TIC Educação - 2017
Escolas Urbanas - Coordenadores
D3 - COORDENADORES PEDAGÓGICOS, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DAS TIC EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Percentual (%) | Os professores passaram a adotar novos métodos pedagógicos | Os professores passaram a fazer avaliações mais individualizadas dos alunos | Os professores passaram a ter acesso a materiais mais diversificados ou de melhor qualidade | Os professores passaram a colaborar mais com outros colegas da escola | Os professores passaram a ter contato com educadores e com especialistas de outras escolas | Os professores passaram a cumprir suas tarefas administrativas com maior facilidade | A quantidade de trabalho dos professores diminuiu | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | Concorda | Não concorda nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | A escola não possui Internet | ||
TOTAL | 77 | 11 | 9 | 0 | 0 | 2 | 54 | 18 | 24 | 2 | 0 | 2 | 84 | 7 | 6 | 1 | 0 | 2 | 77 | 9 | 10 | 1 | 0 | 2 | 56 | 14 | 26 | 2 | 1 | 2 | 68 | 13 | 15 | 2 | 0 | 2 | 23 | 18 | 56 | 0 | 0 | 2 | |
SEXO | Feminino | 78 | 11 | 8 | 0 | 0 | 2 | 54 | 17 | 25 | 2 | 0 | 2 | 83 | 7 | 6 | 1 | 0 | 2 | 79 | 9 | 9 | 1 | 0 | 2 | 56 | 14 | 25 | 2 | 1 | 2 | 68 | 13 | 14 | 2 | 1 | 2 | 24 | 18 | 56 | 0 | 0 | 2 |
Masculino | 72 | 13 | 14 | 0 | 0 | 1 | 54 | 23 | 21 | 1 | 0 | 1 | 90 | 4 | 5 | 0 | 0 | 1 | 66 | 13 | 20 | 0 | 0 | 1 | 57 | 14 | 28 | 0 | 0 | 1 | 71 | 11 | 17 | 0 | 0 | 1 | 19 | 19 | 61 | 0 | 0 | 1 | |
FAIXA ETÁRIA | Até 39 anos | 86 | 5 | 5 | 0 | 0 | 4 | 56 | 19 | 20 | 1 | 0 | 4 | 88 | 6 | 2 | 0 | 0 | 4 | 80 | 12 | 4 | 0 | 0 | 4 | 64 | 12 | 19 | 1 | 0 | 4 | 74 | 13 | 9 | 1 | 0 | 4 | 20 | 21 | 55 | 0 | 0 | 4 |
De 40 a 47 anos | 73 | 12 | 13 | 0 | 1 | 1 | 56 | 15 | 24 | 2 | 1 | 1 | 89 | 6 | 3 | 0 | 1 | 1 | 80 | 5 | 12 | 0 | 1 | 1 | 52 | 14 | 30 | 0 | 3 | 1 | 68 | 12 | 16 | 2 | 1 | 1 | 25 | 14 | 59 | 0 | 1 | 1 | |
De 48 anos ou mais | 73 | 17 | 10 | 0 | 0 | 1 | 48 | 18 | 30 | 4 | 0 | 1 | 74 | 10 | 12 | 3 | 0 | 1 | 72 | 10 | 14 | 3 | 0 | 1 | 50 | 17 | 28 | 5 | 0 | 1 | 63 | 14 | 20 | 3 | 0 | 1 | 25 | 18 | 56 | 0 | 0 | 1 | |
RENDA FAMILIAR | Até 3 SM | 73 | 8 | 17 | 0 | 0 | 3 | 49 | 23 | 24 | 0 | 0 | 3 | 88 | 5 | 5 | 0 | 0 | 3 | 84 | 1 | 12 | 0 | 0 | 3 | 52 | 12 | 34 | 0 | 0 | 3 | 63 | 21 | 13 | 0 | 0 | 3 | 20 | 15 | 62 | 0 | 0 | 3 |
Mais de 3 até 5 SM | 82 | 11 | 3 | 0 | 0 | 4 | 56 | 15 | 26 | 0 | 0 | 4 | 86 | 6 | 4 | 0 | 0 | 4 | 78 | 11 | 7 | 0 | 0 | 4 | 66 | 11 | 19 | 0 | 0 | 4 | 77 | 10 | 8 | 0 | 0 | 4 | 21 | 21 | 54 | 0 | 0 | 4 | |
