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A importância de monitorar e aprimorar o uso das TIC na educação pós-isolamento

tipo: Artigos
publicado em: 02 de junho de 2020
por: Cetic.br/Instituto de Estatística de UNESCO
línguas: português

Uma referência metodológica com passo a passo que apresenta as etapas críticas para planejar, projetar e implementar pesquisas em grande escala com o objetivo de coletar dados sobre o uso das TIC na educação que servirão para melhorar a formulação de políticas.

A necessidade de desenvolver políticas educacionais que ajudem a sustentar a aprendizagem nunca foi tão grande quanto nesta crise educacional global. Em caso de futuros fechamentos de escolas e para que a aprendizagem nunca pare, será necessário continuar desenvolvendo políticas de apoio ao ensino à distância. Este esforço precisará ser informado por dados robustos sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação (TIC) dentro e fora das escolas, para que as habilidades necessárias possam ser fortalecidas entre alunos e professores. Neste sentido, o Guia Prático para Implementar Pesquisas sobre o Uso de TIC em Escolas Primárias e Secundárias (disponível em inglês) desenvolvido pelo Instituto de Estatística de UNESCO (UIS) e o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br/NIC.br), se posiciona como um auxílio fundamental no esforço de coletar dados adequados e relevantes. Esta publicação oferece diretrizes práticas para planejar e realizar pesquisas em larga escala sobre o uso das TIC na educação que servirão para melhorar a tomada de decisões políticas. Assim, este Guia representa um esforço para apoiar a produção de dados relevantes e robustos de qualidade sobre TIC na educação nos países em desenvolvimento que, ao mesmo tempo, serão relevantes localmente e permitirão comparabilidade internacional. A primeira edição deste Guia Prático está disponível em inglês, e será seguida por edições em português e espanhol.