TIC Educación 2023
Escolas
C6 - ESCOLAS, POR TIPOS DE MEDIDAS DE RESTRIÇÃO ADOTADAS EM RELAÇÃO AO USO PELOS ALUNOS DE DISPOSITIVOS E DA INTERNET NA ESCOLA
Percentual (%) | Uso de senha para acesso dos alunos aos computadores | Restrição ao número de horas que um aluno pode usar o computador ou a Internet da escola | Bloqueio de acesso a sites com conteúdo adulto, como de violência ou pornografia | Restrição de acesso a jogos eletrônicos nos computadores da escola | Agendamento de horário para os professores utilizarem os computadores da escola | Agendamento de horário para os alunos utilizarem os computadores da escola | Presença obrigatória de monitor ou professor de informática na sala durante o uso dos computadores ou da Internet | Bloqueio de acesso a redes sociais | Uso de software que bloqueia spam, lixo eletrônico ou vírus nos computadores utilizados pelos alunos | Controle para filtrar os aplicativos que os alunos podem baixar enquanto estão na escola | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | Sim | Não | Não sabe | Não respondeu | Não se aplica | ||
TOTAL | 49 | 16 | 0 | 0 | 34 | 41 | 24 | 0 | 0 | 34 | 56 | 9 | 1 | 0 | 34 | 49 | 16 | 1 | 1 | 34 | 36 | 30 | 0 | 0 | 34 | 49 | 17 | 0 | 0 | 34 | 50 | 16 | 0 | 1 | 34 | 39 | 26 | 1 | 0 | 34 | 48 | 16 | 2 | 0 | 34 | 47 | 18 | 1 | 0 | 34 | |
REGIÃO | Norte | 38 | 15 | 0 | 0 | 47 | 37 | 16 | 0 | 0 | 47 | 45 | 8 | 0 | 0 | 47 | 44 | 9 | 0 | 0 | 47 | 27 | 25 | 0 | 0 | 47 | 43 | 9 | 0 | 0 | 47 | 39 | 13 | 0 | 0 | 47 | 33 | 19 | 0 | 0 | 47 | 36 | 14 | 2 | 0 | 47 | 35 | 18 | 0 | 0 | 47 |
Nordeste | 38 | 14 | 0 | 0 | 48 | 38 | 13 | 0 | 0 | 48 | 42 | 10 | 0 | 0 | 48 | 38 | 14 | 0 | 1 | 48 | 29 | 23 | 0 | 0 | 48 | 37 | 15 | 0 | 0 | 48 | 36 | 15 | 0 | 1 | 48 | 27 | 24 | 1 | 0 | 48 | 36 | 14 | 2 | 0 | 48 | 34 | 17 | 1 | 0 | 48 | |
Sudeste | 60 | 17 | 1 | 1 | 23 | 44 | 33 | 1 | 0 | 23 | 69 | 7 | 1 | 0 | 23 | 57 | 19 | 1 | 1 | 23 | 41 | 37 | 0 | 0 | 23 | 54 | 23 | 0 | 0 | 23 | 58 | 18 | 0 | 1 | 23 | 49 | 28 | 1 | 0 | 23 | 60 | 15 | 2 | 0 | 23 | 58 | 18 | 2 | 0 | 23 | |
Sul | 66 | 22 | 1 | 0 | 11 | 47 | 41 | 0 | 1 | 11 | 74 | 13 | 2 | 0 | 11 | 67 | 21 | 1 | 0 | 11 | 51 | 38 | 0 | 0 | 11 | 70 | 18 | 0 | 1 | 11 | 71 | 17 | 0 | 1 | 11 | 52 | 35 | 2 | 1 | 11 | 61 | 25 | 3 | 0 | 11 | 62 | 24 | 2 | 1 | 11 | |
