Ir para o conteúdo

Capacitação para produção de estatísticas TIC


28 NOV 2014



Ocorreu na cidade de Maputo, Moçambique, nos dias 19 e 20 de novembro, o Workshop de Capacitação em Metodologia de Pesquisas TIC, organizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e pela Aliança para uma Internet Acessível (Alliance for Affordable Internet – A4AI), em parceria com o Instituto de Investigação Científica, Inovação e Tecnologias de Informação e Comunicação (SIITRI) e o Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM).

O evento contou com a participação de representantes de diferentes instituições locais, e teve como foco a formação e qualificação do debate sobre o uso de estatísticas para políticas públicas. A Dra. Denise Britz do Nascimento Silva, pesquisadora do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e professora da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE), ministrou um curso de Introdução à metodologia de pesquisa para produção de dados TIC, oferecendo uma visão geral dos processos envolvidos na produção de estatísticas.

No segundo dia de evento, foram apresentados os processos e projetos desenvolvidos pelo Cetic.br, de forma a compartilhar a experiência brasileira na produção de dados TIC. Além disso, foi realizada uma mesa redonda sobre o contexto de produção de estatísticas TIC em Moçambique, na qual foram debatidas demandas atuais, possibilidades de cooperação entre instituições e definição de projetos futuros.

Contribuir para a construção de sociedades da informação e do conhecimento inclusivas nos países africanos de língua portuguesa na África (PALOP) faz parte do escopo de atuação do Cetic.br. A realização de workshops de capacitação em metodologia de pesquisa visa formar diferentes atores para a produção de estatísticas TIC, essenciais no monitoramento do desenvolvimento de sociedades da informação e do conhecimento.