F2 - PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
PROPORÇÃO PARA O INDICADOR F2 - PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA Total de professores que lecionam em escolas localizadas em áreas urbanas
Percentual (%)
Ausência de suporte técnico e manutenção dos equipamentos
Falta de apoio pedagógico aos professores para o uso do computador e da Internet
Número insuficiente de computadores conectados à Internet
Baixa velocidade de conexão à Internet
Número insuficiente de computadores por aluno
Equipamentos obsoletos ou ultrapassados
Pressão ou falta de tempo para cumprir com o conteúdo previsto
Pressão para conseguir boas notas nas avaliações de desempenho
Ausência de curso específico para o uso do computador e da Internet nas aulas
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nesta escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nesta escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nesta escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nesta escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nesta escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nesta escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nesta escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nesta escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nesta escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
59
25
12
4
0
0
36
32
29
3
0
0
67
16
12
4
1
0
65
20
11
3
1
0
69
14
11
5
1
0
60
18
14
6
1
0
45
34
18
3
0
0
35
36
26
3
0
0
57
27
15
1
0
0
SEXO
Feminino
56
27
12
5
0
0
35
31
31
3
0
0
66
16
12
5
1
0
64
21
10
3
1
0
69
14
10
6
1
0
60
18
13
7
1
0
47
33
18
3
0
0
34
35
27
3
0
0
57
26
15
1
0
0
Masculino
66
19
12
2
0
0
40
34
22
3
0
0
69
18
10
3
1
0
67
17
14
2
1
0
70
16
11
3
1
0
60
20
16
3
1
0
42
37
19
2
0
0
39
38
21
2
0
0
55
30
14
1
0
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
51
28
16
5
0
0
25
38
35
2
0
0
66
18
13
2
2
0
59
27
12
1
1
0
66
15
16
2
1
0
44
23
23
7
2
0
36
36
25
4
0
0
31
36
30
4
0
0
41
31
25
3
0
0
De 31 a 45 anos
61
25
11
2
0
0
35
33
29
3
0
0
66
18
13
2
1
0
66
19
12
1
2
0
68
18
10
3
1
0
59
20
16
4
1
0
41
40
18
2
0
0
36
40
22
1
0
0
52
30
17
0
0
0
De 46 anos ou mais
57
24
11
7
0
0
41
28
27
3
0
0
68
14
9
7
1
0
65
19
9
6
0
0
72
10
10
8
1
0
66
15
9
8
2
0
53
27
17
3
0
0
36
31
29
4
0
0
66
22
10
1
0
0
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
53
33
12
2
0
0
33
44
23
1
0
0
68
19
11
1
2
0
64
19
11
1
5
0
69
18
8
4
1
0
60
19
13
8
1
0
43
39
17
1
0
0
41
37
21
1
0
0
60
25
14
1
0
0
Mais de 3 até 5 SM
65
25
10
1
0
0
41
34
23
3
0
0
76
14
9
1
0
0
79
15
5
0
1
0
73
17
7
3
0
0
65
21
10
3
1
0
50
31
15
4
0
0
40
38
18
3
0
0
67
20
11
2
0
0
Mais de 5 SM
57
23
13
7
0
0
35
29
33
4
0
0
62
17
13
7
1
0
59
23
13
5
0
0
68
13
12
6
1
0
58
17
16
7
1
0
44
34
19
3
0
0
32
35
30
3
0
0
51
30
17
1
0
0
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
55
29
13
2
1
0
