TIC DOMICÍLIOS E USUÁRIOS 2011



H6 - motivos para não comprar pela internet




H6 - MOTIVOS PARA NÃO COMPRAR PELA INTERNET
Percentual sobre o total de indivíduos que já acessaram a Internet e que nunca adquiriram produtos e serviços via Internet1
Percentual (%)Prefere comprar pessoalmente / Gosta de ver o produtoNão tem necessidade ou interessePreocupaçãocom privacidade, segurança / preocupado em fornecer informações pessoais ou usar o cartão de crédito pela InternetNão confia no produto que irá receberForça do hábito / Costuma comprar nos mesmos estabelecimentosFalta de habilidade com a InternetMais caro do que a forma tradicional de compraEntrega demora muito / problemático receber os produtos em casaNão tem como efetuar o pagamento via InternetNão tem como fazer reclamações / devoluçõesMercadorias e serviços procurados não estão disponíveis na InternetNão conseguiu completar a compraNão sabe / Não respondeu
TOTAL BRASIL 51 39 26 19 11 8 5 8 7 4 3 1 46
ÁREAURBANA 51 39 27 19 11 8 5 7 7 5 3 1 46
RURAL 49 40 21 17 11 8 2 8 10 2 1 1 48
REGIÕESSUDESTE 50 40 26 17 9 9 5 7 7 3 3 1 46
NORDESTE 56 44 25 26 14 9 5 11 8 8 3 1 41
SUL 44 33 29 14 14 8 4 4 9 2 2 2 53
NORTE 47 45 23 21 12 6 6 13 7 5 2 0 43
CENTRO-OESTE 59 31 29 23 13 5 4 7 6 9 3 1 46
SEXOMasculino 51 40 26 20 11 8 6 8 6 4 3 1 46
Feminino 51 38 27 18 11 8 4 7 9 5 2 1 47
GRAU DE INSTRUÇÃOAnalfabeto / Educação infantil 67 28 12 9 28 1 15 3 0 1 0 0 41
Fundamental 43 47 18 16 9 11 5 6 10 3 3 1 51
Médio 55 35 31 21 12 7 5 9 6 5 3 1 43
Superior 58 33 36 22 15 3 4 7 6 6 3 1 44
FAIXA ETÁRIA10 - 15 38 54 13 13 9 8 5 5 14 2 2 1 56
16 - 24 56 38 25 20 12 6 6 9 5 5 3 1 45
25 - 34 56 31 33 24 13 6 4 9 8 5 3 1 41
35 - 44 54 32 33 21 13 10 4 8 5 6 4 1 42
45 - 59 53 39 33 19 9 12 4 6 4 5 1 2 45
60 + 49 39 30 18 9 17 4 4 4 5 2 3 49
RENDA FAMILIARATÉ 1 SM 53 44 17 16 12 13 6 6 16 3 2 0 41
1 SM - 2 SM 54 39 24 18 12 11 7 10 8 4 3 2 43
2 SM - 3 SM 50 35 33 20 11 6 4 8 5 6 3 1 48
3 SM - 5 SM 52 42 29 21 10 7 5 7 6 5 3 1 43
5 SM - 10 SM 48 38 34 19 11 7 4 10 9 6 2 2 44
10 SM ou + 58 33 41 17 13 5 1 8 3 4 5 3 44
CLASSE ECONÔMICAA 64 25 27 20 14 7 0 3 4 4 0 0 54
B 52 40 28 18 12 6 5 7 7 3 3 2 46
C 49 38 28 20 11 9 5 8 7 5 2 1 45
DE 54 44 17 17 9 12 5 7 10 4 5 2 47
OCUPAÇÃOPEA 55 35 32 21 12 8 5 8 6 5 3 1 43
Não PEA 45 46 18 17 10 8 5 7 10 4 2 1 52
  • 1 Base ponderada: 61.574.973 entrevistados que já acessaram a Internet mas nunca realizaram compras pela rede. Respostas múltiplas, estimuladas e rodiziadas.
  • Fonte: NIC.br - nov 2011 / jan 2012