XP010 - EMPRESAS, POR TIPO DE USO DE DADOS PESSOAIS DE CLIENTES E USUÁRIOS
Total de empresas que mantém dados pessoais de clientes e usuários
Percentual (%)
Campanhas de publicidade e marketing
Para entrar em contato diretamente com os clientes
Para realizar análise de comportamento dos clientes, como a criação de perfis
Para realizar estudos para desenvolvimento de novos produtos ou serviços
Para checagem de crédito dos clientes
TOTAL
18
70
21
28
44
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
17
69
19
27
44
De 50 a 249 pessoas ocupadas
27
72
31
36
52
De 250 pessoas ocupadas ou mais
19
67
22
29
41
REGIÃO
Norte
21
72
20
31
45
Nordeste
18
78
18
45
48
Sudeste
16
68
21
25
42
Sul
19
66
19
22
45
Centro-Oeste
24
71
30
30
47
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
15
65
18
26
57
Construção
12
59
15
28
34
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
19
76
24
33
55
Transporte, armazenagem e correio
9
62
17
21
34
Alojamento e alimentação
36
63
22
29
21
Informação e comunicação
24
78
29
38
31
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
13
67
16
20
26
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
22
71
24
27
31
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas empresas brasileiras - TIC Empresas 2023.
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.