TIC EDUCACIóN 2021
Professores
M1 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Total de professores
Percentual (%) |
Passou a adotar novos métodos de ensino |
Passou a fazer avaliações mais individualizadas dos alunos |
Passou a ter acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade |
Passou a se comunicar com os alunos com maior facilidade |
Concorda |
Não concorda nem discorda |
Discorda |
Não sabe |
Não respondeu |
Concorda |
Não concorda nem discorda |
Discorda |
Não sabe |
Não respondeu |
Concorda |
Não concorda nem discorda |
Discorda |
Não sabe |
Não respondeu |
Concorda |
Não concorda nem discorda |
Discorda |
Não sabe |
Não respondeu |
TOTAL |
92 |
6 |
1 |
0 |
- |
74 |
15 |
11 |
0 |
0 |
84 |
9 |
6 |
0 |
1 |
65 |
17 |
18 |
0 |
0 |
SEXO |
Feminino |
92 |
6 |
1 |
0 |
- |
74 |
16 |
10 |
0 |
0 |
83 |
10 |
6 |
0 |
1 |
63 |
16 |
20 |
0 |
1 |
Masculino |
93 |
5 |
2 |
0 |
- |
74 |
11 |
14 |
0 |
0 |
90 |
6 |
3 |
0 |
0 |
70 |
19 |
11 |
0 |
0 |
FAIXA ETÁRIA |
Até 30 anos |
93 |
5 |
2 |
0 |
- |
67 |
17 |
15 |
0 |
0 |
88 |
7 |
5 |
0 |
0 |
74 |
14 |
12 |
0 |
0 |
De 31 a 45 anos |
94 |
4 |
1 |
0 |
- |
73 |
15 |
12 |
0 |
0 |
84 |
9 |
6 |
0 |
1 |
64 |
21 |
14 |
0 |
1 |
De 46 anos ou mais |
91 |
8 |
1 |
0 |
- |
76 |
15 |
9 |
0 |
0 |
84 |
11 |
5 |
0 |
0 |
63 |
13 |
24 |
0 |
0 |
REGIÃO |
Norte |
95 |
4 |
1 |
0 |
- |
76 |
11 |
12 |
0 |
0 |
89 |
5 |
6 |
0 |
0 |
74 |
14 |
12 |
0 |
0 |
Nordeste |
95 |
4 |
1 |
0 |
- |
75 |
14 |
11 |
0 |
0 |
87 |
6 |
6 |
0 |
0 |
71 |
10 |
19 |
0 |
0 |
Sul |
94 |
2 |
4 |
0 |
- |
71 |
19 |
10 |
0 |
0 |
84 |
9 |
8 |
0 |
0 |
67 |
13 |
20 |
0 |
0 |
Sudeste |
89 |
10 |
1 |
0 |
- |
72 |
16 |
12 |
0 |
0 |
81 |
14 |
4 |
0 |
1 |
52 |
25 |
22 |
0 |
1 |
Centro-Oeste |
91 |
8 |
0 |
0 |
- |
76 |
16 |
8 |
0 |
0 |
82 |
12 |
6 |
0 |
0 |
70 |
20 |
10 |
0 |
0 |
ÁREA |
Urbana |
92 |
6 |
1 |
0 |
- |
73 |
16 |
11 |
0 |
0 |
85 |
10 |
5 |
0 |
1 |
64 |
17 |
18 |
0 |
1 |
Rural |
93 |
4 |
2 |
0 |
- |
75 |
12 |
12 |
0 |
1 |
84 |
8 |
8 |
0 |
0 |
68 |
13 |
19 |
0 |
0 |
LOCALIZAÇÃO |
Capital |
96 |
4 |
0 |
0 |
- |
74 |
15 |
11 |
0 |
0 |
69 |
26 |
5 |
0 |
1 |
54 |
12 |
34 |
0 |
0 |
Interior |
92 |
6 |
2 |
0 |
- |
74 |
15 |
11 |
0 |
0 |
88 |
6 |
6 |
0 |
1 |
67 |
17 |
15 |
0 |
1 |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA |
Municipal |
91 |
7 |
2 |
0 |
- |
76 |
14 |
11 |
0 |
0 |
80 |
13 |
7 |
0 |
0 |
57 |
18 |
25 |
0 |
0 |
Estadual |
93 |
6 |
1 |
0 |
- |
68 |
20 |
11 |
0 |
0 |
91 |
5 |
4 |
0 |
0 |
72 |
17 |
11 |
0 |
0 |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) |
92 |
7 |
2 |
0 |
- |
73 |
16 |
11 |
0 |
0 |
84 |
10 |
6 |
0 |
0 |
63 |
18 |
20 |
0 |
0 |
Particular |
97 |
3 |
0 |
0 |
- |
77 |
9 |
13 |
0 |
0 |
88 |
4 |
5 |
0 |
2 |
75 |
11 |
11 |
0 |
3 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2021 (Edição COVID-19 - Metodologia adaptada)