F2 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
F2 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA Total de professores
Percentual (%)
Número insuficiente de computadores por aluno
Número insuficiente de computadores conectados à Internet
Baixa velocidade de conexão à Internet
Equipamentos obsoletos ou ultrapassados
Ausência de suporte técnico e manutenção dos equipamentos
Ausência de curso específico para o uso do computador e da Internet nas aulas
Pressão ou falta de tempo para cumprir com o conteúdo previsto
Falta de apoio pedagógico aos professores para o uso do computador e da Internet
Pressão para conseguir boas notas nas avaliações de desempenho
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
Dificulta muito
Dificulta um pouco
Não dificulta nada
Nessa escola isso não acontece
Não sabe
Não respondeu
TOTAL
70
16
11
2
1
0
69
16
13
2
1
0
67
19
11
2
1
0
66
17
13
3
1
0
61
25
11
2
1
0
49
28
22
1
0
0
39
35
24
2
0
0
36
27
34
3
0
0
29
36
32
2
0
0
SEXO
Feminino
69
17
11
3
1
0
69
16
13
2
0
0
67
19
11
2
1
0
65
17
13
3
1
0
62
24
12
2
1
0
48
28
23
1
0
0
38
35
25
2
0
0
35
26
36
3
0
0
28
36
33
3
0
0
Masculino
75
14
10
0
1
0
70
16
11
2
1
0
69
18
11
1
1
0
68
18
13
1
0
0
61
27
7
2
3
0
50
27
21
2
0
0
43
35
20
2
0
0
41
28
28
3
1
0
36
34
29
1
0
0
FAIXA ETÁRIA
Até 30 anos
71
15
11
3
0
0
74
12
12
1
0
0
67
18
13
1
1
0
58
20
17
5
0
0
62
26
10
1
0
0
36
26
37
1
0
0
35
38
27
1
0
0
30
31
37
2
0
0
25
34
39
1
1
0
De 31 a 45 anos
70
17
10
1
1
0
69
15
13
2
1
0
66
18
12
3
1
0
66
17
14
2
1
0
61
24
11
3
2
0
48
29
22
1
0
0
40
35
22
2
0
0
37
28
32
3
0
0
27
40
30
2
0
0
De 46 anos ou mais
69
14
12
3
1
0
67
18
12
3
1
0
70
20
8
1
1
0
68
17
11
3
1
0
62
25
11
2
0
0
54
27
17
1
0
0
39
33
25
2
0
0
38
22
36
4
1
0
35
29
32
3
1
0
RENDA FAMILIAR
Até 3 SM
66
23
5
5
1
0
66
17
13
4
0
0
64
23
11
0
2
0
65
16
12
5
2
0
62
24
10
3
2
0
61
27
13
0
0
0
44
36
19
1
0
0
29
34
35
1
0
0
23
51
25
1
0
0
Mais de 3 até 5 SM
78
12
7
1
1
0
74
16
9
1
0
0
70
18
10
3
0
0
70
18
10
1
1
0
65
24
8
1
2
0
50
28
21
0
0
0
39
34
26
1
0
0
45
28
25
2
0
0
32
36
30
2
0
0
Mais de 5 SM
65
16
15
2
1
1
66
15
15
2
1
0
66
19
12
2
1
0
62
17
17
3
1
1
57
26
13
2
1
0
42
28
27
2
0
0
38
36
24
2
0
0
32
23
41
4
1
0
29
31
36
3
0
1
RENDA PESSOAL
Até 3 SM
74
16
6
3
1
0
70
16
11
3
1
0
68
19
9
3
1
0
70
15
10
4
1
0
68
20
9
2
2
0
55
25
