FAQ - TIC Educação


Realizada anualmente a partir de 2010, a TIC Educação apresenta resultados por escolas públicas de áreas urbanas em todas as regiões do Brasil. São entrevistados professores, alunos, diretores e coordenadores pedagógicos.



Qual o objetivo da pesquisa TIC Educação?

Desde 2010, a pesquisa TIC Educação busca mapear o acesso e o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) em escolas públicas e privadas, de áreas urbanas e rurais, bem como a sua apropriação nos processos educacionais. O levantamento é feito junto a alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 2º ano do Ensino Médio; professores Multidisciplinares, de Língua Portuguesa e de Matemática; coordenadores pedagógicos e diretores.

Os resultados das edições anteriores podem ser conferidos no endereço: http://cetic.br/pesquisa/educacao/

Qual é a importância da pesquisa?

Os dados coletados serão utilizados como base para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas ao uso destas tecnologias pelos estabelecimentos de ensino brasileiro, visando melhorias na qualidade da educação.

Quem apoia a realização da pesquisa?

A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério da Educação (MEC), da UNESCO, do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e de especialistas vinculados a organizações não governamentais e a importantes centros acadêmicos.

A pesquisa está alinhada ao referencial metodológico proposto nos relatórios InfoDev, do Banco Mundial, e no estudo Sites 2006 (Second Infomation Technology in Education Study), da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA).

Como a pesquisa é realizada?

São realizadas entrevistas com alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 2º ano do Ensino Médio; professores multidisciplinares, de Língua Portuguesa e de Matemática; coordenadores pedagógicos e diretores, por meio de questionários estruturados, com questões sobre a infraestrutura de acesso a estas tecnologias e o uso delas no dia a dia da escola.

Os questionários são aplicados por pesquisadores do Ibope Inteligência, que é o instituto de pesquisa responsável por coletar as informações nas escolas.

Importante: Todos os pesquisadores que vão às escolas realizar as entrevistas estão devidamente identificados com crachá.

Como é realizada a coleta de informações?

O primeiro contato com as escolas é feito por telefone, para a apresentação da pesquisa, verificação da disponibilidade de realização e confirmação dos dados. Neste contato, é agendada uma data para a visita de um entrevistador à escola para a realização presencial das entrevistas.

As entrevistas serão realizadas por meio de questionários aplicados face a face: o entrevistador fará algumas perguntas ao entrevistado e anotará suas respostas num tablet especialmente programado para isso.

Nas escolas localizadas em áreas rurais, a entrevista pode ser realizada apenas com o gestor escolar ou responsável pela escola e por telefone, caso a escola possua.

Qual é o período de realização da pesquisa?

A coleta de dados é realizada, geralmente, no segundo semestre de cada ano, entre os meses de agosto a dezembro.

Onde será realizada a pesquisa?

A pesquisa será realizada em todo o território nacional e considera as escolas públicas (municipais e estaduais) e privadas das áreas urbanas do Brasil. São selecionadas aleatoriamente escolas com turmas regulares do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio cadastradas no Censo Escolar, conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por que a escola em que trabalho foi selecionada para participar da pesquisa? E por que eu fui selecionado(a)?

Realizou-se um sorteio aleatório das escolas a partir do Censo Escolar conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em cada escola selecionada, é realizado também um sorteio aleatório de turmas para definir os professores, alunos e coordenadores a serem entrevistados. Ambos os sorteios são baseados em métodos estatísticos rigorosos.

Para que os resultados do estudo reflitam a realidade do país é muito importante que todas as escolas, os professores, os alunos, os coordenadores pedagógicos e os diretores selecionados colaborem respondendo à pesquisa.

O que acontece com as informações que eu forneci ao entrevistador?

Serão agrupadas com as respostas de outras milhares de pessoas que também responderão às mesmas perguntas. As informações serão consolidadas e o respondente jamais será identificado, ou seja, os resultados coletados de todos os respondentes serão calculados conjuntamente para representar um valor total para todo o país e não serão divulgados dados de escolas ou de pessoas individualmente.

Ibope Inteligência, empresa responsável pela coleta dos dados, possui a certificação internacional ISO 20252, que determina ser obrigatório o sigilo de todos os dados dos respondentes da pesquisa.

O que é o Cetic.br?

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é o departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil. O Cetic.br também divulga análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no país. Esses estudos são referência para a elaboração de políticas públicas que garantam o acesso da população a tecnologias como computador, Internet e telefone celular.

Mais informações:

Para mais informações, você pode contatar:

  • Cetic.br:
    • Daniela Costa
    • (11) 5509-3537 - Ramal 4137
    • pesquisa@nic.br

 

  • Ibope Inteligência:
    • Ana Cardoso
    • (11) 3069-9485
      ana.cardoso@ibopeinteligencia.com

    • Regiane Teixeira Sousa
    • (11) 3069-9408
    • regiane.sousa@ibopeinteligencia.com