FAQ - TIC Governo Eletrônico



Qual o objetivo da pesquisa?

Produzir indicadores e estatísticas que permitam compreender a adoção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) pelos órgãos públicos no Brasil e o seu uso na oferta de serviços públicos. Pretende-se investigar também as iniciativas de acesso à informação pública e participação nas atividades públicas pela Internet.

Qual é a importância da pesquisa?

A pesquisa TIC Governo Eletrônico 2015 é uma iniciativa inédita no Brasil, e os dados coletados vão contribuir para as políticas relacionadas às TIC no setor público. Os resultados do estudo produzirão importantes insumos para o desenvolvimento das ações de governo eletrônico no país.

Quem apoia a realização da pesquisa?

A pesquisa conta com o apoio institucional do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), por meio da Secretaria de Logística da Tecnologia da Informação (SLTI), e da Controladoria Geral da União (CGU), por meio da Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC). A iniciativa também é apoiada por um grupo de especialistas de diversas áreas (academia, governo e sociedade civil), que estão empenhados em validar os diversos aspectos metodológicos da pesquisa.

Quem é o público-alvo da pesquisa?

São órgãos públicos de todos os poderes (Executivo, Legislativo,  Judiciário e Ministério Público) e entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) no Brasil.

Como será realizada a pesquisa?

As entrevistas serão conduzidas pelo IBOPE Inteligência, que é o instituto de pesquisa responsável pela coleta dos dados, entre os meses de junho e outubro de 2015.
Serão realizadas até duas entrevistas por telefone com cada órgão público selecionado:

1. A primeira é destinada aos gestores responsáveis pela área ou departamento de tecnologia do órgão público selecionado, e investiga a infraestrutura e o acesso às TIC no setor público.

2. A segunda é voltada aos gestores responsáveis pelos conteúdos digitais do órgão público selecionado. É verificado o uso da Internet e das novas tecnologias para o acesso à informação pública, participação e comunicação da sociedade com o setor público.

No caso dos municípios, apenas uma entrevista será realizada com gestores responsáveis pela área ou departamento de tecnologia da Prefeitura selecionada, excetuando nas capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes em que serão feitas entrevistas com duas pessoas.

O que acontece com as informações que eu dou ao entrevistador?

As respostas de cada entrevistado serão sempre agrupadas às de todos os outros participantes da pesquisa, que também respondem às mesmas perguntas. O respondente e a instituição que representa jamais serão identificados.

O que é o Cetic.br?

Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é responsável pela produção de indicadores sobre a Internet no Brasil que são referência para a elaboração de políticas públicas sobre tecnologias como o computador, a Internet e o celular. É um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Centro Regional sob os auspícios da Unesco.

Para conhecer melhor o Cetic.br e suas pesquisas, clique aqui.

Para mais informações sobre a TIC Governo Eletrônico 2015, você pode contatar:

Cetic.br  – Manuella Maia Ribeiro (Coordenadora da Pesquisa): (11) 5509-3537 Ramal 4018 ou pesquisa@nic.br

IBOPE – Taís Magalhães: (11) 3069 9432 ou tais.magalhaes@ibopeinteligencia.com

Gabriela Rosa: (11) 3069 9411 ou gabriela.rosa@ibopeinteligencia.com