Ir para o conteúdo

Cetic.br é designado Centro Regional da Unesco


29 MAR 2012



IT Careers - 29/03/2012 - [ gif ]
Assunto: CETIC.br

Desde o último dia 28 de março, o Cetic.br, departamento do NIC.br criado para atender às demandas do CGI.br por informações sobre a Internet no Brasil, passa a ser um Centro de Categoria II da Unesco. Com isso, o Brasil hospedará o primeiro centro de estudos da Unesco sobre a Sociedade da Informação.

A Unesco reconhece a importância da criação de indicadores e estatísticas sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o desenvolvimento da sociedade da informação, atividade que é foco do Cetic.br. A cooperação visa utilizar o conhecimento do Cetic.br adquirido ao longo dos últimos seis anos como complemento à missão da Unesco em suas áreas de atuação.

“O Centro funcionará nas instalações do NIC.br, que, além dos recursos humanos e financeiros, possui no Cetic.br processos e competências já estabelecidos. A cooperação está, portanto, relacionada principalmente à partilha e disseminação de conhecimento com o objetivo de desenvolver a sociedade da informação em países da América Latina e África lusófona”, relata Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Na prática, a atuação do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, que tem por missão “contribuir para a construção inclusiva de sociedades do conhecimento por meio de tecnologias de informação e comunicação”, se dará em quatro frentes: “Capacitação”, “Centro de Conhecimento para Sociedade da Informação”, “Laboratório de Ideias” e “Cultura e Ética na Internet”.

O relacionamento entre o Cetic.br e a Unesco teve início em 2009, quando representantes da Unesco Brasil passaram a integrar o grupo de especialistas da pesquisa TIC Educação. Ao longo desses últimos três anos de cooperação, ficaram evidenciadas a qualidade e o rigor do trabalho de pesquisa que vinham sendo desenvolvidos no Brasil pelo Cetic.br.

Estes foram os principais motivadores que levaram o governo brasileiro, por meio do Itamaraty, a propor à Unesco a criação do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação na estrutura existente do Cetic.br. No Brasil, existem outras quatro organizações com as quais a Unesco possui acordo de cooperação para o funcionamento de “centro de categoria II”.

Para Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, esse acordo é o “reconhecimento do avanço que o Brasil tem feito nos últimos anos no levantamento e utilização de indicadores  relacionados à sociedade da informação”. Além disso, segundo Barbosa, o trabalho desenvolvido pelo Cetic.br vem contribuindo na elaboração de políticas públicas desde a criação da entidade.

A cerimônia de assinatura do acordo foi realizada no escritório da Unesco em Paris e contou com a presença de Maria Laura da Rocha, embaixadora do Brasil na Unesco, Antonio Tavares, Presidente do Conselho de Administração do NIC.br e de Alexandre Barbosa.