H9 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADAS NOS ÚLTIMOS 12 MESES PARA A ADOÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
H9 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA REALIZADAS NOS ÚLTIMOS 12 MESES PARA A ADOÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS E PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM MEDIADAS POR TECNOLOGIAS DIGITAIS
Total de professores de escolas de Ensino Fundamental e Médio que participaram de formação continuada nos 12 meses anteriores à realização da pesquisa
Percentual (%)
Orientar os alunos sobre como usar as tecnologias digitais de forma crítica, segura e responsável
Apoiar os alunos quando alguma situação sensível ocorre na Internet, como cyberbullying, discriminação ou outras situações
Ensinar aos estudantes como proteger os seus dados pessoais, a sua identidade digital e a privacidade na Internet
Utilizar tecnologias digitais para adaptar as atividades aos ritmos de aprendizagem dos estudantes
Adotar novas metodologias e práticas de ensino e de aprendizagem por meio de tecnologias digitais
Contribuíram muito
Contribuíram um pouco
Não contribuíram nada
Não sabe
Não respondeu
Não se aplica
Contribuíram muito
Contribuíram um pouco
Não contribuíram nada
Não sabe
Não respondeu
Não se aplica
Contribuíram muito
Contribuíram um pouco
Não contribuíram nada
Não sabe
Não respondeu
Não se aplica
Contribuíram muito
Contribuíram um pouco
Não contribuíram nada
Não sabe
Não respondeu
Não se aplica
Contribuíram muito
Contribuíram um pouco
Não contribuíram nada
Não sabe
Não respondeu
Não se aplica
TOTAL
67
26
7
0
0
0
60
27
12
1
-
0
51
31
19
0
0
0
69
26
5
-
-
0
76
22
1
0
-
0
SEXO
Feminino
66
27
7
0
0
0
60
26
13
1
-
0
50
31
18
0
0
0
69
27
4
-
-
0
78
21
1
0
-
0
Masculino
68
24
8
0
0
0
60
29
11
0
-
0
51
30
19
0
0
0
69
25
6
-
-
0
73
25
2
0
-
0
COR OU RAÇA
Branca
66
27
7
0
0
0
55
29
15
1
-
0
48
31
22
0
0
0
70
27
4
-
-
0
77
23
0
0
-
0
Preta
65
27
8
0
0
0
65
24
11
0
-
0
58
25
17
0
1
0
68
25
7
-
-
0
68
26
5
0
-
0
Parda
68
25
7
0
0
0
65
24
11
0
-
0
50
34
15
0
0
0
71
24
5
-
-
0
78
20
2
0
-
0
Amarela
81
19
0
0
0
0
31
68
2
0
-
0
91
8
2
0
0
0
31
69
0
-
-
0
95
5
0
0
-
0
Indígena
78
22
0
0
0
0
78
22
0
0
-
0
62
31
7
0
0
0
69
31
0
-
-
0
69
31
0
0
-
0
Não respondeu
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
72
18
9
0
0
0
55
32
14
0
-
0
55
27
18
0
0
0
71
24
5
-
-
0
82
15
3
0
-
0
De 31 a 45 anos
61
32
7
0
0
0
56
29
15
0
-
0
45
31
24
0
0
0
66
30
4
-
-
0
78
20
1
0
-
0
De 46 anos ou mais
72
21
7
0
0
0
65
24
9
2
-
0
56
31
13
0
0
0
73
22
5
-
-
0
73
26
1
0
-
0
REGIÃO
Norte
63
24
12
0
1
0
55
27
17
0
-
0
54
27
19
0
0
0
68
22
10
-
-
0
72
21
7
0
-
0
Nordeste
71
25
4
0
0
0
68
19
13
0
-
0
52
30
18
0
0
0
70
27
3
-
-
0
74
25
0
0
-
0
Sudeste
72
21
8
0
0
0
65
25
10
0
-
0
55
31
14
0
0
0
70
26
4
-
-
0
76
22
2
0
-
0
Sul
52
41
7
0
0
0
39
43
14
3
-
0
35
36
28
0
0
0
63
31
6
-
-
0
75
25
0
0
-
0
Centro-Oeste
71
21
9
0
0
0
69
19
12
0
-
0
62
21
17
0
0
0
80
17
3
-
-
0
86
12
2
0
-
0
