Ir para o conteúdo

Cetic.br aprimora análise de pesquisas com novo portal de visualização de dados


06 JUL 2015



Usuários poderão cruzar dados, acompanhar série histórica, exportar resultados, entre outros recursos


A maior base de dados sobre o acesso e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil passa a ter, a partir desta terça-feira (07), uma visualização mais fácil e interativa. Trata-se do Portal de Visualização de Dados, nova área no sítio (http://cetic.br/) do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Com este portal, os indicadores de todas as pesquisas realizadas, desde 2005, podem ser visualizados por meio de gráficos, mapas, tabelas, e os dados podem ser analisados a partir de inúmeras de possibilidades de leituras pelas diferentes variáveis de cruzamento.

Essas bases de dados contêm estatísticas sobre uso e acesso das TICs nos domicílios, empresas, estabelecimentos de saúde, escolas, organizações sem fins lucrativos, Governo e centros públicos de acesso. “Anteriormente, os dados estavam disponíveis em nosso sítio de forma isolada e estática, cada indicador era isolado dos demais. Hoje, o usuário pode refinar a busca e extrair rapidamente a informação que é mais interessante para ele”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br. “Isso permite, por exemplo, que gestores públicos, pesquisadores, acadêmicos, profissionais da indústria de tecnologia e produtores de conteúdo utilizem esses dados de forma estratégica em suas áreas respectivas de atuação”, complementa.

Para exemplificar o uso do portal, o Cetic.br disponibiliza um vídeo que detalha, de maneira didática, os principais recursos disponíveis. É possível, por exemplo, observar a evolução de um indicador ao longo do tempo por meio da série histórica, comparar indicadores diferentes de uma mesma pesquisa, cruzar dados e identificar novos agrupamentos, além de visualizar todas as informações de um indicador na categoria escolhida. O novo portal também possui a opção de exportar os resultados em diferentes formatos e compartilhar dados nas redes sociais.

Ao optar por um indicador, o usuário pode investigar subcategorias, como por exemplo, por faixa etária, sexo, classe social e região, etc. Com isso, poderá observar a partir de dados da TIC Domicílios, que atualmente a classe A utiliza mais o celular para consultar mapas do que jogar, enquanto a classe C usa mais o aparelho para se divertir do que se localizar. Ou que, a partir dos indicadores da TIC Kids Online Brasil, as crianças possuem uma percepção maior sobre os riscos da Internet do que os pais. Acesse o portal e explore as possibilidades: http://cetic.br/.

Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em http://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom 
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br
Carolina Carvalhocarolina.carvalho@s2publicom.com.br

Assessoria de Comunicação – CGI/NIC.br
Caroline D’Avo – Assessora de Comunicação – caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação – everton@nic.br

Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/ 
Twitter: http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: https://www.facebook.com/nic.br