FAQ - TIC Provedores



Qual o objetivo da pesquisa?

Traçar um cenário do setor de provimento de acesso à Internet no Brasil, de forma a gerar dados e estatísticas que permitam compreender o nível de disseminação da infraestrutura brasileira de acesso à Internet necessária para penetração das novas tecnologias na sociedade brasileira. Pretende-se criar também um Cadastro Nacional de Provedores de Acesso à Internet.

Qual é a importância da pesquisa?

A inclusão digital no Brasil depende fundamentalmente da expansão da infraestrutura tecnológica destinada ao provimento de acesso à Internet. A pesquisa TIC Provedores é uma iniciativa inédita no Brasil, e os dados coletados vão contribuir para mapear a infraestrutura tecnológica do país, pilar de sustentação da disseminação do acesso à Internet de modo igualitário e democrático no país.

Quem apoia a realização da pesquisa?

A pesquisa conta com o apoio institucional das Associações de Provedores de Internet, como Abramulti, Abranet, Abrappit, Abrint, Anid, Internet Sul, e Rede Telesul. A iniciativa também é apoiada por instituições do setor acadêmico e privado, como a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e Telebrás, que juntos a representantes da sociedade civil, formam o grupo de especialistas empenhados em validar os diversos aspectos metodológicos da pesquisa.

Quem é o público-alvo da pesquisa?

São todas as empresas provedoras de serviços de Internet no Brasil, incluindo aquelas provedoras apenas de conteúdo, acesso, ou serviços de hospedagem, inclusive as empresas provedoras que possuem Sistemas Autônomos.

Como será realizada a pesquisa?

As entrevistas serão conduzidas pela TNS, que é o instituto de pesquisa responsável pela coleta dos dados, entre os meses de novembro de 2013 a janeiro de 2014. Será realizada uma entrevista por telefone com cada empresa provedora, que durará em média 20 minutos onde serão abordados temas como infraestrutura da empresa, modelos de entrega de serviços e atuação, regiões de atuação, participação em Pontos de Troca de Tráfego, Autônomous Systems (ASs), e outros.

O que acontece com as informações que eu dou ao entrevistador?

As respostas de cada entrevistado serão sempre agrupadas às de todos os outros participantes da pesquisa, que também respondem às mesmas perguntas. O respondente e a instituição que representa jamais serão identificados. A TNS, empresa responsável pela coleta dos dados, possui a certificação internacional ISO 20252:2006, que determina ser obrigatório o sigilo de todos os respondentes da pesquisa.

O que é o Cetic.br?

O Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br) é responsável pela produção de indicadores sobre a Internet no Brasil, que são referência para a elaboração de políticas públicas sobre tecnologias como o computador, a Internet e o celular. É um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) , braço executivo do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e Centro Regional sob os auspícios da Unesco de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação.

Para saber mais sobre o Cetic.br e suas pesquisas, clique aqui .

Para mais informações sobre a TIC Provedores 2014, você pode contatar: