MARGEM DE ERRO PARA O INDICADOR: A9 - PROPORÇÃO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES, POR TIPO DE ORIENTAÇÃO QUE COSTUMAM RECEBER PARA O USO DA INTERNET, SEGUNDO DECLARAÇÃO DOS SEUS PAIS/RESPONSÁVEIS
A9 - PROPORÇÃO DE CRIANÇAS/ADOLESCENTES, POR TIPO DE ORIENTAÇÃO QUE COSTUMAM RECEBER PARA O USO DA INTERNET, SEGUNDO DECLARAÇÃO DOS SEUS PAIS/RESPONSÁVEIS Percentual sobre o total de usuários de Internet de 9 a 17 anos¹
Percentual (%)
Conversa com o filho sobre o que faz na Internet
Fica por perto enquanto usa a Internet
Senta com o filho enquanto usa a Internet, apenas para observar o que faz mas sem participar do que está fazendo
Realiza qualquer tipo de atividade junto com o filho na Internet
Estimula o filho a explorar e aprender coisas na Internet por conta própria
TOTAL
4,8
5,3
6,3
6,1
6,1
REGIÃO
Sudeste
8,9
6,8
10,3
11,3
12,5
Sul
6,5
20,6
18,8
15,9
17,1
Centro-Oeste e Norte
7,0
8,5
9,5
8,6
7,6
Nordeste
7,0
7,1
6,4
6,3
4,0
SEXO DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE
Feminino
7,4
7,4
8,2
7,6
8,1
Masculino
5,8
7,3
9,2
9,3
9,7
ESCOLARIDADE DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS
Até Fundamental I
9,3
8,3
11,3
6,7
9,0
Fundamental II
6,8
9,6
9,4
9,0
8,9
Médio ou mais
5,0
9,6
9,3
7,1
8,1
FAIXA ETÁRIA DA CRIANÇA OU DO ADOLESCENTE
De 9 a 10 anos
8,0
7,3
10,6
10,2
9,6
De 11 a 12 anos
6,9
6,5
7,9
8,2
8,4
De 13 a 14 anos
7,6
14,0
14,8
14,5
16,7
De 15 a 17 anos
9,7
8,1
8,8
7,5
7,3
RENDA FAMILIAR
Até 1 SM
6,9
6,7
6,8
6,6
5,8
Mais de 1 até 2 SM
6,9
6,4
6,9
6,9
5,9
Mais de 2 até 3 SM
5,1
9,6
12,0
11,0
12,6
Mais de 3 SM
5,2
14,6
15,3
21,5
21,3
CLASSE SOCIAL
AB
4,6
12,8
12,8
12,8
10,2
C
7,3
6,5
8,9
8,5
6,9
DE
8,3
8,1
7,9
7,6
5,7
¹Base: 2 105 usuários de Internet de 9 a 17 anos. Respostas estimuladas. Cada item apresentado se refere apenas aos resultados da alternativa "sim". Dados coletados entre outubro de 2014 e fevereiro de 2015.
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.