da publicação, ocorrido no início de 2014, contou com um debate com especialistas da área, e pode ser conferido aqui.

A íntegra do artigo está disponível para download no site da IOS Press. Para mais informações, acesse o site do evento.