I9_1 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
I9_1 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
Total de professores de escolas de Ensino Fundamental e Médio
Percentual (%)
Falta de apoio pedagógico aos professores
Baixa velocidade de conexão à Internet
Número insuficiente de computadores e tablets por aluno
Ausência de formação continuada para os professores sobre tecnologias digitais
Falta de equipe técnica para apoiar o uso de dispositivos e recursos educacionais digitais
Ausência de recursos educacionais digitais na escola, como programas de computador, plataformas, aplicativos ou equipamentos de multimídia e de robótica
Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas
Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas
Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas
Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas
Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas
Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas
Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas
Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas
Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas
Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas
Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito o uso de tecnologias digitais nas aulas
Dificulta um pouco o uso de tecnologias digitais nas aulas
Não dificulta nada o uso de tecnologias digitais nas aulas
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
20
31
37
12
0
0
49
28
16
5
2
0
54
17
22
8
0
0
41
36
18
5
0
0
47
29
19
5
-
0
47
27
19
6
1
0
SEXO
Feminino
19
30
38
13
0
0
50
28
14
6
2
0
55
17
21
7
0
0
41
37
17
5
0
0
49
28
17
5
-
0
47
28
19
6
1
0
Masculino
22
35
34
10
0
0
48
28
19
4
1
0
51
16
24
8
0
0
40
34
19
6
1
0
41
33
22
5
-
0
46
26
21
6
1
0
COR OU RAÇA
Branca
16
28
39
17
0
0
43
33
16
8
1
0
46
17
29
8
0
0
29
38
23
9
0
0
37
33
21
8
-
0
36
30
23
9
1
0
Preta
26
32
31
10
0
0
51
30
18
2
0
0
61
10
16
13
0
0
58
21
18
4
0
0
48
27
21
3
-
0
49
23
22
6
0
0
Parda
20
35
36
7
0
0
55
23
15
4
3
0
60
19
15
6
0
0
50
38
11
2
0
0
56
27
15
2
-
0
58
25
14
2
0
0
Amarela
22
48
27
3
0
0
76
8
13
3
0
0
60
6
34
0
0
0
37
45
19
0
0
0
61
18
21
0
-
0
61
19
21
0
0
0
Indígena
60
21
19
0
0
0
65
35
0
0
0
0
81
19
0
0
0
0
63
37
0
0
0
0
92
8
0
0
-
0
80
15
5
0
0
0
Não respondeu
69
0
31
0
0
0
85
0
15
0
0
0
85
15
0
0
0
0
85
15
0
0
0
0
85
15
0
0
-
0
85
15
0
0
0
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
21
42
31
7
0
0
48
32
14
3
2
0
63
16
19
2
1
0
33
40
25
2
0
0
42
33
23
2
-
0
44
32
23
2
0
0
De 31 a 45 anos
21
28
41
11
0
0
48
28
17
6
0
0
53
17
23
8
0
0
38
36
19
7
0
0
45
27
21
6
-
0
47
24
22
7
0
0
De 46 anos ou mais
18
31
35
15
0
0
50
27
14
5
3
0
52
17
22
9
0
0
47
34
14
5
0
0
50
30
14
5
-
0
48
29
16
6
1
0
REGIÃO
Norte
44
31
21
4
0
1
69
24
5
1
0
0
76
15
6
2
0
0
66
25
9
0
0
0
66
21
12
1
-
0
71
21
7
1
0
0
Nordeste
26
37
36
0
0
0
59
28
13
0
0
0
72
13
11
3
0
0
51
34
15
1
0
0
59
28
13
0
-
0
63
27
10
0
0
0
Sudeste
12
29
33
25
0
0
40
28
16
11
4
0
43
20
22
15
0
0
38
33
17
12
0
0
40
29
20
11
-
0
41
25
20
13
1
0
Sul
16
31
49
4
0
0
40
36
23
1
0
0
39
17
43
1
0
0
26
51
22
1
0
0
35
40
24
1
-
0
25
36
35
1
3
0
Centro-Oeste
15
24
49
12
0
0
55
20
18
6
0
0
52
12
30
6
0
0
29
38
29
3
0
0
46
23
25
6
-
0
40
29
26
5
0
0
ÁREA
Urbana
17
30
39
14
0
0
47
28
17
6
2
0
50
17
24
8
0
0
37
37
19
6
0
0
44
30
20
6
-
0
43
28
21
7
1
0
Rural
36
40
22
1
0
1
65
29
6
0
0
0
76
14
8
3
0
0
