Ir para o conteúdo

TIC Governo



Qual o objetivo da pesquisa?

  • Produzir indicadores e estatísticas que permitam compreender a adoção das tecnologias da informação e comunicação (TIC) pelos órgãos públicos no Brasil e o seu uso na oferta de serviços públicos. Pretende-se investigar também as iniciativas de acesso à informação pública e participação nas atividades públicas pela Internet.

Qual é a importância da pesquisa?

  • Os dados coletados na pesquisa TIC Governo contribuirão para as políticas relacionadas às TIC no setor público. Os resultados do estudo produzirão importantes insumos para o desenvolvimento das ações de governo digital no país.


Quem apoia a realização da pesquisa?

  • A pesquisa conta com o apoio institucional da Secretaria de Governo Digital, do Governo Federal. A iniciativa também é apoiada por um grupo de especialistas composto por representantes de diversas áreas (academia, governo e organizações da sociedade civil), que estão empenhados em validar os aspectos metodológicos da pesquisa.


Quem é o público-alvo da pesquisa?

  • São órgãos públicos de todos os poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público) e entes federativos (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) no Brasil.

Como será realizada a pesquisa?

  • As entrevistas serão conduzidas pela Ipsos-Ipec, que é o instituto de pesquisa responsável pela coleta dos dados.

    A partir de julho de 2025, serão realizadas até duas entrevistas por telefone com cada órgão público selecionado:

    1. A primeira é destinada aos gestores responsáveis pela área ou departamento de tecnologia da informação do órgão público selecionado e investiga a infraestrutura e o acesso às TIC no setor público.
    2. A segunda é voltada aos gestores responsáveis pelos conteúdos digitais do órgão público selecionado. É verificado o uso da Internet e das novas tecnologias para o acesso à informação pública, participação e comunicação da sociedade com o setor público.

    No caso dos municípios, apenas uma entrevista será realizada com gestores responsáveis pela área ou departamento de tecnologia da informação da Prefeitura selecionada, excetuando nas capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes em que serão feitas entrevistas com duas pessoas.


O que acontece com as informações que eu dou ao entrevistador?

  • As respostas de cada entrevistado serão sempre agrupadas às de todos os outros participantes da pesquisa, que também respondem às mesmas perguntas. O respondente e a instituição que representa jamais serão identificados.


O que é o Cetic.br?

  • O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é responsável pela produção de indicadores sobre a Internet no Brasil que são referência para a elaboração de políticas públicas sobre tecnologias como computador, Internet e dispositivos móveis. O Cetic.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), que é ligado Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e atua como Centro Regional sob os auspícios da Unesco para a América Latina e para os países lusófonos da África.

    Para conhecer melhor o Cetic.br e suas pesquisas, clique aqui.

    Para mais informações sobre a TIC Governo, você pode contatar:

    Cetic.br  Manuella Maia Ribeiro (Coordenadora da Pesquisa): (11) 5509-3537 ramal 4018 ou pesquisa@nic.br

    Ipsos-Ipec – Lígia Rubega: (11) 94549-8638 / ligia.rubega@ipsos.com

    Moroni Alves: (11) 94548-0371moroni.alves@ipsos.com