TIC Educación 2024
Coordenadores pedagógicos
D3A - COORDENADORES PEDAGÓGICOS, POR PERCEPÇÃO SOBRE O USO DE TELEFONES CELULARES PELOS ALUNOS EM ATIVIDADES EDUCACIONAIS NA ESCOLA
Percentual (%) | Permite aos estudantes acessar conteúdos e recursos educacionais de diferentes fontes | Torna os estudantes ansiosos e dispersos | Possibilita aos professores adotar novas metodologias e práticas de ensino | Desenvolve problemas de saúde entre os estudantes, por aumentar o tempo de uso de telas | |||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Concorda | Não concorda, nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | Concorda | Não concorda, nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | Concorda | Não concorda, nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | Concorda | Não concorda, nem discorda | Discorda | Não sabe | Não respondeu | ||
TOTAL | 69 | 14 | 16 | 0 | 0 | 75 | 8 | 17 | - | 0 | 89 | 4 | 7 | - | 0 | 71 | 10 | 19 | 0 | 0 | |
SEXO | Feminino | 68 | 13 | 18 | 0 | 0 | 76 | 7 | 17 | - | 0 | 88 | 5 | 7 | - | 0 | 72 | 9 | 19 | 0 | 0 |
Masculino | 76 | 15 | 8 | 0 | 0 | 72 | 10 | 17 | - | 1 | 93 | 3 | 4 | - | 0 | 66 | 18 | 16 | 0 | 0 | |
COR OU RAÇA | Branca | 65 | 15 | 20 | 0 | 0 | 72 | 8 | 19 | - | 0 | 88 | 5 | 7 | - | 0 | 68 | 12 | 19 | 0 | 0 |
Preta | 83 | 9 | 7 | 0 | 0 | 81 | 8 | 11 | - | 0 | 98 | 1 | 2 | - | 0 | 76 | 8 | 16 | 0 | 0 | |
Parda | 67 | 16 | 17 | 0 | 0 | 72 | 9 | 19 | - | 0 | 87 | 5 | 8 | - | 0 | 69 | 11 | 20 | 0 | 0 | |
Amarela | 64 | 16 | 20 | 0 | 0 | 91 | 7 | 2 | - | 0 | 80 | 0 | 20 | - | 0 | 40 | 2 | 59 | 0 | 0 | |
Indígena | 97 | 3 | 0 | 0 | 0 | 100 | 0 | 0 | - | 0 | 100 | 0 | 0 | - | 0 | 98 | 2 | 0 | 0 | 0 | |
Não respondeu | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | |
FAIXA ETÁRIA | Até 40 anos | 78 | 10 | 12 | 0 | 0 | 78 | 3 | 19 | - | 0 | 92 | 3 | 4 | - | 0 | 70 | 9 | 22 | 0 | 0 |
De 41 a 50 anos | 68 | 13 | 19 | 0 | 0 | 71 | 12 | 17 | - | 0 | 91 | 2 | 7 | - | 0 | 68 | 14 | 17 | 0 | 0 | |
De 51 anos ou mais | 62 | 19 | 19 | 0 | 0 | 78 | 8 | 14 | - | 0 | 83 | 9 | 8 | - | 0 | 76 | 7 | 17 | 0 | 0 | |
REGIÃO | Norte | 86 | 6 | 7 | 0 | 0 | 83 | 6 | 11 | - | 0 | 97 | 2 | 1 | - | 0 | 84 | 3 | 13 | 0 | 0 |
Nordeste | 66 | 20 | 14 | 0 | 0 | 69 | 7 | 24 | - | 0 | 93 | 2 | 5 | - | 0 | 62 | 15 | 23 | 0 | 0 | |
Sudeste | 65 | 13 | 22 | 0 | 1 | 78 | 8 | 14 | - | 0 | 81 | 8 | 11 | - | 0 | 75 | 8 | 17 | 0 | 0 | |
Sul | 72 | 11 | 16 | 1 | 0 | 72 | 14 | 14 | - | 0 | 89 | 7 | 4 | - | 0 | 72 | 14 | 14 | 0 | 0 | |
Centro-Oeste | 67 | 3 | 30 | 0 | 0 | 84 | 6 | 10 | - | 0 | 87 | 3 | 10 | - | 0 | 74 | 4 | 22 | 0 | 0 | |
ÁREA | Urbana | 66 | 12 | 22 | 0 | 0 | 72 | 9 | 19 | - | 0 | 88 | 5 | 7 | - | 0 | 69 | 10 | 21 | 0 | 0 |
Rural | 76 | 18 | 6 | 0 | 0 | 80 | 6 | 15 | - | 0 | 92 | 2 | 6 | - | 0 | 74 | 11 | 15 | 0 | 0 | |
