Dados de pesquisas realizadas pelo Cetic.br|NIC.br embasam relatório sobre inclusão e alfabetização digital no Brasil contemporâneo
O documento foi produzido por Priscila Gonsales (Educadigital) e utilizado como material preparatório de workshop da Unicamp e Universidade de Bristol
No intuito de inspirar novos diálogos e trabalhos de advocacy sobre a alfabetização digital, foi lançado o Relatório Letramentos Digitais e Inclusão, disponível gratuitamente para download (https://zenodo.org/record/5167705#.YV2mYWLMI2y). Com dados de pesquisas TIC conduzidas pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o documento foi produzido sob Licença Creative Commons por Priscila Gonsales, fundadora e diretora da OSC Educadigital, que tem como foco a educação aberta e a defesa dos direitos digitais.
Financiado pela Research England's Quality-related Research Strategic Priorities Funding, o relatório preparatório abrange um estado da arte sobre os conceitos de "inclusão digital" e "letramento digital" atualmente válidos nas instituições públicas e no terceiro setor no Brasil. Traz também um panorama do cenário atual da cultura digital, ou seja, um cenário fortemente marcado por plataformas de comunicação, dadificação, algoritmos de IA, vigilância, populismo digital, desinformação sistemática, além da ocupação de espaços cívicos e institucionais por oligopólios empresariais.
Para o professor da Universidade de Bristol, Edward King, "é importante que o documento seja disponibilizado para a sociedade de forma a incentivar mais pesquisas e estudos na área e estimular mais diálogos entre a academia e aqueles que trabalham com iniciativas de letramento e inclusão digital no governo e no terceiro setor."
Entre vários aspectos relacionados ao atual momento brasileiro, o relatório destaca, a partir de dados das pesquisas do Cetic.br sobre a apropriação da Internet no Brasil, que o acesso à rede no país tem sido feito principalmente por telefone celular. Boa parte da população utiliza um plano mensal de dados pré-pagos, com acesso limitado somente a algumas redes sociais e aplicativos, pertencentes, em muitos casos à uma mesma empresa.
"No passado, nossa preocupação era que as pessoas tivessem acesso e habilidades para usar a Internet em favor do seu crescimento e do desenvolvimento de suas comunidades", explica o professor Marcelo Buzato, da Unicamp, que juntamente com a Universidade de Bristol, organizou em julho um workshop interdisciplinar tendo o relatório como material preparatório. "Atualmente lidamos com um nível mais sofisticado de problemas advindo justamente do fato de que o acesso se universaliza de formas pouco neutras e os conhecimentos necessários vão muito além de saber usar as máquinas e os serviços: é preciso agora entender o que e a quem as tecnologias usam, e como."
O relatório também traz exemplos de casos recentes sobre cultura digital, estudos acadêmicos sobre vigilância na educação, projetos de divulgação científica e iniciativas de organizações sociais cobrindo temas da atualidade, tais como, conscientização anti-racismo e anti-discriminação, agenda feminista, dentre outros.
Acesse o relatório na íntegra: https://zenodo.org/record/5167705#.YV2mYWLMI2y.
Sobre o Cetic.br
O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre o acesso e o uso da Internet no Brasil, divulgando pesquisas e estudos setoriais sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em https://cetic.br/.
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