Ir para o conteúdo

TIC Domicílios

Objetivos da pesquisa

Realizada anualmente desde 2005, a pesquisa TIC Domicílios tem o objetivo de mapear o acesso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) nos domicílios urbanos e rurais do Brasil, bem como as suas formas de uso por indivíduos de 10 anos de idade ou mais.

Áreas de investigação

A pesquisa TIC Domicílios conta com módulos fixos (coleta anual) e módulos rotativos (outras periodicidades). Os indicadores gerados pela pesquisa oferecem um cenário do acesso e do uso de TIC do Brasil, abordando diversos temas, tais como:

  • Acesso às TIC no domicílio;
  • Uso do computador;
  • Uso de telefone celular;
  • Uso da Internet;
  • Habilidades digitais;
  • Governo eletrônico;
  • Comércio eletrônico;
  • Atividades culturais na Internet.

Apoio Institucional

A pesquisa conta com o apoio de um grupo de especialistas de diversos setores, incluindo o Ministério das Comunicações (MCom), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Referências Internacionais

Para permitir a comparabilidade de seus resultados, a TIC Domicílios segue padrões metodológicos e indicadores definidos internacionalmente. A pesquisa adota os referenciais da iniciativa multisetorial Partnership on Measuring ICT for Development, liderada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT). A principal referência para os indicadores é o Manual for Measuring ICT Access and Use by Households and Individuals.

Metodologia

A pesquisa tem como unidades de análise os domicílios e indivíduos de 10 anos ou mais. O plano amostral utiliza informações do Censo Demográfico e da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) ou da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mais recente disponível, realizados pelo IBGE. As entrevistas são realizadas presencialmente, em domicílios em áreas urbanas e, a partir de 2008, também em áreas rurais. A amostra da pesquisa é estratificada e conglomerada em diversos estágios considerando os domínios de interesse para divulgação de resultados.