18
1
0
0
41
34
23
2
0
0
42
29
27
2
1
0
31
43
24
2
0
0
Mais de 3 até 5 SM
70
17
10
1
1
1
72
16
11
1
1
0
69
18
12
1
0
0
63
19
15
1
1
1
59
27
12
2
1
0
46
29
23
1
0
1
40
34
23
2
0
1
35
25
35
4
0
0
30
33
34
3
1
1
Mais de 5 SM
59
16
22
2
0
0
61
17
20
2
0
0
62
22
13
2
1
0
59
20
18
2
0
0
51
33
14
1
0
0
38
32
30
1
0
0
34
40
25
2
0
0
25
25
48
3
0
0
25
25
47
2
0
0
REGIÃO
Norte
85
10
2
2
1
0
83
11
4
2
0
0
81
12
4
2
0
0
79
12
3
5
1
0
74
18
3
3
2
0
68
21
10
1
0
0
43
36
18
2
0
0
48
32
17
3
0
0
40
34
22
4
0
0
Centro-Oeste
67
18
13
2
0
1
70
11
16
2
0
0
67
17
14
2
1
0
58
21
18
3
0
1
58
23
16
2
1
0
51
25
23
1
0
0
41
30
26
2
0
0
33
25
37
4
0
0
36
27
35
2
0
0
Nordeste
84
8
3
3
1
0
75
15
7
2
0
0
76
15
5
3
0
0
77
13
7
3
1
0
71
21
5
3
0
0
59
22
18
1
0
0
38
33
26
3
0
0
53
28
17
2
0
0
32
43
23
3
0
0
Sudeste
62
21
14
2
1
0
66
17
14
3
0
0
61
22
14
2
1
0
59
20
16
3
1
0
57
28
12
2
2
0
43
31
25
1
0
0
40
37
21
1
0
0
26
27
44
3
0
0
27
35
35
2
0
0
Sul
62
17
18
1
2
0
59
15
23
2
2
0
62
23
13
0
3
0
60
18
20
1
2
0
53
25
20
0
1
0
34
34
31
1
0
0
34
32
33
2
0
0
34
18
43
3
2
0
24
28
47
1
0
0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Pública Municipal
73
13
8
4
1
1
74
13
10
3
0
0
71
18
9
1
0
0
68
17
11
3
1
1
62
23
11
2
2
0
51
29
18
1
0
1
39
35
23
2
0
1
39
25
33
3
0
0
31
33
33
2
0
1
Pública Estadual
80
12
6
1
1
0
76
15
8
1
1
0
72
16
9
1
1
0
70
18
9
1
1
0
69
21
7
1
1
0
54
28
16
1
0
0
44
32
22
2
0
0
42
27
27
3
1
0
36
32
29
2
1
0
Total - Públicas
77
13
7
2
1
0
75
14
9
2
1
0
72
17
9
1
1
0
69
18
10
2
1
0
66
22
8
2
2
0
53
28
17
1
0
0
42
33
23
2
0
0
41
26
30
3
1
0
34
33
31
2
0
0
Particular
42
29
26
3
1
0
45
22
28
5
0
0
49
26
17
6
2
0
51
16
26
6
0
0
43
34
20
4
0
0
31
25
43
1
0
0
30
41
27
2
0
0
20
27
49
4
0
0
12
49
37
3
0
0
SÉRIE
4ª série/5º ano do Ensino Fundamental
66
20
9
4
1
1
66
19
13
3
0
0
63
21
13
3
0
0
64
17
13
4
1
1
61
23
12
2
2
0
53
24
21
1
0
1
32
39
26
2
0
1
36
26
36
3
0
0
25
41
30
2
0
1
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental
74
11
14
1
1
0
72
12
14
2
0
0
72
19
7
1
1
0
69
17
12
1
0
0
62
27
9
1
0
0
46
29
23
1
0
0
44
34
20
1
0
0
37
26
35
2
0
0
31
30
37
2
0
0
2º ano do Ensino Médio
71
16
10
2
2
0
70
15
11
2
1
0
68
16
12
2
1
0
64
17
15
3
2
0
61
24
11
3
2
0
46
30
23
2
0
0
43
31
23
2
0
0
37
27
31
4
1
0
33
34
30
3
1
0
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2016