Ir para o conteúdo

Crianças e adolescentes online


09 JUN 2015


Crianças e adolescentes online
Ocorreu na última segunda-feira (01/06) a reunião Kids Online América Latina: Perspectivas para a produção de indicadores regionais sobre crianças e adolescentes online, que reuniu especialistas para discutir caminhos para a produção de indicadores latino-americanos sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por crianças e adolescentes.

O evento, organizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), foi marcado pela troca de experiências e reuniu vinte participantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile e Equador, representando organizações acadêmicas nacionais e internacionais, bem como instituições ligadas à temática da proteção da infância, como UNICEF e UNESCO. Estiveram presentes também representantes da rede EU Kids Online, que conduz estudos sobre o tema no âmbito da União Europeia desde 2006.

Mario Volpi, oficial de Projeto do UNICEF no Brasil e coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes, destacou a importância da realização de levantamentos em escala nacional, que ajudam a compreender as distintas realidades que convivem em um mesmo país. Volpi ressaltou, também, a importância de trazer as crianças e adolescentes para o debate sobre uso da Internet, e não apenas tratar o assunto do ponto de vista dos adultos.

O assessor regional de Comunicação e Informação para o Mercosul e Chile da UNESCO, Guilherme Canela, salientou a importância de indicadores para a formulação de políticas públicas, mas reconheceu a existência de diferentes agendas para o assunto na região. Reforçou, ainda, a necessidade de acompanhamento das mudanças sociais e de políticas vigentes. Retomando a fala de Volpi, defendeu uma mudança de uma visão pautada nos riscos e oportunidades online para uma de promoção e proteção de direitos das crianças e adolescentes neste contexto.

Seguiu-se a apresentação de Ellen Helsper, pesquisadora da London School of Economics e integrante da rede EU Kids Online, que conduziu estudo quantitativo sobre o uso das TIC por crianças e adolescentes em 25 países da União Europeia em 2010. Helsper traçou um breve histórico do projeto, compartilhando com os presentes alguns desafios encontrados no planejamento e execução do estudo. Na parte da tarde, Cristina Ponte, da Universidade Nova de Lisboa, complementou a fala de Helsper ao comentar o histórico da construção de uma rede de pesquisadores para a execução do estudo e análise de seus resultados.

O Cetic.br trouxe sua experiência na adaptação do material europeu e na condução da pesquisa TIC Kids Online Brasil, estudo pioneiro na região sobre o assunto.  Foram detalhadas questões importantes relativas ao planejamento do estudo — por exemplo, construção da amostra, questionário e aplicação em campo —, de forma a compartilhar lições aprendidas na prática com parceiros regionais que planejam conduzir estudos semelhantes.

Durante todo o encontro os participantes foram encorajados a compartilhar experiências de seus países, enriquecendo o debate sobre produção de indicadores na região. Foi debatida, também, a possibilidade de criação de uma rede de cooperação latino-americana, nos moldes do que ocorre na União Europeia. Alguns estudos estão previstos para ocorrer nos próximos meses, e espera-se que seja possível comparar indicadores básicos para diferentes países.

A terceira edição do estudo TIC Kids Online Brasil, conduzida pelo Cetic.br, tem lançamento previsto para o segundo semestre de 2015. Confira as edições anteriores em nosso site.