Ir para o conteúdo

TIC KIDS ONLINE BRASIL 2025

Crianças e adolescentes



F13 - CRIANÇAS E ADOLESCENTES, POR ORIENTAÇÃO DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS SOBRE PROPAGANDA DE MARCAS OU PRODUTOS NA INTERNET

Total de usuários de Internet de 11 a 17 anos

Percentual (%) Conversam sobre as propagandas de marcas ou produtos que a(o) criança/adolescente vê na Internet Explicam o objetivo das propagandas de marcas ou produtos que a(o) criança/adolescente vê na Internet Falam para a(o) criança/adolescente não ver algum tipo de propaganda de marcas ou produtos na Internet Sentam ou ficam por perto enquanto a(o) criança/adolescente vê propagandas de marcas ou produtos na Internet
Sim Não Não sabe Não respondeu Sim Não Não sabe Não respondeu Sim Não Não sabe Não respondeu Sim Não Não sabe Não respondeu
TOTAL 44 55 0 0 43 56 0 - 40 59 0 1 31 68 0 1
ÁREA Urbana 44 55 0 0 43 57 0 - 40 59 0 1 31 68 0 1
Rural 42 58 0 0 48 52 0 - 41 59 0 0 31 69 0 0
REGIÃO Sudeste 42 58 0 0 42 58 0 - 40 58 0 2 25 73 0 2
Nordeste 47 53 0 0 41 59 0 - 40 60 0 0 37 63 0 0
Sul 47 49 1 3 48 52 1 - 40 59 1 0 36 64 1 0
Norte 46 54 0 0 50 50 0 - 48 52 0 0 33 67 0 0
Centro-Oeste 36 64 0 0 42 58 0 - 34 66 0 0 26 74 0 0
SEXO DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE Masculino 37 62 0 1 36 64 0 - 37 63 0 0 28 72 0 0
Feminino 51 49 0 0 50 50 0 - 44 55 0 1 34 65 0 1
ESCOLARIDADE DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS Até Fundamental I 36 64 0 0 40 60 0 - 37 63 0 0 24 76 0 0
Fundamental II 42 58 0 0 40 60 0 - 48 52 0 0 35 65 0 0
Médio ou mais 48 51 0 1 46 54 0 - 38 60 0 1 32 67 0 1
FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE De 9 a 10 anos - - - - - - - - - - - - - - - -
De 11 a 12 anos 49 51 0 0 45 54 1 - 46 54 0 0 42 58 0 0
De 13 a 14 anos 42 56 0 1 46 54 0 - 45 52 0 3 36 61 0 3
De 15 a 17 anos 42 58 0 0 40 60 0 - 33 67 0 0 21 79 0 0
RENDA FAMILIAR Até 1 SM 42 58 0 0 42 58 0 - 37 63 0 0 28 72 0 0
Mais de 1 SM até 2 SM 46 54 0 0 47 53 0 - 47 50 0 3 38 58 0 3
Mais de 2 SM até 3 SM 44 56 0 0 40 59 0 - 40 60 0 0 31 69 0 0
Mais de 3 SM 46 52 0 2 43 57 0 - 38 62 0 0 24 76 0 0
Não tem renda 36 64 0 0 55 45 0 - 68 32 0 0 53 47 0 0
Não sabe 44 56 0 0 39 60 1 - 43 57 0 0 29 71 0 0
Não respondeu 44 56 0 0 59 41 0 - 22 78 0 0 44 56 0 0
CLASSE SOCIAL AB 46 54 0 0 47 53 0 - 33 67 0 0 25 75 0 0
C 46 53 0 1 44 55 0 - 41 59 0 0 28 72 0 0
DE 41 59 0 0 41 59 0 - 41 57 0 2 36 62 0 2
COR OU RAÇA Branca 45 54 0 1 45 55 0 - 40 60 0 0 32 67 0 0
Preta 32 68 0 0 34 65 1 - 32 68 0 0 25 75 0 0
Parda 48 52 0 0 45 54 0 - 43 55 0 2 32 66 0 2
Amarela 38 62 0 0 39 61 0 - 56 44 0 0 24 76 0 0
Indígena 53 47 0 0 56 44 0 - 29 71 0 0 38 62 0 0
Não respondeu 49 51 0 0 48 52 0 - 55 45 0 0 32 68 0 0
DOMICÍLIO COM ACESSO À INTERNET Sim 45 55 0 0 44 56 0 - 41 58 0 1 31 68 0 1
Não 29 71 0 0 27 73 0 - 27 73 0 0 23 77 0 0
  • Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2025). Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC Kids Online Brasil 2025 [Tabelas].