Ir para o conteúdo

Webinário debate cidades inteligentes e desafios do contexto latino-americano


03 DEZ 2020



Evento, que reunirá autoridades de vários países da região, marca primeira ação do acordo entre NIC.br e ITU-T; durante o encontro, será lançado estudo sobre o tema

O webinário “Cidades Inteligentes e Sustentáveis e Tecnologias de ponta na América Latina” reunirá na terça-feira (8), a partir das 11h, especialistas de diferentes países para discutir o modelo de cidades inteligentes no contexto da região. Realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em conjunto com a International Telecommunication Standardization Sector (ITU-T), o evento on-line marca a primeira ação conjunta entre as instituições após um memorando de entendimentos que prevê a realização de atividades de conscientização, pesquisa e disseminação de informações ligadas ao tema.

No encontro acontecerá também o lançamento do Estudo Setorial "Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão Urbana: desafios para a medição de cidades inteligentes", da série de publicações Cadernos NIC.br de Estudos Setoriais, que explora as complexidades relacionadas ao conceito de uma cidade inteligente e suas formas de medição.

“Entendemos que para uma cidade ser considerada ‘inteligente’, é preciso endereçar os desafios específicos daquele local. Não resolve colocar uma moldura prévia em todas as cidades do mundo, porque cada uma tem suas especificidades. Resumindo, não existe um formato único de cidade ‘inteligente’, cada localidade precisa atender às suas próprias questões locais. Esse é um tema que será tratado no webinário, bem como na publicação recém lançada”, argumenta Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br.

Tatiana Jereissati, coordenadora de Métodos Qualitativos e Estudos Setoriais do Cetic.br, acrescenta que as particularidades locais impactam diretamente na medição. “Normalmente, os modelos de medição das cidades inteligentes são propostos por organizações e países do norte global. No entanto, eles precisam também fazer sentido para a nossa realidade. Por isso, a importância de trazer a discussão para o recorte geográfico da América Latina”.

A abertura do webinário será realizada por Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br, e Chaesub Lee, diretor da ITU-T. Entre os palestrantes confirmados estão: Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br; Cristina Bueti, conselheira da ITU; Ana Maria Meiners, prefeita da cidade de Esperanza (Argentina); Katrina Naut, embaixadora da República Dominicana; Eduardo López Moreno, Diretor do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos no México e Cuba, entre outras autoridades. Acesse a programação completa: https://www.itu.int/en/ITU-T/climatechange/Pages/202012.aspx

Medição de cidades inteligentes

O tema “medição de cidades inteligentes” é o fio condutor da publicação que será lançada pelo Cetic.br durante o evento. Um de seus capítulos baseia-se em dados da pesquisa TIC Governo Eletrônico, em que são apontadas diferenças e desigualdades no Brasil em relação ao uso de Tecnologias da Informação e Comunicação por prefeituras.

“Devemos considerar todas as particularidades que compõem um território complexo como o Brasil na hora de pensar em cidades inteligentes, tanto na questão da implementação quanto na da medição. A publicação ressalta ainda como esse debate também é relevante para a formulação de políticas públicas”, reforça Barbosa.

Acordo de cooperação

A International Telecommunication Union (ITU) é uma agência das Nações Unidas especializada em tecnologias de informação e comunicação. O Cetic.br|NIC.br trabalha há anos em conjunto com a ITU Telecommunication Development Sector (ITU-D), com foco na produção de estatísticas. O acordo — com a ITU Telecommunication Standardization Sector (ITU-T), responsável por padronização e normas — reforça uma nova etapa na relação entre as duas instituições e que, como dito anteriormente, busca estabelecer uma estrutura de cooperação incluindo atividades de conscientização, de pesquisa e de disseminação de informações ligadas ao tema “cidades inteligentes”.

“É uma satisfação para o NIC.br reforçar os laços de cooperação com a ITU-T, ainda mais em se tratando de um tema tão atual e relevante quanto o de “cidades inteligentes”. A ITU-T traz consigo o respaldo da ONU com atuação junto aos seus Estados-membros, o que possibilitará importantes discussões no contexto latino-americano. O NIC.br, por sua vez, por meio do Cetic.br possui um Centro de Estudos de excelência na produção de indicadores sobre o uso e apropriação das TIC no Brasil. Trata-se de uma parceria enriquecedora e produtiva para todos", destaca Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br.

Para confirmar a sua participação no webinário “Cidades Inteligentes e Sustentáveis e Tecnologias de ponta na América Latina” e também obter mais informações, por favor, entre em contato com Ana Nascimento, no telefone (11) 98670 6579 ou no e-mail anascimento@webershandwick.com.

Anote na agenda

Cidades sustentáveis ​​inteligentes e tecnologias de ponta na América Latina

Data e horário: 8/12 (terça-feira), das 11h às 13h (UTC-3)

Inscrições e agenda: https://www.itu.int/en/ITU-T/climatechange/Pages/202012.aspx

 

Sobre o Cetic.br

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, do NIC.br, é responsável pela produção de indicadores e estatísticas sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil, divulgando análises e informações periódicas sobre o desenvolvimento da rede no País. O Cetic.br é um Centro Regional de Estudos, sob os auspícios da UNESCO. Mais informações em https://www.cetic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o W3C Chapter São Paulo (https://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/.

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
http://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Nascimento – anascimento@webershandwick.com – (11) 98670-6579

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br
Bruna Migues – Assistente de Comunicação – bmigues@nic.br

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube:
https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
www.facebook.com/nic.br
Telegram:
www.telegram.me/nicbr
LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram:
https://www.instagram.com/nicbr/