XP12A - EMPRESAS, POR TIPO DE AÇÃO MAIS DIFÍCIL PARA ADEQUAÇÃO À LGPD
Total de empresas que realizaram ações de adequação à LGPD
Percentual (%)
Elaborou um plano de conformidade ou adequação à proteção de dados pessoais
Criou política de uso de dados pessoais de funcionários
Realizou um inventário de dados pessoais
Elaborou algum relatório de impacto à proteção de dados pessoais
Desenvolveu uma política de privacidade que informa como os dados pessoais são tratados pela empresa
Nomeou um encarregado de proteção de dados ou DPO, ou seja, o responsável pela comunicação com os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
Fez alterações em contratos vigentes para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
Realizou testes de segurança contra vazamento de dados
Ofereceu canal de atendimento para os titulares dos dados, como endereço de e-mail, website, ou outros canais
Realizou teste de legítimo interesse para o tratamento de dados pessoais
Criou um processo de avaliação de processos de tratamento de dados pessoais de empresas terceirizadas que a sua empresa contrata
Elaborou política de incidentes de segurança envolvendo dados pessoais
Elaborou política de retenção e descarte de dados pessoais
Não se aplica
TOTAL
11
6
6
5
11
4
14
13
6
3
8
5
8
0
PORTE
De 10 a 49 pessoas ocupadas
11
5
6
5
12
3
14
12
7
3
7
5
8
0
De 50 a 249 pessoas ocupadas
10
9
5
3
7
5
11
19
1
4
9
6
10
0
De 250 pessoas ocupadas ou mais
11
7
4
6
10
4
13
12
6
4
7
7
8
0
REGIÃO
Norte
7
7
5
10
17
1
13
13
8
2
11
2
3
0
Nordeste
16
3
14
5
9
3
7
14
4
5
4
3
14
0
Sudeste
10
8
4
6
12
5
16
12
4
4
7
5
6
0
Sul
11
4
2
4
8
2
16
13
13
1
11
5
10
0
Centro-Oeste
8
7
15
3
9
2
8
17
6
2
9
11
4
0
MERCADOS DE ATUAÇÃO
Indústria de transformação
14
6
5
7
8
3
10
13
4
4
12
6
6
0
Construção
10
6
8
6
8
4
23
5
7
2
8
4
9
0
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas
12
7
7
4
11
3
9
16
9
3
7
4
9
0
Transporte, armazenagem e correio
10
7
7
5
8
1
20
13
6
4
5
9
6
0
Alojamento e alimentação
5
4
3
4
24
0
30
10
8
3
0
6
3
0
Informação e comunicação
8
8
3
3
10
4
21
13
8
0
5
8
10
0
Atividades imobiliárias, atividades profissionais, científicas e técnicas, atividades administrativas e serviços complementares
9
5
7
7
9
7
15
10
2
4
9
6
10
0
Artes, cultura, esporte e recreação, outras atividades de serviços
10
9
4
5
20
1
16
9
5
5
8
4
4
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de Informação e comunicação nas empresas brasileiras - TIC Empresas 2023.
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.