Inscrições encerradas!

Utilize o nosso aplicativo Web e monte sua agenda!

Ao Vivo

Áudio original

Sobre

Com o objetivo de promover um intercâmbio de experiências na produção de conhecimento sobre crianças e adolescentes on-line, além de tratar de políticas públicas que abordam essa temática, o seminário 'Crianças e adolescentes na era digital: perspectivas para as políticas públicas' conta com a presença de importantes pesquisadores nacionais e internacionais.

Como keynote speaker, o evento recebe a Dra. Sonia Livingstone, professora do Departamento de Mídia e Comunicação da London School of Economics and Political Science. Renomada por pesquisas que investigam a interface entre mídia e infância, liderou projetos internacionais sobre crianças e adolescentes on-line, como o EU Kids Online e Global Kids Online.

O seminário também conta com a participação de atores multissetoriais – do Governo Federal, sociedade civil ao setor privado – em um debate sobre políticas de promoção de acesso e de uso seguro da Internet por crianças e adolescentes com base em evidências e em experiências internacionais mais recentes de produção de conhecimento.

'Crianças e adolescentes na era digital: perspectivas para as políticas públicas' é uma iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br, do Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br, do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef e da SaferNet Brasil, com apoio do Instituto Alana.

Agenda

04 de Abril
09:30
RECEPÇÃO E CAFÉ
10:00
ABERTURA: BOAS VINDAS
  • Demi Getschko (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br)
  • Mario Volpi (Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef)
10:15
PAINEL DE ABERTURA E DEBATE
  • Sonia Livingstone (London School of Economics and Political Science – LSE)
Global Kids Online – novas evidências e implicações para políticas públicas

Com o objetivo de enfrentar as lacunas no conhecimento sobre o uso que crianças e adolescentes fazem da Internet no Sul Global, o projeto Global Kids Online (www.globalkidsonline.net) foi desenvolvido por meio de parceria entre o Unicef Office of Research – Innocenti, a London School of Economics and Political Science e a rede EU Kids Online. Com o apoio da Aliança Global WeProtect, o projeto desenvolveu um conjunto de ferramentas de investigação que permite aos acadêmicos, governos, sociedade civil e outros atores realizar pesquisas nacionais confiáveis e padronizadas com crianças e adolescentes e seus pais sobre oportunidades e riscos relacionados ao uso da Internet. Esta apresentação abordará o conjunto de ferramentas, as primeiras evidências geradas em países selecionados e algumas das implicações para políticas públicas resultantes dos dados.

11:00
TRILHA I
Novas evidências e inovações metodológicas em pesquisas com e sobre crianças e adolescentes na América Latina
  • Blas Fernandez (Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales – FLACSO)
  • Danilo Doneda (Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ)
  • Inês Silvia Vitorino Sampaio (Universidade Federal do Ceará – UFC)
  • Maria Eugenia Sozio (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – Cetic.br)
  • MODERAÇÃO: Rodrigo Nejm (SaferNet Brasil e Universidade Federal da Bahia – UFBA)
12:30
ALMOÇO
14:00
CONFERÊNCIA E DEBATE
  • Sonia Livingstone (London School of Economics and Political Science – LSE)
Direitos da infância na era digital: paradoxos do presente e promessas futuras

Estima-se que as crianças e adolescentes constituam um terço da população mundial, e um terço dos usuários de Internet do mundo. À medida que a sociedade incorpora cada vez mais redes e serviços digitais em sua infraestrutura fundamental, os direitos de usuários e não usuários na era digital tornam-se cada vez mais relevantes. Para compreender como os direitos da infância, em particular, estão sendo reconfigurados com a disseminação de redes e serviços digitais, essa apresentação tem o objetivo de identificar e propor alternativas para uma série de questões e paradoxos: primeiro, a garantia de direitos on-line e off-line; segundo, a priorização entre direitos potencialmente conflituosos; terceiro, a distinção entre oportunidades e riscos; e por último, a identificação dos melhores interesses de crianças e adolescentes on-line.
  • DEBATEDOR: Alexandre Barbosa (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação – Cetic.br)
  • DEBATEDORA: Ellen Helsper (London School of Economics and Political Science – LSE)
16:00
INTERVALO
16:15
TRILHA II
Debate multissetorial sobre a apropriação de evidências sobre crianças e adolescentes on-line e as políticas públicas de promoção e proteção dos direitos da infância
  • Viviane Rozolen (Equipe de Trust & Safety – Google Brasil)
  • Mario Volpi (Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef)
  • Regina de Assis (Secretária da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino/SASE – Ministério da Educação)
  • Thiago Tavares (Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br / SaferNet Brasil)
  • Heloiza de Almeida Prado Botelho Egas (Coordenadora-Geral de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes – Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente – Ministério dos Direitos Humanos)
  • MODERAÇÃO: Luiz Fernando Martins Castro (Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br)

Localização

Auditório Edifício Bolsa de Imóveis
Av. das Nações Unidas, 11541 (Esquina com a Rua Quintana)

    Apoio