C9 - USUÁRIOS DE INTERNET, POR ATIVIDADES REALIZADAS NA INTERNET - DOWNLOADS, CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DE CONTEÚDO
Total de usuários de Internet
Percentual (%)
Compartilhou conteúdo na Internet
Criou ou atualizou blogs, páginas na Internet ou websites
Postou na Internet textos, imagens, fotos, vídeos ou músicas que criou
TOTAL
62
15
30
ÁREA
Urbana
63
16
31
Rural
50
10
27
REGIÃO
Sudeste
64
18
31
Nordeste
56
12
30
Sul
68
16
33
Norte
59
16
29
Centro-Oeste
59
14
27
SEXO
Masculino
59
14
27
Feminino
64
17
34
COR OU RAÇA
Branca
63
14
28
Preta
64
20
34
Parda
61
15
31
Amarela
66
21
39
Indígena
58
12
31
Não respondeu
45
4
21
GRAU DE INSTRUÇÃO
Analfabeto/Educação Infantil
14
0
2
Fundamental
47
8
23
Médio
65
17
31
Superior
74
23
39
FAIXA ETÁRIA
De 10 a 15 anos
54
12
29
De 16 a 24 anos
74
22
41
De 25 a 34 anos
72
25
41
De 35 a 44 anos
60
14
29
De 45 a 59 anos
59
9
23
De 60 anos ou mais
42
5
16
RENDA FAMILIAR
Até 1 SM
51
9
25
Mais de 1 SM até 2 SM
60
14
28
Mais de 2 SM até 3 SM
69
17
34
Mais de 3 SM até 5 SM
67
15
37
Mais de 5 SM até 10 SM
75
29
37
Mais de 10 SM
74
29
42
Não tem renda
46
12
14
Não sabe
58
12
28
Não respondeu
59
20
27
CLASSE SOCIAL
A
70
31
25
B
73
22
37
C
63
15
30
DE
50
10
25
CONDIÇÃO DE ATIVIDADE
Na força de trabalho
70
20
36
Fora da força de trabalho
47
7
21
TIPO DE OCUPAÇÃO
Formal
72
20
35
Informal
69
21
38
Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2025). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2025 [Tabelas].
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.