PR13 - USUÁRIOS DE INTERNET, POR NÍVEL DE PREOCUPAÇÃO COM O USO QUE EMPRESAS FAZEM DE SEUS DADOS PESSOAIS PARA DIRECIONAR PUBLICIDADE E CONTEÚDO
Total de usuários de Internet com 16 anos ou mais
Percentual (%)
Muito preocupado
Preocupado
Pouco preocupado
Nada preocupado
Não sabe
TOTAL
30
35
24
8
4
REGIÃO
Sudeste
30
36
23
7
3
Nordeste
32
35
20
9
3
Sul
28
35
25
8
5
Norte
34
27
28
6
5
Centro-Oeste
27
35
29
7
2
SEXO
Masculino
29
36
23
8
3
Feminino
30
34
24
7
4
GRAU DE INSTRUÇÃO
Até Fundamental
32
35
23
6
4
Médio
28
34
24
9
4
Superior
31
36
23
8
2
FAIXA ETÁRIA
De 16 a 24 anos
30
32
25
6
7
De 25 a 34 anos
30
36
24
7
2
De 35 a 44 anos
28
35
26
8
2
De 45 a 59 anos
32
36
20
9
3
De 60 anos ou mais
30
34
23
8
4
CLASSE SOCIAL
AB
28
38
24
9
2
C
30
36
24
7
3
DE
33
29
22
8
8
URBANO X RURAL
Urbana
29
36
24
8
3
Rural
37
24
23
6
11
COR OU RAÇA
Branca
31
36
23
7
3
Preta
33
36
21
5
4
Parda
28
34
25
9
4
Amarela
48
27
17
6
2
Indígena
28
25
26
10
10
DISPOSITIVOS
Apenas computador
28
41
15
12
4
Apenas telefone celular
36
29
18
5
11
Ambos
29
36
25
8
2
Nenhum desses dispositivos
18
33
29
0
20
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa on-line com usuários de Internet no Brasil - Painel TIC 2023 – Privacidade e Proteção de Dados.
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.