Ir para o conteúdo

CETIC.br lança publicação no evento América Acessível: Informação e Comunicação para Todos


11 NOV 2014



O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), com o apoio da Representação da Unesco no Brasil, lança na próxima quarta-feira (12) a tradução do Relatório Global UNESCO: Abrindo Novos Caminhos para o Empoderamento - TIC no Acesso à Informação e ao Conhecimento para as Pessoas com Deficiência.

O lançamento ocorrerá durante o evento América Acessível: Informação e Comunicação para Todos, organizado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), a Representação da Unesco no Brasil, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Prefeitura de São Paulo (Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida) e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Serão promovidas discussões sobre a importância das TIC no empoderamento das pessoas com deficiência, facilitando o compartilhamento de boas práticas e incentivando uma maior atenção às necessidades desta população. 

Empoderamento

Com base na Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, este Relatório Global traz recomendações enfáticas para todos os atores – de tomadores de decisão a educadores, sociedade civil e indústria – de como alcançar um progresso concreto na área dos direitos das pessoas que vivem com deficiência.

O relatório utiliza como referência principal cinco estudos regionais encomendados pela UNESCO. Ele apresenta material complementar para proporcionar uma visão geral e uma compreensão crítica sobre o uso das TIC para o acesso à informação e o conhecimento, além de oferecer informações sobre políticas e práticas voltadas a pessoas com deficiência. 

A tradução da publicação oferece uma oportunidade de disseminação do conteúdo para a comunidade lusófona, reforçando os objetivos de inclusão e compartilhamento de boas práticas no que diz respeito à relação entre TIC e pessoas com deficiência.

Para acessar a publicação completa em português, acesse http://cetic.br/publicacoes/indice/

Para mais informações sobre o evento, além de conferir a programação completa, acesse:

http://www.itu.int/en/ITU-D/Regional-Presence/Americas/Pages/EVENTS/2014/1112-BR-Accssblty.aspx