Ir para o conteúdo

Cetic.br traduz livro da Unesco sobre sociedades do conhecimento


27 ABR 2015



Com tradução do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) para o português, o livro “Renovando a Visão das Sociedades do Conhecimento para a Paz e o Desenvolvimento Sustentável” é lançado nessa segunda-feira (27) durante evento em Brasília. A publicação traz importantes insumos sobre temas que foram debatidos em evento da Unesco realizado em Paris em 2013 sobre os dez anos da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (CMSI +10).

O evento de lançamento da versão em português contou com a presença do professor Gaëtan Tremblay, da Universidade do Quebec em Montreal, que assina o livro em parceria com a professora Robin Mansell, do Departamento de Meios e Comunicação da London School of Economics and Political Science (LSE). Ainda na ocasião de lançamento houve o debate Sociedades do Conhecimento Hoje: Ciclo Internacional de Debates.

O Cetic.br, do NIC.br, é o primeiro centro de estudos sobre a Sociedade da Informação reconhecido pela Unesco. “Faz parte do escopo de trabalho do Cetic.br, como um Centro Unesco, disseminar conteúdo relevantes nos idiomas português e espanhol. Para nós é um prazer contribuirmos para que aqueles que falam português também possam apreciar o livro e recomendar sua leitura”, explica Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

O livro está sendo traduzido para o espanhol que, assim como a edição em português, terá sua versão ePub. O objetivo da publicação é avaliar o rápido desenvolvimento e disseminação de novas tecnologias de informação e comunicação (TIC) e contribuir com ideias de ação pela Unesco que possam promover sociedades do conhecimento de caráter inclusivo e equitativo em um ambiente em transformação.

“Novas TIC oferecem vastas oportunidades para acelerar o progresso em direção a um desenvolvimento sustentável e inclusivo, mas, sozinhas, elas não são suficientes. Empoderar individualmente mulheres e homens requer não só o acesso à informação, mas habilidades para transformá-la em conhecimento”, afirma Irina Bokova, Diretora-geral da Unesco, no prefácio da publicação. Acesse o livro e compartilhe a leitura: http://cetic.br/publicacao/renovando-a-visao-das-sociedades-do-conhecimento-para-a-paz-e-o-desenvolvimento-sustentavel/.