F5 - PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DO USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET COM OS ALUNOS
PROPORÇÃO PARA O INDICADOR F5 - PROFESSORES DE ESCOLAS URBANAS, POR PERCEPÇÃO SOBRE POSSÍVEIS IMPACTOS DO USO DO COMPUTADOR E DA INTERNET COM OS ALUNOS Total de professores que lecionam em escolas localizadas em áreas urbanas
Percentual (%)
Os alunos ficam mais motivados a assistir à aula
Os alunos aprendem mais fácil
Os alunos se interessam em aprender conteúdos considerados complexos e de difícil entendimento
Os alunos conseguem superar dificuldades relacionadas ao ensino e à aprendizagem
Os alunos se mostram mais autônomos
Os alunos colaboram mais uns com os outros
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
Concorda
Não concorda nem discorda
Discorda
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
76
13
11
0
0
71
17
11
0
0
64
18
17
0
0
60
26
12
1
0
71
16
12
0
0
72
16
12
0
0
SEXO
Feminino
79
12
9
0
0
73
18
9
1
0
69
18
13
0
0
63
26
10
1
0
73
17
10
0
0
73
16
10
0
0
Masculino
68
15
16
0
0
68
16
16
0
0
52
20
28
0
0
54
28
18
0
0
64
16
20
0
0
68
16
16
0
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
78
17
5
0
0
74
22
5
0
0
65
26
9
0
0
68
28
5
0
0
68
24
8
0
0
74
21
5
0
0
De 31 a 45 anos
78
9
13
0
0
71
16
12
1
0
63
15
21
0
0
59
26
14
1
0
71
16
13
0
0
70
15
14
0
0
De 46 anos ou mais
74
16
10
0
0
71
18
10
0
0
65
20
14
0
0
61
27
12
0
0
71
15
13
0
0
73
15
11
0
1
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
78
9
13
0
0
72
14
13
0
0
66
16
18
0
0
62
25
13
0
0
70
15
15
0
0
68
14
18
0
0
Mais de 3 até 5 SM
75
16
9
0
1
74
15
9
0
1
66
20
13
0
1
65
22
12
0
1
71
18
10
0
1
76
13
11
0
1
Mais de 5 SM
77
11
11
0
0
70
18
11
0
0
63
18
18
0
0
58
29
12
1
0
71
16
13
0
0
71
18
11
0
0
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
74
13
13
0
0
72
16
11
0
0
66
19
15
0
0
61
25
13
1
0
71
18
10
0
0
71
16
13
0
0
Mais de 3 até 5 SM
76
13
11
0
0
71
17
12
0
1
63
19
17
0
0
64
22
13
0
0
70
16
13
0
0
73
15
12
0
0
Mais de 5 SM
79
12
8
1
1
71
19
9
1
1
64
18
18
1
0
56
32
12
0
0
71
14
13
1
0
71
18
11
0
0
REGIÃO
Norte
76
11
12
1
1
70
16
13
0
1
64
21
15
1
1
62
28
9
0
1
67
21
11
1
1
69
16
14
0
1
Centro-Oeste
77
14
8
1
0
74
15
10
1
0
69
18
12
1
0
66
21
12
1
0
76
12
11
1
0
73
14
12
1
0
Nordeste
78
11
11
0
0
74
15
10
1
0
68
19
13
0
0
63
23
15
0
0
72
17
11
0
0
77
12
10
0
0
Sudeste
75
13
11
0
0
69
19
12
0
0
61
17
21
0
0
59
28
13
0
0
71
16
13
0
0
70
19
10
0
0
Sul
78
14
8
0
1
71
19
9
0
1
62
21
17
0
1
56
31
9
3
1
64
18
17
0
1
68
14
18
0
1
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
77
8
14
0
0
74
13
12
0
0
68
14
18
0
0
61
24
14
1
0
74
13
12
0
0
76
12
12
0
0
Pública Estadual
70
18
11
0
0
68
18
13
1
1
57
22
20
0
0
55
29
15
0
0
65
19
16
0
0
68
18
14
0
1
Total ̶ Públicas
73
13
12
0
0
71
15
13
0
1
62
18
19
0
0
58
27
14
1
0
69
16
14
0
0
72
15
13
0
1
Particular
86
9
4
1
0
73
23
4
0
0
72
19
9
0
0
69
25
5
0
0
75
17
7
0
0
73
20
7
0
0
DISCIPLINA
Língua portuguesa
82
11
7
0
0
72
18
10
0
0
59
20
20
0
0
58
31
11
0
0
71
18
10
0
0
72
18
10
0
0
Múltiplas disciplinas (anos iniciais do Ensino Fundamental)
81
9
9
0
1
82
11
7
0
1
80
11
8
0
1
71
20
9
0
1
79
13
8
0
1
78
13
8
0
1
Matemática
65
18
16
1
0
61
23
15
1
0
53
24
22
1
0
53
28
16
2
0
62
18
20
0
0
65
17
17
0
0
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
81
9
9
0
0
78
15
7
0
0
79
12
9
0
0
69
21
9
1
0
79
13
8
0
0
78
14
8
0
0
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
74
12
13
1
0
69
15
15
1
0
51
23
26
0
0
55
30
14
1
0
66
18
16
0
0
71
15
14
1
0
2º ano do Ensino Médio
71
18
10
0
1
65
23
11
0
1
56
24
19
0
1
54
30
16
0
1
64
20
16
0
1
65
20
14
0
1
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2018.