Ir para o conteúdo

TIC Educação 2024

Professores



I9_1 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA




I9_1 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA

Total de professores de escolas de Ensino Fundamental e Médio

Percentual (%) Falta de apoio pedagógico aos professores Baixa velocidade de conexão à Internet Número insuficiente de computadores e tablets por aluno Ausência de formação continuada para os professores sobre tecnologias digitais Falta de equipe técnica para apoiar o uso de dispositivos e recursos educacionais digitais Ausência de recursos educacionais digitais na escola, como programas de computador, plataformas, aplicativos ou equipamentos de multimídia e de robótica
Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu
TOTAL 20 31 37 12 0 0 49 28 16 5 2 0 54 17 22 8 0 0 41 36 18 5 0 0 47 29 19 5 - 0 47 27 19 6 1 0
SEXO Feminino 19 30 38 13 0 0 50 28 14 6 2 0 55 17 21 7 0 0 41 37 17 5 0 0 49 28 17 5 - 0 47 28 19 6 1 0
Masculino 22 35 34 10 0 0 48 28 19 4 1 0 51 16 24 8 0 0 40 34 19 6 1 0 41 33 22 5 - 0 46 26 21 6 1 0
COR OU RAÇA Branca 16 28 39 17 0 0 43 33 16 8 1 0 46 17 29 8 0 0 29 38 23 9 0 0 37 33 21 8 - 0 36 30 23 9 1 0
Preta 26 32 31 10 0 0 51 30 18 2 0 0 61 10 16 13 0 0 58 21 18 4 0 0 48 27 21 3 - 0 49 23 22 6 0 0
Parda 20 35 36 7 0 0 55 23 15 4 3 0 60 19 15 6 0 0 50 38 11 2 0 0 56 27 15 2 - 0 58 25 14 2 0 0
Amarela 22 48 27 3 0 0 76 8 13 3 0 0 60 6 34 0 0 0 37 45 19 0 0 0 61 18 21 0 - 0 61 19 21 0 0 0
Indígena 60 21 19 0 0 0 65 35 0 0 0 0 81 19 0 0 0 0 63 37 0 0 0 0 92 8 0 0 - 0 80 15 5 0 0 0
Não respondeu 69 0 31 0 0 0 85 0 15 0 0 0 85 15 0 0 0 0 85 15 0 0 0 0 85 15 0 0 - 0 85 15 0 0 0 0
FAIXA ETÁRIA Até 30 anos 21 42 31 7 0 0 48 32 14 3 2 0 63 16 19 2 1 0 33 40 25 2 0 0 42 33 23 2 - 0 44 32 23 2 0 0
De 31 a 45 anos 21 28 41 11 0 0 48 28 17 6 0 0 53 17 23 8 0 0 38 36 19 7 0 0 45 27 21 6 - 0 47 24 22 7 0 0
De 46 anos ou mais 18 31 35 15 0 0 50 27 14 5 3 0 52 17 22 9 0 0 47 34 14 5 0 0 50 30 14 5 - 0 48 29 16 6 1 0
REGIÃO Norte 44 31 21 4 0 1 69 24 5 1 0 0 76 15 6 2 0 0 66 25 9 0 0 0 66 21 12 1 - 0 71 21 7 1 0 0
Nordeste 26 37 36 0 0 0 59 28 13 0 0 0 72 13 11 3 0 0 51 34 15 1 0 0 59 28 13 0 - 0 63 27 10 0 0 0
Sudeste 12 29 33 25 0 0 40 28 16 11 4 0 43 20 22 15 0 0 38 33 17 12 0 0 40 29 20 11 - 0 41 25 20 13 1 0
Sul 16 31 49 4 0 0 40 36 23 1 0 0 39 17 43 1 0 0 26 51 22 1 0 0 35 40 24 1 - 0 25 36 35 1 3 0
Centro-Oeste 15 24 49 12 0 0 55 20 18 6 0 0 52 12 30 6 0 0 29 38 29 3 0 0 46 23 25 6 - 0 40 29 26 5 0 0
ÁREA Urbana 17 30 39 14 0 0 47 28 17 6 2 0 50 17 24 8 0 0 37 37 19 6 0 0 44 30 20 6 - 0 43 28 21 7 1 0
Rural 36 40 22 1 0 1 65 29 6 0 0 0 76 14 8 3 0 0 66 27 7 1 0 0 67 25 6 1 - 0 73 20 6 1 0 0
LOCALIZAÇÃO Capital 14 32 40 12 0 1 56 25 14 5 0 0 55 15 24 6 0 0 37 40 18 4 1 0 47 26 20 6 - 0 41 30 21 6 2 0
Interior 21 31 36 12 0 0 47 29 16 6 2 0 53 17 21 8 0 0 42 35 17 6 0 0 47 30 18 5 - 0 48 26 19 6 1 0
ETAPA DE ENSINO Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano) 19 33 36 11 0 0 43 29 21 7 0 0 61 14 20 6 0 0 45 35 17 3 0 0 53 26 18 3 - 0 52 26 19 3 0 0
