F3 - PROPORÇÃO DE PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
F3 - PROPORÇÃO DE PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Percentual sobre o total de professores1
Percentual (%)
Passou a ter acesso a materiais mais diversificados/de melhor qualidade
Passou a adotar novos métodos de ensino
Cumpre as tarefas administrativas com mais facilidade
Passou a colaborar mais com outros colegas da escola onde leciona
Se comunica com os alunos com maior facilidade
Passou a fazer avaliações mais individualizadas dos alunos
Passou a ter contato com professores e especialistas de outras escolas
Acredita que a quantidade de trabalho aumentou
TOTAL
94
89
86
83
78
73
69
54
SEXO
Feminino
93
89
87
83
79
72
70
54
Masculino
95
90
84
81
77
75
64
58
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
96
91
87
83
80
78
71
52
De 31 a 45 anos
95
92
87
85
80
74
70
55
De 46 anos ou mais
89
84
85
79
76
70
65
55
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
94
90
83
87
77
80
73
55
Mais de 3 até 5 SM
95
92
83
85
83
77
65
61
Mais de 5 SM
94
90
91
82
79
71
70
50
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
94
91
87
85
82
77
70
58
Mais de 3 até 5 SM
94
91
85
83
77
71
65
53
Mais de 5 SM
94
85
88
79
77
69
70
49
REGIÃO
Norte
92
88
86
82
78
73
69
51
Centro-Oeste
96
88
94
89
78
73
77
58
Nordeste
94
92
85
83
80
76
69
47
Sudeste
93
87
84
80
77
72
67
58
Sul
96
93
91
88
81
71
71
57
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
94
90
88
83
78
75
72
49
Pública Estadual
94
89
85
83
79
72
67
58
Total - Públicas
94
89
87
83
79
73
69
54
Particular
91
89
85
81
77
71
67
55
SÉRIE
4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental
94
92
88
88
77
77
68
52
8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental
94
88
83
79
77
73
69
55
2º ano do Ensino Médio
94
90
90
84
81
70
68
55
1Base: 1 770 professores. Respostas estimuladas. Cada item apresentado se refere apenas aos resultados da alternativa "sim". Dados coletados entre setembro de 2014 e março de 2015.