Objetivos da pesquisa
Realizada desde 2012, a pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos tem o objetivo de investigar o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por organizações não governamentais (ONG), associações, fundações e organizações religiosas no Brasil. O estudo busca compreender os impactos das TIC no trabalho e na relação entre essas organizações e suas comunidades de atuação.
Áreas de investigação
Os dados apresentados na pesquisa abordam temas como:
- Infraestrutura de TIC nas organizações;
- Uso de TIC;
- Capacidades e habilidades em TIC;
- Perfil das organizações.
- Privacidade e proteção de dados pessoais.
Apoio Institucional
A pesquisa conta com a colaboração de um grupo de especialistas formado por membros da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong), do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e por pesquisadores de diversas universidades.
Referências Internacionais
De forma a potencializar a comparabilidade internacional de seus resultados, a pesquisa TIC Organizações Sem Fins Lucrativos baseia seu marco conceitual no Handbook on non-profit institutions in the system of national accounts, elaborado pela Divisão de Estatísticas das Nações Unidas (UNSD) em conjunto com a Universidade Johns Hopkins (JHU) e publicado em 2002.
Metodologia
A amostra de organizações é obtida por amostragem estratificada simples, sendo que os estratos são formados de forma a atender as necessidades de qualidade para divulgação de resultados da pesquisa. Para a seleção da amostra são consideradas as organizações brasileiras listadas no Cadastro Central de Empresas (Cempre) do IBGE, segundo a definição de população-alvo da pesquisa.