Ir para o conteúdo

FAQ - TIC Cultura


Realizada desde 2016, a pesquisa TIC Cultura entrevista gestores de equipamentos culturais públicos e privados em todo o país, incluindo arquivos, bens tombados, bibliotecas, cinemas, museus, pontos de cultura e teatros.

Confira mais informações sobre a pesquisa e esclareça suas dúvidas a seguir:



Qual o objetivo da pesquisa TIC Cultura?

Produzir indicadores e estatísticas que permitam representar e compreender o acesso, a adoção e a apropriação das tecnologias da informação e comunicação (TIC) pelos equipamentos culturais brasileiros. Pretende-se investigar também os impactos das TIC no trabalho interno das instituições e na relação com os seus públicos.


Qual é a importância da pesquisa?

A pesquisa contribui para o desenvolvimento da Internet no Brasil e para a construção de políticas públicas relacionadas ao uso das tecnologias por equipamentos culturais brasileiros, visando a ampliação de seu alcance e a promoção do acesso à cultura.


Quem apoia a realização da pesquisa?

A pesquisa conta com o apoio institucional da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e de órgãos governamentais como o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A iniciativa também é apoiada por especialistas vinculados a organizações não governamentais e a importantes centros acadêmicos.


Quem é o público-alvo da pesquisa?

As entrevistas são realizadas com gestores de equipamentos culturais de todo o país, incluindo arquivos, bens tombados, bibliotecas, cinemas, museus, pontos de cultura e teatros.


Como é realizada a pesquisa?

A pesquisa é realizada por telefone por meio de questionário estruturado, desenvolvido para conhecer o perfil das instituições, a presença delas na Internet, o acesso às TIC e o uso dessas tecnologias em sua rotina interna de funcionamento, na relação com os seus públicos e na formação de acervos digitais.

As entrevistas são conduzidas por pesquisadores do Ipec, instituto de pesquisa responsável pela coleta das informações.


O que acontece com as informações fornecidas ao entrevistador?

As respostas de cada entrevistado são agrupadas às dos demais participantes da pesquisa para a construção de estatísticas referentes a todo o país. São adotados procedimentos para anonimizar cada respondente, ou seja, não são divulgadas as informações específicas de cada equipamento cultural e o respondente e a instituição que representa jamais são identificados.

O Ipec Inteligência em Pesquisa e Consultoria, empresa responsável pela coleta dos dados, possui a certificação internacional ISO 20252, que determina ser obrigatório o sigilo de todos os dados dos respondentes da pesquisa.


O que é o Cetic.br?

O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) é responsável pela produção de indicadores sobre a disponibilidade e o uso da Internet no Brasil, que são referência para a elaboração de políticas públicas em diversos setores.

O Cetic.br é um departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e atua como Centro Regional sob os auspícios da Unesco para a América Latina e para os países lusófonos da África.


Mais informações:

Para conhecer melhor o Cetic.br e suas pesquisas, clique aqui.

Para mais informações sobre a TIC Cultura 2024, você pode contatar:

Cetic.br  – Lúcia de Toledo França Bueno: (11) 5509-3537 Ramal 4082 ou pesquisa@nic.br

Ipec - Ligia Rubega: (11) 3069 9460 / ligia.rubega@ipec-inteligencia.com.br

Paulo Vieira: (11) 3069-9452 / paulo.vieira@ipec-inteligencia.com.br