66
27
7
1
0
0
67
25
6
1
-
0
73
20
6
1
0
0
LOCALIZAÇÃO
Capital
14
32
40
12
0
1
56
25
14
5
0
0
55
15
24
6
0
0
37
40
18
4
1
0
47
26
20
6
-
0
41
30
21
6
2
0
Interior
21
31
36
12
0
0
47
29
16
6
2
0
53
17
21
8
0
0
42
35
17
6
0
0
47
30
18
5
-
0
48
26
19
6
1
0
ETAPA DE ENSINO
Anos iniciais do Ensino Fundamental (4º e 5º ano)
19
33
36
11
0
0
43
29
21
7
0
0
61
14
20
6
0
0
45
35
17
3
0
0
53
26
18
3
-
0
52
26
19
3
0
0
Anos finais do Ensino Fundamental
24
30
35
11
0
0
53
32
9
5
1
0
55
16
20
9
0
0
44
35
17
3
0
0
45
32
18
5
-
0
46
28
20
6
0
0
Ensino Médio
14
30
40
15
0
1
51
22
17
5
5
0
43
22
27
9
0
0
31
38
18
12
1
0
41
30
21
8
-
0
42
27
20
10
2
0
ÁREA DO CONHECIMENTO
Múltiplas disciplinas
20
30
37
12
0
0
43
28
21
7
0
0
60
14
20
6
0
0
45
34
17
3
0
0
52
27
18
3
-
0
52
26
19
3
0
0
Linguagens
21
36
34
9
0
0
46
34
11
3
5
0
57
20
18
5
0
0
44
35
14
7
0
0
54
25
13
7
-
0
49
27
15
7
2
0
Matemática
25
16
39
19
0
0
51
33
10
6
0
0
37
17
30
16
0
0
33
31
29
7
0
0
28
40
26
6
-
0
33
32
30
4
1
0
Ciências da natureza
20
28
34
18
0
0
53
27
5
12
3
0
52
11
21
16
0
0
30
38
19
13
0
0
34
36
19
11
-
0
45
29
15
12
0
0
Ciências humanas e sociais
20
34
38
8
0
0
57
16
25
3
0
0
51
19
27
3
0
0
44
42
13
0
1
0
48
33
15
4
-
0
47
29
20
4
1
0
Formação técnica e profissional e disciplinas optativas
11
33
42
13
0
0
56
30
13
1
0
0
47
21
24
7
0
0
35
36
22
7
0
0
42
27
29
2
-
0
42
23
24
11
1
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Municipal
27
35
31
8
0
0
56
29
11
4
0
0
68
13
14
5
0
0
56
30
11
3
0
0
61
25
11
3
-
0
62
22
12
3
0
0
Estadual
19
29
37
15
0
0
57
28
9
2
3
0
47
21
25
7
0
0
37
41
16
6
0
0
44
34
18
4
-
0
45
31
17
6
2
0
Públicas (Municipal, Estadual e Federal)
23
32
34
11
0
0
56
29
10
3
2
0
57
17
20
6
0
0
46
35
14
4
0
0
53
29
15
3
-
0
53
27
15
4
1
0
Particular
9
28
48
16
0
0
24
27
34
13
1
0
40
15
30
15
0
0
22
37
32
9
0
0
27
29
32
13
-
0
25
28
35
12
0
0
PORTE
Até 50 matrículas
36
44
19
1
0
0
58
30
11
1
0
0
74
16
10
0
0
0
65
24
12
0
0
0
72
18
9
0
-
0
70
20
9
0
0
0
De 51 a 150 matrículas
20
33
33
13
0
0
35
32
16
13
3
0
61
11
15
13
0
0
37
38
19
6
0
0
47
33
15
6
-
0
54
26
15
4
0
0
De 151 a 300 matrículas
19
28
48
5
0
0
48
32
16
4
0
0
52
17
26
6
0
0
42
31
25
2
0
0
47
30
22
1
-
0
51
25
24
0
0
0
De 301 a 500 matrículas
23
31
32
13
0
0
56
20
13
6
5
0
51
20
21
8
0
0
42
36
14
8
0
0
53
24
16
8
-
0
49
28
16
8
0
0
De 501 a 1.000 matrículas
17
31
36
15
0
0
46
31
20
3
0
0
56
15
22
6
0
0
42
35
15
7
1
0
42
31
21
5
-
0
44
27
18
10
1
0
Mais de 1.000 matrículas
14
29
40
17
0
0
52
29
12
6
0
0
44
19
27
9
0
0
31
44
19
6
0
0
39
36
19
7
-
0
32
30
28
7
3
0
ESCOLA COM INTERNET E COMPUTADOR PARA USO DOS ALUNOS
Sim
17
30
39
14
0
0
47
28
18
6
2
0
47
18
26
8
0
0
37
37
19
6
0
0
43
31
20
5
-
0
42
29
22
7
1
0
Não
32
39
27
3
0
0
63
28
9
1
0
0
82
7
6
4
0
0
56
31
12
1
1
0
67
21
10
1
-
0
72
18
8
1
1
0
Sem informação da escola
18
25
41
14
0
1
40
35
12
14
0
0
50
27
11
12
0
0
43
30
13
13
0
0
39
29
19
13
-
0
34
34
18
14
0
0
PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO
Sim
17
29
39
14
0
0
49
27
18
6
0
0
50
15
26
8
0
0
36
36
21
7
0
0
43
30
21
6
-
0
43
26
22
8
1
0
Não
22
34
34
10
0
0
49
30
13
5
3
0
57
18
17
7
0
0
47
36
13
3
0
0
51
29
16
4
-
0
51
28
16
4
0
0
Não sabe
0
0
100
0
0
0
100
0
0
0
0
0
100
0
0
0
0
0
100
0
0
0
0
0
100
0
0
0
-
0
0
100
0
0
0
0
Não respondeu
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2024). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Educação 2024 [Tabelas].