Mais de 5 SM | 77 | 12 | 10 | 0 | 1 | 1 | 55 | 18 | 24 | 1 | 1 | 1 | 82 | 9 | 7 | 0 | 1 | 1 | 75 | 12 | 12 | 0 | 1 | 1 | 53 | 17 | 27 | 2 | 1 | 1 | 66 | 13 | 20 | 0 | 1 | 1 | 26 | 18 | 55 | 0 | 1 | 1 | |
RENDA PESSOAL | Até 3 SM | 75 | 10 | 10 | 0 | 1 | 4 | 55 | 19 | 21 | 0 | 1 | 4 | 85 | 6 | 5 | 0 | 1 | 4 | 81 | 2 | 12 | 0 | 1 | 4 | 55 | 11 | 29 | 0 | 1 | 4 | 67 | 16 | 12 | 0 | 1 | 4 | 18 | 16 | 62 | 0 | 1 | 4 |
Mais de 3 até 5 SM | 81 | 9 | 9 | 0 | 0 | 1 | 56 | 16 | 26 | 1 | 0 | 1 | 86 | 8 | 5 | 0 | 0 | 1 | 77 | 12 | 9 | 0 | 0 | 1 | 61 | 15 | 22 | 1 | 0 | 1 | 72 | 11 | 15 | 0 | 0 | 1 | 25 | 18 | 55 | 0 | 0 | 1 | |
Mais de 5 SM | 77 | 14 | 8 | 0 | 0 | 1 | 50 | 20 | 28 | 2 | 0 | 1 | 82 | 9 | 9 | 0 | 0 | 1 | 73 | 16 | 9 | 0 | 0 | 1 | 49 | 18 | 28 | 4 | 0 | 1 | 68 | 12 | 19 | 0 | 0 | 1 | 27 | 23 | 49 | 0 | 0 | 1 | |
REGIÃO | Norte | 67 | 10 | 13 | 0 | 0 | 10 | 45 | 16 | 27 | 1 | 0 | 10 | 71 | 6 | 12 | 2 | 0 | 10 | 69 | 7 | 12 | 1 | 0 | 10 | 47 | 12 | 31 | 0 | 0 | 10 | 57 | 14 | 19 | 1 | 0 | 10 | 27 | 19 | 44 | 0 | 0 | 10 |
Centro-Oeste | 86 | 7 | 5 | 1 | 0 | 0 | 74 | 11 | 14 | 1 | 0 | 0 | 92 | 5 | 2 | 0 | 0 | 0 | 74 | 16 | 10 | 0 | 0 | 0 | 62 | 17 | 18 | 2 | 0 | 0 | 83 | 6 | 11 | 0 | 0 | 0 | 37 | 17 | 45 | 1 | 0 | 0 | |
Nordeste | 78 | 12 | 7 | 0 | 0 | 3 | 57 | 16 | 18 | 5 | 0 | 3 | 85 | 2 | 6 | 3 | 0 | 3 | 80 | 6 | 8 | 3 | 0 | 3 | 54 | 8 | 29 | 4 | 2 | 3 | 60 | 13 | 18 | 4 | 0 | 3 | 26 | 12 | 59 | 0 | 0 | 3 | |
Sudeste | 77 | 11 | 11 | 0 | 1 | 0 | 53 | 18 | 28 | 1 | 1 | 0 | 83 | 12 | 4 | 0 | 1 | 0 | 79 | 12 | 8 | 0 | 1 | 0 | 53 | 21 | 23 | 1 | 1 | 0 | 69 | 16 | 14 | 0 | 1 | 0 | 19 | 21 | 59 | 0 | 1 | 0 | |
Sul | 78 | 12 | 9 | 0 | 0 | 0 | 45 | 24 | 29 | 1 | 0 | 0 | 88 | 5 | 7 | 0 | 0 | 0 | 73 | 9 | 18 | 0 | 0 | 0 | 66 | 7 | 25 | 1 | 0 | 0 | 82 | 8 | 9 | 1 | 0 | 0 | 20 | 22 | 58 | 0 | 0 | 0 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Pública Municipal | 77 | 13 | 6 | 0 | 0 | 4 | 52 | 16 | 23 | 4 | 0 | 4 | 80 | 9 | 4 | 2 | 0 | 4 | 77 | 10 | 6 | 2 | 0 | 4 | 55 | 13 | 23 | 3 | 1 | 4 | 67 | 15 | 10 | 4 | 0 | 4 | 26 | 20 | 50 | 0 | 0 | 4 |
Pública Estadual | 70 | 15 | 14 | 0 | 0 | 1 | 45 | 19 | 35 | 1 | 0 | 1 | 83 | 4 | 11 | 0 | 0 | 1 | 71 | 11 | 17 | 0 | 0 | 1 | 45 | 17 | 36 | 1 | 0 | 1 | 64 | 13 | 21 | 0 | 0 | 1 | 21 | 17 | 61 | 0 | 0 | 1 | |
Total - Públicas | 74 | 14 | 9 | 0 | 0 | 3 | 49 | 17 | 28 | 3 | 0 | 3 | 81 | 7 | 8 | 1 | 0 | 3 | 74 | 11 | 11 | 1 | 0 | 3 | 50 | 15 | 29 | 2 | 1 | 3 | 66 | 14 | 15 | 2 | 0 | 3 | 24 | 18 | 55 | 0 | 0 | 3 | |
Particular | 87 | 4 | 8 | 0 | 1 | 0 | 67 | 18 | 12 | 0 | 1 | 0 | 92 | 6 | 1 | 0 | 1 | 0 | 86 | 6 | 7 | 0 | 2 | 0 | 70 | 11 | 16 | 1 | 1 | 0 | 75 | 10 | 13 | 0 | 1 | 0 | 21 | 17 | 60 | 0 | 1 | 0 | |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2017.