Ir para o conteúdo

Nota Técnica

Correção da ponderação da pesquisa TIC Saúde 2013

A ponderação dos dados da pesquisa TIC Saúde 2013 foi corrigida, e em consequência, foi necessário substituir os resultados publicados anteriormente.

O erro ocorreu porque a ponderação utilizava totais marginais para os estratos de seleção diferentes dos totais populacionais obtidos no cadastro de referência da amostra. Isso ocasionou uma sobre-representação dos estabelecimentos com internação.

Como resultado da correção dos dados, todos os indicadores da pesquisa TIC Saúde 2013 foram alterados, tanto para gestores quanto para profissionais de saúde (médicos e enfermeiros). Os resultados relativos aos profissionais de saúde foram afetados porque a ponderação das suas respostas leva em conta a ponderação dos estabelecimentos aos quais estão vinculados.

Na maior parte dos indicadores houve uma redução nos patamares estimados de acesso e uso das TIC em relação aos resultados previamente publicados. Isso ocorreu porque os estabelecimentos que mais utilizam tecnologia são aqueles com internação, que estavam sobre-representados nos resultados previamente divulgados.

Apesar disso, as principais linhas de análise apontadas na publicação da pesquisa se mantêm. Destacam-se, por exemplo, maiores proporções de estabelecimentos com internação com acesso a computador e Internet, ao passo que são verificadas menores proporções de acesso a computador e Internet entre os estabelecimentos sem internação.

As tabelas atualizadas estão disponíveis em: http://cetic.br/pesquisa/saude/indicadores


A publicação eletrônica TIC Saúde 2013 foi atualizada com os novos resultados, e está disponível em:
http://cetic.br/publicacao/pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nos-estabelecimentos-de-saude-brasileiros-tic-saude-2013/

Centro Regional de Estudos sobre o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.