Objetivos da pesquisa
Realizada desde 2010, a pesquisa tem como objetivo investigar o acesso, o uso e a apropriação das tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas públicas e particulares brasileiras, de Ensino Fundamental e Médio, com enfoque para o uso de desses recursos digitais em atividades de gestão e de ensino e de aprendizagem.
Áreas de investigação
Os indicadores para cada público investigado pela pesquisa contemplam informações específicas sobre o acesso, o uso e a apropriação de tecnologias na área educacional, tais como:
Escolas e gestores escolares:
- Disponibilidade e uso de infraestrutura de conectividade;
- Uso de sistemas, plataformas e aplicações em atividades de gestão escolar;
- Adoção de tecnologias para a análise de dados e a tomada de decisões;
- Privacidade e proteção de dados pessoais;
- Promoção de iniciativas de educação digital, midiática e para a cidadania digital;
- Desenvolvimento profissional contínuo dos gestores escolares;
- Educação inclusiva, acessibilidade e disponibilidade de recursos de tecnologia assistiva.
Alunos:
- Perfil sociodemográfico
- Perfil de acesso e uso de tecnologias digitais;
- Perfil de acesso e uso de tecnologias digitais na escola;;
- Habilidades no uso de tecnologias;
- Atividades de aprendizagem com o uso de recursos digitais realizadas na escola e em outros locais;
- Recursos digitais utilizados em atividades de aprendizagem;
- Fontes de informação sobre o uso de tecnologias digitais;
- Mediação, educação digital, midiática e para a cidadania digital.
Professores:
- Perfil sociodemográfico e profissional;
- Perfil de acesso e uso de tecnologias digitais;
- Perfil de acesso e uso de tecnologias digitais em atividades de ensino e de aprendizagem;
- Uso de sistemas, plataformas e aplicações em atividades de ensino e de aprendizagem;
- Habilidades digitais para atividades de engajamento, colaboração e desenvolvimento profissional;
- Habilidades digitais para adoção de tecnologias digitais em atividades de ensino e de aprendizagem;
- Desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos para a colaboração, a resolução de problemas e a criação de conteúdos digitais;
- Desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos em educação em digital, midiática e para a cidadania digital;
- Acesso e participação em oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo sobre tecnologias digitais e educação;
- Educação inclusiva, acessibilidade e uso de recursos de tecnologia assistiva.
Coordenadores pedagógicos:
- Perfil sociodemográfico;
- Acesso e participação em oportunidades de desenvolvimento profissional contínuo sobre tecnologias digitais e educação;
- Acesso e uso de recursos educacionais nas escolas;
- Iniciativas promovidas pela escola de desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos em educação em digital, midiática e para a cidadania digital;
- Iniciativas promovidas pela escola de desenvolvimento de habilidades digitais dos alunos em criação de conteúdo digital e em pensamento computacional.
Apoio institucional
A pesquisa conta com o apoio institucional da Secretaria de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC); do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep); da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO); do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e de especialistas vinculados a organizações não governamentais e a importantes centros acadêmicos.
Referências internacionais
A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com base no referencial metodológico proposto nos relatórios InfoDev, do Banco Mundial, e no estudo Sites 2006 (Second Information Technology in Education Study), da International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA). Atualmente, a pesquisa se alinha aos manuais produzidos pelo Instituto de Estatística da UNESCO (UIS) e em frameworks para o desenvolvimento de habilidades digitais, como o DigCompEdu, viabilizado pela Comissão Europeia.
Metodologia
A pesquisa tem abrangência nacional e considera as escolas públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas (a partir de 2011), localizadas em áreas urbanas e rurais (a partir de 2017). A seleção da amostra baseia-se no cadastro construído anualmente pelo Censo Escolar da Educação Básica, conduzido pelo Inep.
Em anos pares, a pesquisa é realizada de forma presencial nas escolas, por meio de computer-assisted personal interviewing (CAPI), e são entrevistados alunos de classes de Ensino Fundamental (a partir do 4º ano) e Médio, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Em anos ímpares, a pesquisa é realizada por telefone, com base em computer-assisted telephone interviewing (CATI), e são entrevistados somente os gestores escolares.