Ir para o conteúdo
ShutterStock copyright

TIC Centros Públicos de Acesso


Objetivos da pesquisa

Apresentar um mapeamento de informações sobre a oferta de acesso à Internet por centros públicos de acesso no Brasil apoiados pelo governo federal, em especial os telecentros. Para tanto, o estudo busca caracterizar os telecentros em diversas dimensões tais como infraestrutura disponível, serviços oferecidos e arranjos institucionais para o seu funcionamento. 

Áreas de investigação

Em 2013, a primeira edição da pesquisa teve quatro etapas com diferentes abordagens metodológicas e unidades de análise, incluindo estudos quantitativos e qualitativos, assim como entrevistas tanto com gestores quanto usuários de telecentros. A segunda edição do estudo, realizada em 2019, teve duas etapas: uma com foco na atualização cadastral e a outra com o propósito de gerar informações sobre a oferta de acesso à Internet por centros públicos de acesso apoiados pelo governo federal no Brasil para a inclusão digital, em especial os telecentros. A investigação busca dimensionar as principais características da atuação dos telecentros que receberam algum apoio do governo federal brasileiro e identificar as necessidades, dificuldades e potencialidades de modernização e investimento nesse tipo de equipamento para a inclusão digital.

Apoio institucional

A pesquisa tem apoio institucional do Departamento de Inclusão Digital, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Metodologia

Em 2019, o processo de realização da pesquisa foi caracterizado pela coleta de informações por meio de um censo, com a intenção de reunir informação sobre a totalidade de telecentros apoiados pelo governo federal. A partir de uma listagem inicial fornecida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), foram realizados procedimentos de identificação e atualização de dados dos telecentros para, em uma segunda etapa, realizar entrevistas e coletar as informações desejadas sobre as principais características dos centros públicos de acesso investigados e sua situação de funcionamento.