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TIC Educação

Objetivos da pesquisa

Realizada desde 2010, a pesquisa tem como objetivo investigar o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas e particulares brasileiras, de Ensino Fundamental e Médio, com enfoque para o uso de desses recursos digitais em atividades de gestão e de ensino e de aprendizagem.

Áreas de investigação

Os indicadores para cada público investigado pela pesquisa contemplam informações específicas sobre o acesso, o uso e a apropriação de tecnologias na área educacional, tais como: 

Escolas e gestores escolares:

  • Disponibilidade e uso de infraestrutura de conectividade;
  • Uso de sistemas, plataformas e aplicações em atividades de gestão escolar;
  • Adoção de tecnologias para a análise de dados e a tomada de decisões;
  • Privacidade e proteção de dados pessoais;
  • Promoção de iniciativas de educação digital, midiática e para a cidadania digital;
  • Desenvolvimento profissional contínuo dos gestores escolares;
  • Educação inclusiva, acessibilidade e disponibilidade de recursos de tecnologia assistiva.

Alunos:

  • Perfil sociodemográfico
  • Perfil de acesso e uso de tecnologias digitais;
  • Perfil de acesso e uso de tecnologias digitais na escola;;
  • Habilidades no uso de tecnologias;
  • Atividades de aprendizagem com o uso de recursos digitais realizadas na escola e em outros locais;
  • Recursos digitais utilizados em atividades de aprendizagem;
  • Fontes de informação sobre o uso de tecnologias digitais;
  • Mediação, educação digital, midiática e para a cidadania digital. 

Professores:

  • Perfil sociodemográfico e profissional;
  • Perfil de acesso e uso de tecnologias digitais;
  • Perfil de acesso e uso de tecnologias digitais em atividades de ensino e de aprendizagem;
  • Uso de sistemas, plataformas e aplicações em atividades de ensino e de aprendizagem;
  • Habilidades digitais para atividades de engajamento, colaboração e desenvolvimento profissional;
  • Habilidades digitais para adoção de tecnologias digitais em atividades de ensino e de aprendizagem;
  • Desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos para a colaboração, a resolução de problemas e a criação de conteúdos digitais;
  • Desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos em educação em digital, midiática e para a cidadania digital;
  • Acesso e participação em oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo sobre tecnologias digitais e educação;
  • Educação inclusiva, acessibilidade e uso de recursos de tecnologia assistiva.

Coordenadores pedagógicos:

  • Perfil sociodemográfico;
  • Acesso e participação em oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo sobre tecnologias digitais e educação;
  • Acesso e uso de recursos educacionais nas escolas;
  • Iniciativas promovidas pela escola de desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos em educação em digital, midiática e para a cidadania digital;
  • Iniciativas promovidas pela escola de desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos em criação de conteúdo digital e em pensamento computacional.

Apoio institucional

A pesquisa conta com o apoio institucional da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC); do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); da  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e de especialistas vinculados a organizações não governamentais e a importantes centros acadêmicos.

Referências internacionais

A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com base no referencial metodológico proposto nos relatórios InfoDev, do Banco Mundial, e no estudo Sites 2006 (Second Information Technology in Education Study), da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). Atualmente, a pesquisa se alinha aos manuais produzidos pelo Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) e em frameworks para o desenvolvimento de habilidades digitais, como o DigCompEdu, viabilizado pela Comissão Europeia.

Metodologia

A pesquisa tem abrangência nacional e considera as escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas (a partir de 2011), localizadas em áreas urbanas e rurais (a partir de 2017). A  seleção da amostra baseia-se no cadastro construído anualmente pelo Censo Escolar da Educação Básica, conduzido pelo Inep. 

Em anos pares, a pesquisa é realizada de forma presencial nas escolas, por meio de computer-assisted personal interviewing (CAPI), e são entrevistados alunos de classes de Ensino Fundamental (a partir do 4º ano) e Médio, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Em anos ímpares, a pesquisa é realizada por telefone, com base em computer-assisted telephone interviewing (CATI), e são entrevistados somente os gestores escolares.