E8 - PROPORÇÃO DE PROFESSORES, POR APOIO NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PARA O USO DE COMPUTADOR E INTERNET Percentual sobre o total de professores1
Percentual (%)
Contatos informais com outros colegas ou educadores
Coordenador pedagógico/ pedagogo da escola
Revistas e outros textos especializados
Diretor da escola
Monitor ou responsável pelos computadores/pela sala de informatica
Formadores da secretaria de ensino
Algum grupo de trabalho formado na própria escola
Professor de informática da escola
Formadores de outras organizações externas à escola
Outros
TOTAL
66
50
46
44
36
28
24
22
18
1
SEXO
Feminino
66
52
47
46
38
30
26
22
18
1
Masculino
66
45
43
39
30
21
16
22
21
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
66
53
42
51
34
24
26
18
21
1
De 31 a 45 anos
67
50
46
43
36
27
19
22
18
1
De 46 anos ou mais
64
50
49
44
38
31
31
24
18
1
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
62
51
40
49
30
23
24
16
15
1
Mais de 3 até 5 SM
66
50
44
47
35
27
22
22
19
2
Mais de 5 SM
68
51
48
43
39
31
24
23
19
1
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
67
49
44
49
35
25
22
23
15
1
Mais de 3 até 5 SM
63
52
45
46
34
26
21
18
17
1
Mais de 5 SM
70
50
54
36
43
36
31
25
26
1
REGIÃO
Norte
66
55
46
49
41
30
28
30
24
0
Centro-Oeste
64
59
47
40
39
31
30
33
28
1
Nordeste
61
37
46
39
25
24
18
20
18
2
Sudeste
65
57
46
47
39
27
24
18
14
1
Sul
79
46
47
44
44
33
30
30
24
2
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
61
49
49
46
32
27
21
29
16
1
Pública Estadual
68
52
46
46
38
32
27
15
19
1
Total - Públicas
65
51
47
46
36
30
25
20
18
1
Particular
68
47
40
36
39
13
19
32
21
2
SÉRIE
4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental
65
52
48
47
32
29
23
28
19
2
8ª série / 9º ano do Ensino Fundamental
62
50
46
45
35
26
25
20
15
0
2º ano do Ensino Médio
72
50
44
42
42
29
23
20
22
1
1Base: 1 770 professores. Respostas estimuladas e rodiziadas. Cada item apresentado se refere apenas aos resultados da alternativa "sim". Dados coletados entre setembro de 2014 e março de 2015.
En 2012, Cetic.br se convirtió en un Centro de Categoría 2 de la UNESCO, el primero de su tipo dedicado al desarrollo de la sociedad de la información y del conocimiento. El Centro está vinculado al Sector de Comunicación e Información (CI), una de las cinco áreas de la UNESCO. Contribuye al logro de los objetivos estratégicos de la organización, fortaleciendo sus esfuerzos para monitorear la construcción de sociedades de la información y del conocimiento. El ámbito de actuación de Cetic.br incluye América Latina y los países africanos de lengua portuguesa.