D12 - ESCOLAS, POR LOCAL DE USO DA INTERNET Total de escolas urbanas
Percentual (%)
Sala dos professores ou sala de reunião
Sala do(a) coordenador(a) pedagógico(a) ou do(a) diretor(a)
Sala de aula
Laboratório de informática
Biblioteca ou sala de estudos para os alunos
Professores
Alunos
Outros funcionários
Nenhum desses
Não há acesso à Internet na escola ou neste local
Professores
Alunos
Outros funcionários
Nenhum desses
Não há acesso à Internet na escola ou neste local
Professores
Alunos
Outros funcionários
Nenhum desses
Não há acesso à Internet na escola ou neste local
Professores
Alunos
Outros funcionários
Nenhum desses
Não há acesso à Internet na escola ou neste local
Professores
Alunos
Outros funcionários
Nenhum desses
Não há acesso à Internet na escola ou neste local
TOTAL
82
5
32
0
18
64
7
72
5
6
60
22
4
2
37
59
61
36
1
35
45
34
27
1
47
REGIÃO
Norte
72
7
30
1
27
64
13
64
3
16
47
15
2
1
50
62
63
27
1
35
32
29
22
0
57
Centro-Oeste
84
5
44
0
16
65
9
80
2
4
66
22
4
1
32
65
68
39
0
27
44
30
34
0
45
Nordeste
73
3
27
0
26
67
5
78
1
10
57
16
6
0
43
33
35
20
3
59
37
25
15
0
59
Sudeste
87
3
33
0
13
59
5
69
8
4
65
28
3
1
33
69
72
44
0
25
50
38
29
1
40
Sul
90
10
31
0
10
68
9
65
8
1
59
22
5
6
35
76
79
48
2
17
54
45
41
1
35
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
72
4
30
0
27
63
7
67
3
12
52
12
1
3
45
57
59
33
2
35
38
27
21
0
57
Pública Estadual
85
7
36
0
15
64
10
75
7
4
53
22
1
2
45
73
79
49
2
17
41
33
30
2
47
Total - Públicas
78
5
33
0
22
63
8
71
5
8
52
16
1
2
45
65
69
40
2
27
39
30
25
1
53
Particular
92
4
29
0
7
64
2
74
5
1
81
37
11
0
18
44
42
25
0
55
60
45
31
0
31
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2016
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.