31
38
29
2
0
0
65
19
14
1
1
0
64
22
12
0
2
0
67
19
10
2
1
0
55
24
15
6
1
0
45
36
16
3
0
0
33
43
21
2
1
0
57
25
15
2
0
0
Mais de 3 até 5 SM
64
27
7
2
0
0
41
30
26
3
0
0
75
17
7
1
0
0
73
20
6
0
0
0
74
15
7
2
0
0
69
18
9
3
1
0
49
31
17
3
0
0
41
33
22
3
0
0
62
26
11
1
0
0
Mais de 5 SM
56
19
15
10
0
0
36
28
32
4
0
0
61
14
14
10
1
0
56
19
16
8
0
0
67
9
14
10
1
0
56
14
18
11
1
0
42
34
20
2
0
0
31
34
33
3
0
0
51
29
19
1
0
0
REGIÃO
Norte
71
21
7
1
0
0
53
27
19
1
0
0
84
10
5
2
0
0
83
12
3
1
0
0
83
10
3
3
1
0
79
15
3
2
1
0
54
31
15
1
0
0
46
37
16
1
0
0
60
32
7
0
0
0
Centro-Oeste
59
26
13
2
0
0
29
32
35
4
0
0
68
19
11
1
2
0
73
19
7
0
1
0
74
12
12
1
1
0
63
18
16
2
1
0
40
38
20
1
1
0
36
35
27
1
0
0
49
25
26
0
1
0
Nordeste
67
23
9
1
0
0
51
30
17
2
0
0
77
13
9
1
0
0
73
16
9
0
2
0
76
13
8
2
1
0
66
20
9
4
1
0
45
39
14
1
0
0
43
41
15
1
0
0
69
21
10
1
0
0
Sudeste
51
26
14
8
0
0
30
33
33
4
0
0
59
20
12
8
1
0
54
25
14
6
1
0
63
17
12
8
1
0
53
18
17
11
1
0
48
31
16
5
0
0
31
35
29
5
0
0
52
29
16
2
0
0
Sul
58
26
13
3
0
0
24
32
41
3
0
0
59
15
22
2
2
0
66
20
13
0
1
0
67
13
15
3
1
0
60
18
20
1
1
0
37
31
32
1
0
0
26
31
42
1
1
0
47
33
19
0
1
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
64
27
6
3
0
0
41
33
24
2
0
0
75
14
7
2
0
0
72
17
9
0
2
0
78
12
7
3
0
0
64
19
9
5
1
0
47
34
15
4
0
0
38
37
21
4
0
0
64
26
9
1
0
0
Pública Estadual
69
20
10
1
0
0
40
33
25
2
1
0
74
16
8
1
1
0
77
16
6
1
1
0
75
16
5
2
1
0
70
19
8
1
1
0
44
35
19
1
0
0
39
34
25
1
0
0
58
28
13
0
0
0
Total ̶ Públicas
67
23
8
2
0
0
40
33
24
2
0
0
75
15
8
2
1
0
75
16
7
1
1
0
77
14
6
2
1
0
67
19
9
3
1
0
46
35
17
2
0
0
39
36
23
2
0
0
61
27
11
0
0
0
Particular
30
30
26
14
1
0
24
27
44
6
0
0
40
21
25
14
1
0
31
34
22
12
1
0
44
15
26
14
1
0
37
15
31
16
1
0
45
31
20
4
0
0
24
38
34
4
1
0
42
26
28
4
0
0
DISCIPLINA
Língua portuguesa
59
29
10
3
0
0
32
36
28
3
0
0
65
20
13
2
1
0
65
22
11
1
0
0
68
18
10
2
1
0
58
21
17
3
1
0
33
44
19
3
0
0
31
41
25
3
0
0
49
33
16
2
0
0
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental)
58
23
10
9
0
0
38
32
28
2
0
0
72
13
6
9
1
0
64
21
7
6
2
0
75
8
8
8
0
0
65
14
8
12
1
0
59
26
13
2
0
0
33
36
28
2
0
0
69
19
10
1
0
0
Matemática
59
23
16
2
0
0
38
27
31
3
0
0
64
17
16
2
1
0
66
17
15
1
1
0
65
16
14
4
1
0
58
19
17
3
2
0
46
30
22
2
0
0
42
31
24
3
0
0
53
28
18
1
0
0
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
56
25
12
7
0
0
36
32
29
2
0
0
66
16
10
7
1
0
61
22
10
5
2
0
70
12
11
7
0
0
60
17
12
11
1
0
54
27
15
5
0
0
32
35
28
5
0
0
64
21
14
1
0
0
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
61
25
12
2
0
0
35
30
31
4
0
0
70
13
15
2
0
0
67
17
14
1
0
0
72
15
10
3
1
0
61
18
18
3
1
0
33
43
23
1
0
0
32
40
27
1
0
0
50
31
17
1
1
0
2º ano do Ensino Médio
60
25
12
3
0
0
39
32
25
4
0
0
65
20
10
3
1
0
68
21
8
2
1
0
67
17
11
4
1
0
61
21
12
3
2
0
47
35
17
1
0
0
43
34
21
1
0
0
53
31
15
1
0
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2018.