Ir para o conteúdo

Cetic.br lança publicação TIC Saúde 2022 em debate sobre o futuro da saúde digital


11 AGO 2023



Além dos dados da pesquisa, o livro, que pode ser acessado gratuitamente, traz uma análise dos resultados e artigos de especialistas nacionais e internacionais

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação (Cetic.br) lançou, no dia 3 de agosto, o livro da TIC Saúde 2022. A publicação, que além dos dados da pesquisa, traz uma análise dos resultados e artigos de especialistas nacionais e internacionais da área de saúde digital, foi apresentada durante o seminário “Panorama Brasileiro da Saúde Digital: avanços e desafios”, organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN-SP).

Após a exposição dos principais indicadores, feita por Luciana Portilho, coordenadora da TIC Saúde, e mediada por Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, houve um painel de discussão sobre os resultados da pesquisa. Durante o debate, foram abordados ainda o futuro da saúde digital e os desafios para seu avanço, sobretudo, em relação à proteção dos dados e à adoção de sistemas de informação interoperáveis.

O seminário teve, na mesa de abertura, a presença de Ana Estela Haddad (Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde), Renata Mielli (Coordenadora do CGI.br), Heloisa Peres (Coordenadora da Câmara Técnica de Enfermagem em Saúde digital do COREN-SP) e James dos Santos (Presidente do COREN-SP).

Marizelia Leão (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde - Conasems); Antonio Lira (Presidente da Sociedade de Informática em Saúde – SBIS); e Luis Gustavo Kiatake (Diretor de relações institucionais da SBIS) participaram do painel. A moderação ficou por conta de Heimar Marin, Coordenadora científica da TIC Saúde.

O evento pode ser assistido no canal do Coren-SP no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=rKeWhUlS-34&t=3695s

Já a versão digital do livro está disponível gratuitamente em: https://cetic.br/pt/pesquisa/saude/publicacoes/

9ª edição
Realizada desde 2013 pelo Cetic.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a TIC Saúde tem como objetivo mapear a infraestrutura TIC e a adoção de sistemas e aplicações baseadas em tecnologias da informação e comunicação nos estabelecimentos de saúde. O estudo também mede a apropriação dessas tecnologias por profissionais médicos e enfermeiros.

“Entre os destaques da 9ª edição estão as informações sobre o uso da saúde digital por médicos e enfermeiros, trazendo um comparativo entre os anos de 2019 e 2022, ou seja, entre os períodos pré e pós-pandemia. A pesquisa identificou crescimento na adoção de tecnologias por esses profissionais”, resume Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Antes de serem apresentados à imprensa no final do ano passado, os resultados da edição mais recente do estudo foram lançados no Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS 2022), que ocorreu entre novembro e dezembro daquele ano.