ÁREA
Urbana
66
27
7
0
0
0
60
28
12
1
-
0
49
32
19
0
0
0
69
27
4
-
-
0
76
23
1
0
-
0
Rural
73
15
12
0
0
0
61
22
17
0
-
0
65
19
15
0
0
0
72
20
8
-
-
0
79
15
5
0
-
0
LOCALIZAÇÃO
Capital
67
24
9
0
0
0
67
18
15
0
-
0
53
30
17
0
0
0
71
23
7
-
-
0
74
26
0
0
-
0
Interior
67
27
7
0
0
0
58
30
12
1
-
0
50
31
19
0
0
0
69
27
4
-
-
0
77
21
2
0
-
0
ETAPA DE ENSINO
Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano)
67
26
7
0
0
0
68
23
9
0
-
0
53
32
15
0
0
0
76
21
3
-
-
0
76
22
2
0
-
0
Anos finais do Ensino Fundamental
64
29
7
0
0
0
54
34
12
0
-
0
50
32
18
0
0
0
61
33
6
-
-
0
70
28
2
0
-
0
Ensino Médio
69
23
8
0
0
0
56
25
17
2
-
0
49
28
23
0
0
0
71
24
4
-
-
0
83
17
1
0
-
0
ÁREA DO CONHECIMENTO
Múltiplas disciplinas
69
25
6
0
0
0
68
24
8
0
-
0
51
34
15
0
0
0
76
22
3
-
-
0
75
23
2
0
-
0
Linguagens
64
28
8
0
0
0
57
25
14
3
-
0
55
27
18
0
0
0
68
27
5
-
-
0
76
21
3
0
-
0
Matemática
55
33
12
0
0
0
42
41
17
0
-
0
41
31
27
0
0
0
64
30
5
-
-
0
74
26
0
0
-
0
Ciências da natureza
72
20
7
0
1
0
59
24
17
0
-
0
47
34
19
0
0
0
82
16
2
-
-
0
86
13
1
0
-
0
Ciências humanas e sociais
60
35
5
0
0
0
51
37
12
0
-
0
39
41
20
0
0
0
58
37
5
-
-
0
66
34
0
0
-
0
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas
76
16
8
0
0
0
67
20
13
0
-
0
65
15
19
0
0
0
63
29
8
-
-
0
84
15
0
0
-
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Municipal
64
26
10
0
0
0
58
28
14
0
-
0
49
29
22
0
0
0
64
28
7
-
-
0
68
29
4
0
-
0
Estadual
67
27
6
0
0
0
58
29
11
2
-
0
53
30
18
0
0
0
69
27
4
-
-
0
80
19
1
0
-
0
Públicas (Municipal, Estadual e Federal)
65
27
8
0
0
0
57
29
13
1
-
0
51
29
20
0
0
0
67
28
6
-
-
0
75
23
2
0
-
0
Particular
71
24
5
0
0
0
67
22
11
0
-
0
50
35
15
0
0
0
78
21
1
-
-
0
81
19
0
0
-
0
PORTE
Até 50 matrículas
55
19
26
0
0
0
54
20
26
0
-
0
55
18
27
0
0
0
58
27
15
-
-
0
62
23
15
0
-
0
De 51 a 150 matrículas
67
29
5
0
0
0
59
31
10
0
-
0
50
33
17
0
0
0
72
24
3
-
-
0
73
27
0
0
-
0
De 151 a 300 matrículas
75
19
6
0
0
0
64
22
14
0
-
0
55
29
15
0
0
0
74
25
1
-
-
0
87
13
0
0
-
0
De 301 a 500 matrículas
61
32
8
0
0
0
56
33
11
0
-
0
45
37
17
0
0
0
72
23
5
-
-
0
77
20
3
0
-
0
De 501 a 1.000 matrículas
73
19
8
0
0
0
65
22
13
0
-
0
58
22
20
0
0
0
70
26
5
-
-
0
74
25
1
0
-
0
Mais de 1.000 matrículas
57
38
5
0
0
0
52
34
10
4
-
0
39
40
21
0
0
0
61
33
6
-
-
0
75
24
0
0
-
0
ESCOLA COM INTERNET E COMPUTADOR PARA USO DOS ALUNOS
Sim
67
27
6
0
0
0
59
29
11
1
-
0
50
32
18
0
0
0
70
27
3
-
-
0
77
22
1
0
-
0
Não
67
23
10
0
1
0
58
23
19
0
-
0
54
27
19
0
0
0
69
24
7
-
-
0
78
19
3
0
-
0
Sem informação da escola
57
22
21
0
0
0
71
8
21
0
-
0
49
20
31
0
0
0
63
20
16
-
-
0
58
32
10
0
-
0
PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
Sim
67
26
7
0
0
0
60
27
12
1
-
0
51
31
19
0
0
0
69
26
5
-
-
0
76
22
1
0
-
0
Não
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Não sabe
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Não respondeu
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2024). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Educação 2024 [Tabelas].