Ir para o conteúdo

Publicação TIC Provedores 2014 detalha a oferta de serviços de acesso à Internet no Brasil


09 JUN 2016



Contendo gráficos e tabelas, o livro traz uma análise inédita dos indicadores da pesquisa

 

Cidadãos e organizações interessadas em conhecer as características das empresas provedoras de serviços de Internet (PSI) e os serviços por elas ofertados no Brasil têm à disposição a publicação TIC Provedores 2014, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Com resultados divulgados em 2015, a pesquisa ganhou uma análise mais ampla dos indicadores, ilustrada com gráficos e tabelas que auxiliam na compreensão do setor de oferta de serviços TIC no Brasil.. Além disso, esta edição traz uma versão em inglês. "Os resultados e as análises que constam desta publicação permitem não apenas ampliar o conhecimento sobre as implicações socioeconômicas da Internet, mas também subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas destinadas à promoção de uma Internet melhor", destaca Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br no prefácio da publicação que está disponível para download no endereço: http://cetic.br/pesquisa/provedores/publicacoes.

Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, parte da premissa de que conhecer em profundidade os provedores de serviços de Internet (PSI) é um fator crítico para a definição de estratégias de promoção da inclusão digital no País. E reforça que, “a pesquisa busca fomentar o debate público sobre um setor que, embora seja vital para o crescimento da Internet no país, enfrenta dificuldades para se desenvolver e para conseguir atender a sociedade com mais serviços de qualidade".

Realizado pela primeira vez em 2011, o estudo passou por uma série de aprimoramentos, com o objetivo de expandir o escopo da investigação. Em sua segunda edição, além de mapear os provedores de serviços de Internet pelo Brasil, a pesquisa contribui com dados sobre serviços ofertados, mercados atendidos, velocidades de acesso, Sistemas Autônomos (AS), Pontos de Troca de Tráfego, entre outros.