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Pesquisa destaca uso das TICs por crianças brasileiras


04 OUT 2011



Indicadores revelam que o computador e o celular estão presentes em atividades cotidianas das crianças brasileiras de cinco a nove anos

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) anuncia os resultados da 2ª Pesquisa sobre Uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação por Crianças no Brasil — TIC Crianças 2010.

Conduzida pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), responsável pela produção de indicadores e estatísticas do NIC.br, a pesquisa avaliou a posse e o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) entre crianças de cinco a nove anos em todo o território brasileiro. De acordo com os indicadores, o acesso à Internet ainda é inferior ao uso do computador. A pesquisa revelou que 51% das crianças já usaram um computador e somente 27% declararam ter usado a Internet.

Local de acesso
O local onde as crianças acessam a Internet apresenta algumas especificidades: enquanto o domicílio é o local de acesso mais mencionado entre as crianças residentes em áreas urbanas no país (48%), nas áreas rurais, o mais citado é a escola (52%), o que pode refletir a menor proporção no uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros localizados nas zonas rurais.

Com quem aprendem
Em termos de aquisição de habilidades relativas às TIC, 20% das crianças usuárias de computador afirmaram ter aprendido parte de suas habilidades sozinhas. Apesar da importância dos familiares no processo de aquisição de habilidades, o professor desponta como o mais mencionado pela criança na soma entre áreas urbanas e rurais, o total Brasil (37%). “Vale lembrar que há diferenças entre área urbana e rural: na área rural, os professores ganham ainda mais relevância e a proporção de crianças que declaram aprender sozinhas a usar as TICs é menor, 14%, enquanto em áreas urbanas esse indicador é de 21%”, declara Alexandre Barbosa, gerente do CETIC.br.

Atividades
“Jogos online” (90%) e “busca de informações para a escola” (45%) são as atividades online mais citadas entre as crianças de cinco a nove anos, servindo para elas como porta de entrada para o uso das TICs. Os dados revelam que as crianças também estão presentes nas redes sociais: 29% das que já usaram Internet estão no Facebook ou Orkut. Além disso, 25% trocam mensagens instantâneas e 10% declaram enviar e-mails.

Telefone celular
Mais da metade das crianças de cinco a nove anos (59%) afirmaram já ter usado um aparelho celular. Em áreas urbanas essa proporção é de 61%, enquanto na área rural é de 48%. Entre as que já usaram celular, a proporção das que o fazem para fazer ligações (64%) é inferior às que utilizam o aparelho para jogos (84%).

Proteção e segurança da criança online
A pesquisa revela que 21% dos pais ou responsáveis por crianças de cinco a nove anos que usaram Internet nos três meses anteriores à pesquisa não controlam nem restringem o uso que os filhos fazem da Internet.  Entre os que o fazem, enquanto 40% conversam para orientar seus filhos sobre o uso da Internet, 15% afirmou bloquear websites como forma de controlar o uso das crianças.

Em relação à localização do computador dentro dos domicílios, (44%) dos pais/responsáveis que possuem computadores declaram que estes estão localizados na sala de estar, ou seja, em um local de circulação frequente dos moradores da casa; 24% dos computadores estão localizados no quarto dos pais/responsáveis, um ambiente mais propício ao uso supervisionado. Por outro lado, 21% dos pais/responsáveis declaram que o computador está presente no quarto da criança.

Grande parte das crianças utiliza a Internet sozinha (39%), seguida pelo uso com a mãe (35%), com parentes (29%), na escola com os professores (28%), com os amigos (25%) e com o pai (18%). “É importante ressaltar que a mediação no uso das TICs é fundamental para que a criança aprenda a navegar de forma segura na Internet e possa usufruir das suas oportunidades”, completa Alexandre.

Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis em www.cetic.br.

Sobre o CETIC.br
O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br) é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Mais informações em http://www.cetic.br/.

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no país, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Mais informações em www.cgi.br.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br
O NIC.br (www.nic.br) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (www.registro.br), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil – CERT.br (www.cert.br), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações – CEPTRO.br (www.ceptro.br), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — CETIC.br (www.cetic.br) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (www.w3c.br).

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