Centro-Oeste | 51 | 16 | 0 | 0 | 33 | 41 | 26 | 0 | 0 | 33 | 57 | 9 | 1 | 0 | 33 | 54 | 13 | 0 | 0 | 33 | 40 | 27 | 0 | 0 | 33 | 55 | 12 | 0 | 0 | 33 | 55 | 12 | 0 | 0 | 33 | 40 | 26 | 1 | 0 | 33 | 49 | 15 | 3 | 0 | 33 | 53 | 13 | 1 | 0 | 33 | |
ÁREA | Urbana | 54 | 18 | 0 | 0 | 27 | 45 | 28 | 0 | 0 | 27 | 64 | 9 | 1 | 0 | 27 | 55 | 17 | 1 | 1 | 27 | 40 | 33 | 0 | 0 | 27 | 54 | 18 | 0 | 0 | 27 | 57 | 16 | 0 | 1 | 27 | 44 | 28 | 1 | 0 | 27 | 54 | 17 | 2 | 0 | 27 | 53 | 19 | 1 | 0 | 27 |
Rural | 37 | 12 | 0 | 0 | 51 | 34 | 15 | 0 | 0 | 51 | 39 | 10 | 1 | 0 | 51 | 37 | 12 | 0 | 1 | 51 | 27 | 22 | 0 | 0 | 51 | 35 | 14 | 0 | 0 | 51 | 31 | 17 | 0 | 1 | 51 | 26 | 22 | 1 | 0 | 51 | 33 | 13 | 3 | 0 | 51 | 30 | 17 | 1 | 0 | 51 | |
LOCALIZAÇÃO | Capital | 60 | 16 | 0 | 0 | 24 | 46 | 29 | 0 | 0 | 24 | 69 | 7 | 0 | 0 | 24 | 57 | 18 | 1 | 1 | 24 | 38 | 38 | 0 | 0 | 24 | 53 | 23 | 0 | 0 | 24 | 61 | 15 | 0 | 0 | 24 | 51 | 25 | 0 | 0 | 24 | 59 | 15 | 1 | 0 | 24 | 59 | 16 | 1 | 0 | 24 |
Interior | 48 | 16 | 0 | 0 | 35 | 41 | 23 | 0 | 0 | 35 | 54 | 9 | 1 | 0 | 35 | 48 | 15 | 1 | 1 | 35 | 36 | 28 | 0 | 0 | 35 | 48 | 16 | 0 | 0 | 35 | 47 | 16 | 0 | 1 | 35 | 37 | 27 | 1 | 0 | 35 | 46 | 16 | 2 | 0 | 35 | 44 | 19 | 1 | 0 | 35 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 39 | 15 | 0 | 0 | 44 | 38 | 17 | 1 | 0 | 44 | 46 | 9 | 0 | 0 | 44 | 41 | 14 | 1 | 1 | 44 | 30 | 26 | 0 | 0 | 44 | 40 | 16 | 0 | 0 | 44 | 39 | 16 | 0 | 1 | 44 | 32 | 22 | 1 | 0 | 44 | 38 | 15 | 3 | 0 | 44 | 38 | 16 | 1 | 0 | 44 |
Estadual | 69 | 16 | 0 | 0 | 15 | 38 | 47 | 0 | 0 | 15 | 70 | 14 | 1 | 0 | 15 | 59 | 25 | 1 | 0 | 15 | 53 | 32 | 0 | 0 | 15 | 67 | 18 | 0 | 1 | 15 | 64 | 21 | 0 | 0 | 15 | 47 | 37 | 1 | 0 | 15 | 61 | 23 | 1 | 0 | 15 | 57 | 26 | 2 | 0 | 15 | |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 49 | 16 | 0 | 0 | 35 | 38 | 26 | 0 | 0 | 35 | 53 | 11 | 1 | 0 | 35 | 47 | 17 | 1 | 0 | 35 | 37 | 28 | 0 | 0 | 35 | 48 | 16 | 0 | 0 | 35 | 47 | 17 | 0 | 1 | 35 | 37 | 27 | 1 | 0 | 35 | 45 | 17 | 2 | 0 | 35 | 44 | 19 | 1 | 0 | 35 | |
Particular | 53 | 18 | 0 | 0 | 29 | 53 | 18 | 0 | 0 | 29 | 67 | 3 | 0 | 1 | 29 | 59 | 10 | 0 | 1 | 29 | 35 | 36 | 0 | 0 | 29 | 52 | 19 | 0 | 0 | 29 | 59 | 11 | 0 | 0 | 29 | 46 | 25 | 0 | 0 | 29 | 58 | 11 | 2 | 0 | 29 | 55 | 16 | 0 | 0 | 29 | |
