FAQ - TIC Domicílios


Realizada há mais de 10 anos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, a pesquisa TIC Domicílios está na fase de coleta de dados. Alguns domicílios foram selecionados para participar do estudo mais abrangente sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil, a partir de entrevistas realizadas pelo Ibope.

Confira mais informações sobre a produção das pesquisas e esclareça suas dúvidas a seguir:


Qual o objetivo da pesquisa?

O objetivo da pesquisa é estudar o acesso às diferentes tecnologias de informação e comunicação (como computador, Internet e celular) nos domicílios brasileiros. Além disso, também investiga como as pessoas utilizam essas tecnologias no seu cotidiano.

Por que essa pesquisa é importante?

O estudo vai contribuir para o desenvolvimento da Internet no Brasil, ao identificar questões muito importantes para as políticas públicas de inclusão digital. Além disso, ela permite que outros pesquisadores investiguem como a tecnologia pode beneficiar a vida das pessoas.

Como é realizada a pesquisa?

A pesquisa é realizada em todo o país, em domicílios selecionados aleatoriamente com base no Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os questionários têm perguntas que permitem conhecer as tecnologias existentes e os hábitos de uso dos cidadãos. Esses questionários são aplicados por entrevistadores devidamente identificados com crachá do IBOPE Inteligência, que é a empresa responsável pelas entrevistas.

Para cada domicílio é realizada uma entrevista presencial. Além disso, se houver crianças ou adolescentes de 9 a 17 anos no domicílio, o domicílio poderá ser selecionado para responder ao questionário da pesquisa TIC Kids Online Brasil, com o objetivo de conhecer o uso de Internet entre essa população.
Para garantir a qualidade dos resultados, é fundamental que a pessoa selecionada colabore com a pesquisa, pois não será possível considerar a resposta de outro morador.

O que acontece com as informações fornecidas?

Para essa pesquisa foram selecionados 33 mil domicílios. Assim, toda informação referente a cada um deles é consolidada com a de todos os outros entrevistados, para calcular resultados referentes a todo o país. O sigilo das informações pessoais é garantido.

O que é o Cetic.br?

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é responsável pela produção de indicadores sobre a Internet no Brasil, que são referência para a elaboração de políticas públicas sobre tecnologias como o computador, a Internet e o celular. É um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Para saber mais sobre o Cetic.br e suas pesquisas, clique aqui.
Para visualizar os resultados da Pesquisa TIC Domicílios 2014, clique aqui.

Além disso, caso tenha alguma outra pergunta ou necessite de algum esclarecimento, você pode entrar em contato com:

Winston Oyadomari
(Cetic.br)
(11) 5509-3537- ramal 4074
pesquisa@nic.br

Guilherme Militão (IBOPE Inteligência)
(11) 3069-9566
guilherme.militao@ibopeinteligencia.com

Taís Magalhães (IBOPE Inteligência)
(11) 3069-9432
tais.magalhaes@ibopeinteligencia.com


Informações TIC Kids Online