FAQ - TIC Cultura



Qual o objetivo da pesquisa TIC Cultura?

A pesquisa TIC Cultura tem como objetivo investigar o consumo de bens culturais e sua relação com as TIC, compreendendo como o acesso às tecnologias de informação e comunicação e os usos que se fazem delas modificam práticas culturais da população brasileira.

Além disso, a pesquisa faz um levantamento quantitativo de uma amostra de equipamentos culturais formais, para mapear a infraestrutura TIC disponível nessas instituições e investigar as atividades realizadas por elas com o uso de TIC, com foco na gestão dos equipamentos, no contato com os públicos, na digitalização dos acervos materiais e na formação de acervos digitais.

Neste ano, está sendo realizada a primeira edição da pesquisa TIC Cultura, em sua vertente com equipamentos culturais. Essa coleta de dados ocorrerá bianualmente.

Qual é a importância da pesquisa?

Os dados coletados serão utilizados como base para a formulação e avaliação de políticas públicas relacionadas à posse e ao uso destas tecnologias pelos equipamentos culturais brasileiros, visando melhorias nesses processos.

Quem apoia a realização da pesquisa?

A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério da Cultura (MinC), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e de especialistas vinculados a organizações não governamentais e a importantes centros acadêmicos.

Como a pesquisa será realizada?

Serão realizadas entrevistas por telefone com gestores dessas instituições culturais por meio de questionários desenvolvidos para conhecer melhor a infraestrutura de acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) e o uso delas no dia a dia do equipamento cultural.

Como será a coleta de informações?

Os questionários serão aplicados, por telefone, por pesquisadores do Ibope Inteligência, que é o instituto de pesquisa responsável pela coletar das informações, entre os meses de outubro de 2016 a março de 2017.

Quando será o período de realização da pesquisa?

A coleta de dados será realizada de outubro de 2016 a março de 2017.

Por que a instituição em que trabalho foi selecionada para participar da pesquisa? E por que eu fui selecionado?


Realizou-se um sorteio aleatório de equipamentos culturais, espalhados pelo território nacional, a partir das listagens de bibliotecas, museus, teatros, salas de cinema, bens tombados; Pontos de Cultura; e arquivos.

O que vai acontecer com as informações que eu dei ao entrevistador?


Serão agrupadas com as respostas de outras milhares de pessoas que também responderão às mesmas perguntas. As informações serão consolidadas e o respondente jamais será identificado, ou seja, os resultados coletados de todos os respondentes serão calculados conjuntamente para representar um valor total para todo o país.

O Ibope Inteligência, empresa responsável pela coleta dos dados, possui a certificação internacional ISO 20252, que determina ser obrigatório o sigilo de todos os dados dos respondentes da pesquisa.

O que é o Cetic.br?

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é o departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil. O Cetic.br também divulga análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Esses estudos são referência para a elaboração de políticas públicas que garantam o acesso da população a tecnologias como computador, Internet e telefone celular.

Mais informações:

Cetic.br:
Juliana Doretto
(11) 5509-3537 - Ramal 4088
pesquisa@nic.br
 
Ibope Inteligência:
Rachel Baptista
 (11) 3069-9505
rachel.baptista@ibopeinteligencia.com

Guilherme Militão
(11) 3069-9566
guilherme.militao@ibopeinteligencia.com