Ir para o conteúdo

Publicação aborda as diferenças e desigualdades de gênero no acesso e uso das TIC


20 ABR 2021



Os capítulos do livro são baseados nos resultados de um estudo realizado em São Paulo pelo Cetic.br|NIC.br

O estudo qualitativo realizado com crianças e adolescentes na capital paulista é apresentado no livro “Dinâmicas de gênero no uso das tecnologias digitais – Um estudo com crianças e adolescentes na cidade de São Paulo”. Disponível para download gratuito, a publicação do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) tem o apoio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Os textos da publicação são baseados nos resultados de uma pesquisa realizada pelo Cetic.br|NIC.br sobre as diferenças e desigualdades no acesso e uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por jovens, que mostra como as experiências on-line de meninas e meninos podem ser influenciadas por questões de gênero, impactando o aproveitamento de oportunidades, as percepções sobre a privacidade, o modo de apresentação e as formas de expressão, entre outros pontos.

“Esperamos que os resultados desse estudo possam ser utilizados para a elaboração de políticas públicas que visem a diminuir os hiatos digitais existentes sob a perspectiva de gênero, e garantam o pleno aproveitamento das potencialidades das TIC pelas meninas e meninos”, destaca Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.

O livro traz também artigos temáticos redigidos por pesquisadoras do Cebrap, sobre dados coletados em São Paulo, e de pesquisadores da Cátedra Regional UNESCO Mulher, Ciência e Tecnologia na América Latina da FLACSO-Argentina, sobre dados de Buenos Aires. A publicação conta ainda com a contribuição de Gloria Bonder, coordenadora da Cátedra Regional UNESCO Mulher, Ciência e Tecnologia na América Latina da FLACSO-Argentina, e de Sonia Jorge, diretora executiva da Alliance for Affordable Internet (A4AI).

Acesse a publicação aqui: https://cetic.br/pt/publicacao/dinamicas-de-genero-no-uso-das-tecnologias-digitais-um-estudo-com-criancas-e-adolescentes-na-cidade-de-sao-paulo/

Em https://youtu.be/WUJyjCrOPCM você pode conferir o evento de lançamento da publicação.

Uso da Internet em São Paulo e Buenos Aires
Em outubro de 2020, o Escritório Regional de Ciências da UNESCO para a América Latina e o Caribe, a partir de seu programa de Informação e Comunicação, lançou a publicação Crianças, adolescentes e o uso da Internet em São Paulo e Buenos Aires: estudos a partir de uma perspectiva de igualdade de gênero”, que apresenta os principais resultados do estudo. Acesse-a gratuitamente em português e em espanhol.