PR9D - USUÁRIOS DE INTERNET, POR PERCEPÇÃO SOBRE POLÍTICAS DE PRIVACIDADE¹
Total de usuários de Internet com 16 anos ou mais
Percentual (%)
Só uma coisa que preciso fazer para usar produtos ou serviços
Uma parte importante da minha decisão sobre o uso de um produto ou serviço
TOTAL
38
62
REGIÃO
Sudeste
38
62
Nordeste
40
60
Sul
39
61
Norte
36
64
Centro-Oeste
35
65
SEXO
Masculino
42
58
Feminino
35
65
GRAU DE INSTRUÇÃO
Até Fundamental
38
62
Médio
34
66
Superior
46
54
FAIXA ETÁRIA
De 16 a 24 anos
40
60
De 25 a 34 anos
49
51
De 35 a 44 anos
39
61
De 45 a 59 anos
29
71
De 60 anos ou mais
32
68
CLASSE SOCIAL
AB
43
57
C
38
62
DE
33
67
URBANO X RURAL
Urbana
39
61
Rural
33
67
COR OU RAÇA
Branca
40
60
Preta
39
61
Parda
36
64
Amarela
38
62
Indígena
36
64
DISPOSITIVOS
Apenas computador
49
51
Apenas telefone celular
30
70
Ambos
39
61
Nenhum desses dispositivos
63
37
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa on-line com usuários de Internet no Brasil - Painel TIC 2023 – Privacidade e Proteção de Dados.
¹Os entrevistados foram estimulados com a frase "Políticas de Privacidade são...". Foram orientados a escolher qual das alternativas mais se aproximava de sua visão, mesmo que nenhuma delas fosse exatamente o que responderiam.
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.