NÍVEL DE ENSINO MAIS ELEVADO OFERTADO | Até Anos iniciais do Ensino Fundamental | 42 | 14 | 0 | 0 | 44 | 41 | 14 | 1 | 0 | 44 | 49 | 7 | 0 | 0 | 44 | 42 | 12 | 1 | 1 | 44 | 28 | 28 | 0 | 0 | 44 | 38 | 18 | 0 | 0 | 44 | 42 | 14 | 0 | 1 | 44 | 37 | 18 | 1 | 0 | 44 | 39 | 14 | 3 | 0 | 44 | 42 | 13 | 1 | 1 | 44 |
Até anos finais do Ensino Fundamental | 46 | 17 | 0 | 0 | 37 | 41 | 22 | 0 | 0 | 37 | 53 | 10 | 1 | 0 | 37 | 47 | 15 | 0 | 0 | 37 | 34 | 29 | 0 | 0 | 37 | 49 | 14 | 0 | 0 | 37 | 47 | 15 | 0 | 0 | 37 | 33 | 29 | 1 | 0 | 37 | 47 | 14 | 2 | 0 | 37 | 43 | 20 | 1 | 0 | 37 | |
Até Ensino Médio ou Educação Profissional | 67 | 20 | 0 | 0 | 13 | 42 | 45 | 0 | 0 | 13 | 74 | 12 | 1 | 0 | 13 | 65 | 21 | 1 | 0 | 13 | 53 | 34 | 0 | 0 | 13 | 67 | 19 | 0 | 1 | 13 | 66 | 21 | 0 | 0 | 13 | 49 | 37 | 1 | 0 | 13 | 65 | 21 | 1 | 0 | 13 | 60 | 25 | 2 | 0 | 13 | |
PORTE | Até 50 matrículas | 37 | 12 | 1 | 0 | 50 | 37 | 14 | 0 | 0 | 50 | 43 | 6 | 1 | 1 | 50 | 39 | 10 | 0 | 1 | 50 | 27 | 23 | 0 | 0 | 50 | 33 | 17 | 0 | 0 | 50 | 35 | 14 | 1 | 1 | 50 | 29 | 19 | 2 | 1 | 50 | 34 | 14 | 2 | 1 | 50 | 39 | 11 | 0 | 0 | 50 |
De 51 a 150 matrículas | 38 | 16 | 0 | 0 | 45 | 40 | 14 | 0 | 1 | 45 | 46 | 8 | 0 | 0 | 45 | 39 | 14 | 0 | 2 | 45 | 28 | 26 | 0 | 0 | 45 | 40 | 15 | 0 | 0 | 45 | 39 | 15 | 0 | 1 | 45 | 29 | 24 | 1 | 0 | 45 | 37 | 14 | 4 | 0 | 45 | 36 | 17 | 2 | 1 | 45 | |
De 151 a 300 matrículas | 48 | 13 | 0 | 1 | 38 | 36 | 25 | 1 | 0 | 38 | 54 | 8 | 0 | 0 | 38 | 45 | 17 | 1 | 0 | 38 | 35 | 27 | 0 | 0 | 38 | 47 | 15 | 0 | 0 | 38 | 47 | 14 | 0 | 0 | 38 | 37 | 24 | 0 | 0 | 38 | 43 | 16 | 3 | 0 | 38 | 42 | 19 | 1 | 0 | 38 | |
De 301 a 500 matrículas | 53 | 21 | 0 | 0 | 26 | 47 | 27 | 0 | 0 | 26 | 60 | 12 | 2 | 0 | 26 | 53 | 20 | 2 | 0 | 26 | 38 | 36 | 0 | 0 | 26 | 53 | 21 | 0 | 0 | 26 | 54 | 20 | 0 | 0 | 26 | 41 | 32 | 1 | 0 | 26 | 55 | 17 | 2 | 0 | 26 | 51 | 21 | 2 | 0 | 26 | |
De 501 a 1.000 matrículas | 61 | 18 | 0 | 0 | 21 | 47 | 32 | 0 | 0 | 21 | 69 | 10 | 0 | 0 | 21 | 63 | 15 | 0 | 0 | 21 | 45 | 34 | 0 | 0 | 21 | 62 | 17 | 0 | 1 | 21 | 63 | 15 | 0 | 1 | 21 | 51 | 27 | 1 | 0 | 21 | 61 | 17 | 1 | 0 | 21 | 58 | 20 | 1 | 0 | 21 | |
Mais de 1.000 matrículas | 75 | 17 | 0 | 0 | 8 | 45 | 47 | 0 | 0 | 8 | 83 | 9 | 0 | 0 | 8 | 77 | 14 | 0 | 0 | 8 | 55 | 37 | 0 | 0 | 8 | 64 | 24 | 0 | 4 | 8 | 68 | 24 | 0 | 0 | 8 | 56 | 35 | 0 | 0 | 8 | 73 | 18 | 1 | 0 | 8 | 74 | 17 | 0 | 0 | 8 |
- Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2023