Anos finais do Ensino Fundamental 24 30 35 11 0 0 53 32 9 5 1 0 55 16 20 9 0 0 44 35 17 3 0 0 45 32 18 5 - 0 46 28 20 6 0 0
Ensino Médio 14 30 40 15 0 1 51 22 17 5 5 0 43 22 27 9 0 0 31 38 18 12 1 0 41 30 21 8 - 0 42 27 20 10 2 0
ÁREA DO CONHECIMENTO Múltiplas disciplinas 20 30 37 12 0 0 43 28 21 7 0 0 60 14 20 6 0 0 45 34 17 3 0 0 52 27 18 3 - 0 52 26 19 3 0 0
Linguagens 21 36 34 9 0 0 46 34 11 3 5 0 57 20 18 5 0 0 44 35 14 7 0 0 54 25 13 7 - 0 49 27 15 7 2 0
Matemática 25 16 39 19 0 0 51 33 10 6 0 0 37 17 30 16 0 0 33 31 29 7 0 0 28 40 26 6 - 0 33 32 30 4 1 0
Ciências da natureza 20 28 34 18 0 0 53 27 5 12 3 0 52 11 21 16 0 0 30 38 19 13 0 0 34 36 19 11 - 0 45 29 15 12 0 0
Ciências humanas e sociais 20 34 38 8 0 0 57 16 25 3 0 0 51 19 27 3 0 0 44 42 13 0 1 0 48 33 15 4 - 0 47 29 20 4 1 0
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas 11 33 42 13 0 0 56 30 13 1 0 0 47 21 24 7 0 0 35 36 22 7 0 0 42 27 29 2 - 0 42 23 24 11 1 0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA Municipal 27 35 31 8 0 0 56 29 11 4 0 0 68 13 14 5 0 0 56 30 11 3 0 0 61 25 11 3 - 0 62 22 12 3 0 0
Estadual 19 29 37 15 0 0 57 28 9 2 3 0 47 21 25 7 0 0 37 41 16 6 0 0 44 34 18 4 - 0 45 31 17 6 2 0
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) 23 32 34 11 0 0 56 29 10 3 2 0 57 17 20 6 0 0 46 35 14 4 0 0 53 29 15 3 - 0 53 27 15 4 1 0
Particular 9 28 48 16 0 0 24 27 34 13 1 0 40 15 30 15 0 0 22 37 32 9 0 0 27 29 32 13 - 0 25 28 35 12 0 0
PORTE Até 50 matrículas 36 44 19 1 0 0 58 30 11 1 0 0 74 16 10 0 0 0 65 24 12 0 0 0 72 18 9 0 - 0 70 20 9 0 0 0
De 51 a 150 matrículas 20 33 33 13 0 0 35 32 16 13 3 0 61 11 15 13 0 0 37 38 19 6 0 0 47 33 15 6 - 0 54 26 15 4 0 0
De 151 a 300 matrículas 19 28 48 5 0 0 48 32 16 4 0 0 52 17 26 6 0 0 42 31 25 2 0 0 47 30 22 1 - 0 51 25 24 0 0 0
De 301 a 500 matrículas 23 31 32 13 0 0 56 20 13 6 5 0 51 20 21 8 0 0 42 36 14 8 0 0 53 24 16 8 - 0 49 28 16 8 0 0
De 501 a 1.000 matrículas 17 31 36 15 0 0 46 31 20 3 0 0 56 15 22 6 0 0 42 35 15 7 1 0 42 31 21 5 - 0 44 27 18 10 1 0
Mais de 1.000 matrículas 14 29 40 17 0 0 52 29 12 6 0 0 44 19 27 9 0 0 31 44 19 6 0 0 39 36 19 7 - 0 32 30 28 7 3 0
ESCOLA COM INTERNET E COMPUTADOR PARA USO DOS ALUNOS Sim 17 30 39 14 0 0 47 28 18 6 2 0 47 18 26 8 0 0 37 37 19 6 0 0 43 31 20 5 - 0 42 29 22 7 1 0
Não 32 39 27 3 0 0 63 28 9 1 0 0 82 7 6 4 0 0 56 31 12 1 1 0 67 21 10 1 - 0 72 18 8 1 1 0
Sem informação da escola 18 25 41 14 0 1 40 35 12 14 0 0 50 27 11 12 0 0 43 30 13 13 0 0 39 29 19 13 - 0 34 34 18 14 0 0
PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Sim 17 29 39 14 0 0 49 27 18 6 0 0 50 15 26 8 0 0 36 36 21 7 0 0 43 30 21 6 - 0 43 26 22 8 1 0
Não 22 34 34 10 0 0 49 30 13 5 3 0 57 18 17 7 0 0 47 36 13 3 0 0 51 29 16 4 - 0 51 28 16 4 0 0
Não sabe 0 0 100 0 0 0 100 0 0 0 0 0 100 0 0 0 0 0 100 0 0 0 0 0 100 0 0 0 - 0 0 100 0 0 0 0
Não respondeu - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
  • Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2024). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Educação 2024 [Tabelas].