TIC DOMICÍLIOS E USUÁRIOS 2010



C17 - motivos para utilizar os centros públicos de acesso pago (lanhouse, cyber café, internet café, hotspot)




Veja os resultados da Área Urbana
C17 - MOTIVOS PARA UTILIZAR OS CENTROS PÚBLICOS DE ACESSO PAGO (LANHOUSE, CYBER CAFÉ, INTERNET CAFÉ, HOTSPOT)
Percentual sobre o total de usuários da Internet que indicaram lanhouse como local mais frequente 1
Percentual (%) Não tenho computador em casa Não tenho Internet em casa Para me divertir Para encontrar pessoas  Para imprimir documentos, trabalhos etc. Para jogar jogos de computador Por causa da variedade de serviços oferecidos além do computador e da Internet Porque a conexão da Internet é melhor e o computador é mais rápido  Para fazer cursos Outros NS/NR 2
TOTAL BRASIL 77 72 40 25 21 20 11 8 2 2 -
ÁREA URBANA 77 72 40 25 21 20 11 8 2 2 -
RURAL 79 75 37 29 21 23 12 14 4 2 -
REGIÕES DO PAÍS SUDESTE 73 69 44 27 24 19 13 10 2 2 1
NORDESTE 88 65 42 26 21 25 7 4 2 3 -
SUL 65 83 27 17 11 15 6 8 - - -
NORTE 76 80 31 23 23 15 15 12 3 1 -
CENTRO-OESTE 79 86 33 24 22 17 15 11 3 1 -
SEXO Masculino 76 72 42 27 18 27 10 9 2 1 -
Feminino 78 72 37 23 24 12 12 8 2 3 -
GRAU DE INSTRUÇÃO Analfabeto / Educação infantil 82 71 42 23 11 31 7 7 - 2 -
Fundamental 77 70 45 30 15 28 10 7 1 1 -
Médio 78 73 37 24 24 15 13 10 3 2 -
Superior 68 74 32 16 38 6 13 9 2 4 -
FAIXA ETÁRIA De 10 a 15 anos 74 69 49 27 18 35 8 6 1 2 1
De 16 a 24 anos 81 71 41 25 20 17 11 8 3 2 -
De 25 a 34 anos 72 73 37 29 27 12 13 13 1 3 -
De 35 a 44 anos 76 77 23 12 21 10 13 12 2 2 -
De 45 a 59 anos 82 75 18 15 30 13 17 1 3 1 -
60 anos ou mais 77 79 10 31 7 10 3 1 - 5 -
RENDA FAMILIAR Até 1 SM 92 72 40 23 16 20 9 5 1 1 -
1 SM - 2 SM 79 69 39 27 19 23 10 8 3 2 -
2 SM - 3 SM 75 76 41 24 27 20 10 8 1 1 1
3 SM - 5 SM 69 81 35 23 29 16 14 12 3 4 -
5 SM - 10 SM 50 66 36 34 20 13 23 16 4 1 -
10 SM ou + 41 29 46 34 6 14 2 20 2 16 -
CLASSE SOCIAL 3 A 35 54 65 48 48 48 17 59 - - -
B 58 73 39 24 21 19 14 13 3 2 -
C 76 72 38 24 24 20 12 10 2 2 -
DE 93 69 44 28 13 19 6 2 1 3 -
SITUAÇÃO DE EMPREGO Trabalhador 76 75 39 25 23 16 13 10 2 2 -
Desempregado 87 58 26 26 14 13 9 9 2 3 -
Não integra a população
economicamente ativa 4
78 69 43 25 20 27 9 6 2 2 1
  • 1 Base ponderada: 2.425 entrevistados que usaram a Internet nos últimos três meses (amostra principal + oversample de usuários da Internet) e que utilizam com frequência os centros públicos de acesso (lanhouse, cyber café, Internet café, hotspot). Respostas múltiplas rodiziadas e estimuladas.
  • 2 Não sabe / Não respondeu.
  • 3 O critério utilizado para classificação leva em consideração a educação do chefe de família e a posse de uma série de utensílios domésticos, relacionando-os a um sistema de pontuação. A soma dos pontos alcançados por domicílio é associada a uma classe socioeconômica específica (A, B, C, D, E).
  • 4 Nesta categoria estão contabilizados os estudantes, aposentados e as donas de casa.
  • Fonte: NIC.br - set/nov 2010