LOCALIZAÇÃO | Capital | 65 | 11 | 23 | 0 | 1 | 79 | 6 | 14 | - | 1 | 86 | 6 | 7 | - | 0 | 75 | 9 | 15 | 1 | 0 |
Interior | 70 | 14 | 15 | 0 | 0 | 74 | 8 | 18 | - | 0 | 90 | 4 | 6 | - | 0 | 70 | 11 | 19 | 0 | 0 | |
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA | Municipal | 71 | 17 | 12 | 0 | 0 | 73 | 10 | 17 | - | 0 | 90 | 3 | 7 | - | 0 | 70 | 12 | 18 | 0 | 0 |
Estadual | 69 | 10 | 20 | 0 | 1 | 78 | 8 | 15 | - | 0 | 88 | 4 | 7 | - | 0 | 63 | 14 | 22 | 0 | 0 | |
Públicas (Municipal, Estadual e Federal) | 71 | 15 | 14 | 0 | 0 | 75 | 9 | 16 | - | 0 | 89 | 4 | 7 | - | 0 | 68 | 12 | 19 | 0 | 0 | |
Particular | 64 | 10 | 26 | 0 | 0 | 76 | 3 | 20 | - | 0 | 88 | 6 | 6 | - | 0 | 80 | 2 | 18 | 0 | 0 | |
NÍVEL DE ENSINO MAIS ELEVADO OFERTADO | Até anos iniciais do Ensino Fundamental | 58 | 24 | 18 | 0 | 0 | 74 | 11 | 16 | - | 0 | 87 | 5 | 9 | - | 0 | 71 | 14 | 15 | 0 | 0 |
Até anos finais do Ensino Fundamental | 76 | 6 | 17 | 0 | 0 | 81 | 6 | 14 | - | 0 | 91 | 4 | 5 | - | 0 | 77 | 6 | 17 | 0 | 0 | |
Até Ensino Médio ou Educação Profissional | 78 | 8 | 13 | 0 | 1 | 69 | 6 | 24 | - | 0 | 91 | 4 | 6 | - | 0 | 61 | 11 | 28 | 0 | 0 | |
PORTE | Até 50 matrículas | 68 | 30 | 3 | 0 | 0 | 82 | 8 | 10 | - | 0 | 88 | 3 | 9 | - | 0 | 75 | 20 | 5 | 0 | 0 |
De 51 a 150 matrículas | 71 | 7 | 22 | 0 | 0 | 85 | 1 | 14 | - | 0 | 89 | 7 | 4 | - | 0 | 78 | 1 | 22 | 0 | 0 | |
De 151 a 300 matrículas | 68 | 7 | 24 | 0 | 0 | 79 | 8 | 13 | - | 0 | 88 | 4 | 7 | - | 0 | 78 | 9 | 14 | 0 | 0 | |
De 301 a 500 matrículas | 70 | 14 | 15 | 0 | 0 | 64 | 10 | 25 | - | 0 | 93 | 2 | 5 | - | 0 | 61 | 9 | 31 | 0 | 0 | |
De 501 a 1.000 matrículas | 68 | 14 | 16 | 0 | 2 | 63 | 13 | 24 | - | 0 | 87 | 5 | 7 | - | 0 | 64 | 14 | 22 | 0 | 0 | |
Mais de 1.000 matrículas | 77 | 8 | 15 | 0 | 0 | 78 | 4 | 18 | - | 0 | 91 | 2 | 7 | - | 0 | 66 | 14 | 20 | 1 | 0 | |
ESCOLA COM INTERNET E COMPUTADOR PARA USO DOS ALUNOS | Sim | 67 | 11 | 21 | 0 | 0 | 74 | 8 | 17 | - | 0 | 85 | 6 | 9 | - | 0 | 69 | 10 | 21 | 0 | 0 |
Não | 73 | 18 | 8 | 0 | 0 | 75 | 7 | 18 | - | 0 | 94 | 2 | 4 | - | 0 | 73 | 12 | 15 | 0 | 0 | |
Sem informação da escola | 66 | 14 | 20 | 0 | 0 | 79 | 11 | 10 | - | 0 | 94 | 4 | 2 | - | 0 | 67 | 11 | 23 | 0 | 0 | |
PARTICIPAÇÃO EM ATIVIDADES DE FORMAÇÃO | Sim | 71 | 10 | 19 | 0 | 0 | 73 | 8 | 19 | - | 0 | 89 | 3 | 7 | - | 0 | 76 | 8 | 16 | 0 | 0 |
Não | 68 | 19 | 13 | 0 | 0 | 77 | 8 | 15 | - | 0 | 89 | 5 | 6 | - | 0 | 65 | 13 | 22 | 0 | 0 | |
Não sabe | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | 7 | 0 | 93 | - | 0 | 100 | 0 | 0 | - | 0 | 100 | 0 | 0 | 0 | 0 | |
Não respondeu | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
- Fonte: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. (2024). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Educação 2024 [Tabelas].