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Professores



F2 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA




F2 - PROFESSORES, POR PERCEPÇÃO SOBRE BARREIRAS PARA O USO DAS TIC NA ESCOLA
Total de professores
Percentual (%) Número insuficiente de computadores por aluno Número insuficiente de computadores conectados à Internet Baixa velocidade de conexão à Internet Equipamentos obsoletos ou ultrapassados Ausência de suporte técnico e manutenção dos equipamentos Ausência de curso específico para o uso do computador e da Internet nas aulas Pressão ou falta de tempo para cumprir com o conteúdo previsto Falta de apoio pedagógico aos professores para o uso do computador e da Internet Pressão para conseguir boas notas nas avaliações de desempenho
Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu Dificulta muito Dificulta um pouco Não dificulta nada Nessa escola isso não acontece Não sabe Não respondeu
TOTAL 70 16 11 2 1 0 69 16 13 2 1 0 67 19 11 2 1 0 66 17 13 3 1 0 61 25 11 2 1 0 49 28 22 1 0 0 39 35 24 2 0 0 36 27 34 3 0 0 29 36 32 2 0 0
SEXO Feminino 69 17 11 3 1 0 69 16 13 2 0 0 67 19 11 2 1 0 65 17 13 3 1 0 62 24 12 2 1 0 48 28 23 1 0 0 38 35 25 2 0 0 35 26 36 3 0 0 28 36 33 3 0 0
Masculino 75 14 10 0 1 0 70 16 11 2 1 0 69 18 11 1 1 0 68 18 13 1 0 0 61 27 7 2 3 0 50 27 21 2 0 0 43 35 20 2 0 0 41 28 28 3 1 0 36 34 29 1 0 0
FAIXA ETÁRIA Até 30 anos 71 15 11 3 0 0 74 12 12 1 0 0 67 18 13 1 1 0 58 20 17 5 0 0 62 26 10 1 0 0 36 26 37 1 0 0 35 38 27 1 0 0 30 31 37 2 0 0 25 34 39 1 1 0
De 31 a 45 anos 70 17 10 1 1 0 69 15 13 2 1 0 66 18 12 3 1 0 66 17 14 2 1 0 61 24 11 3 2 0 48 29 22 1 0 0 40 35 22 2 0 0 37 28 32 3 0 0 27 40 30 2 0 0
De 46 anos ou mais 69 14 12 3 1 0 67 18 12 3 1 0 70 20 8 1 1 0 68 17 11 3 1 0 62 25 11 2 0 0 54 27 17 1 0 0 39 33 25 2 0 0 38 22 36 4 1 0 35 29 32 3 1 0
RENDA FAMILIAR Até 3 SM 66 23 5 5 1 0 66 17 13 4 0 0 64 23 11 0 2 0 65 16 12 5 2 0 62 24 10 3 2 0 61 27 13 0 0 0 44 36 19 1 0 0 29 34 35 1 0 0 23 51 25 1 0 0
Mais de 3 até 5 SM 78 12 7 1 1 0 74 16 9 1 0 0 70 18 10 3 0 0 70 18 10 1 1 0 65 24 8 1 2 0 50 28 21 0 0 0 39 34 26 1 0 0 45 28 25 2 0 0 32 36 30 2 0 0
Mais de 5 SM 65 16 15 2 1 1 66 15 15 2 1 0 66 19 12 2 1 0 62 17 17 3 1 1 57 26 13 2 1 0 42 28 27 2 0 0 38 36 24 2 0 0 32 23 41 4 1 0 29 31 36 3 0 1
RENDA PESSOAL Até 3 SM 74 16 6 3 1 0 70 16 11 3 1 0 68 19 9 3 1 0 70 15 10 4 1 0 68 20 9 2 2 0 55 25 18 1 0 0 41 34 23 2 0 0 42 29 27 2 1 0 31 43 24 2 0 0
Mais de 3 até 5 SM 70 17 10 1 1 1 72 16 11 1 1 0 69 18 12 1 0 0 63 19 15 1 1 1 59 27 12 2 1 0 46 29 23 1 0 1 40 34 23 2 0 1 35 25 35 4 0 0 30 33 34 3 1 1
Mais de 5 SM 59 16 22 2 0 0 61 17 20 2 0 0 62 22 13 2 1 0 59 20 18 2 0 0 51 33 14 1 0 0 38 32 30 1 0 0 34 40 25 2 0 0 25 25 48 3 0 0 25 25 47 2 0 0
REGIÃO Norte 85 10 2 2 1 0 83 11 4 2 0 0 81 12 4 2 0 0 79 12 3 5 1 0 74 18 3 3 2 0 68 21 10 1 0 0 43 36 18 2 0 0 48 32 17 3 0 0 40 34 22 4 0 0
Centro-Oeste 67 18 13 2 0 1 70 11 16 2 0 0 67 17 14 2 1 0 58 21 18 3 0 1 58 23 16 2 1 0 51 25 23 1 0 0 41 30 26 2 0 0 33 25 37 4 0 0 36 27 35 2 0 0
Nordeste 84 8 3 3 1 0 75 15 7 2 0 0 76 15 5 3 0 0 77 13 7 3 1 0 71 21 5 3 0 0 59 22 18 1 0 0 38 33 26 3 0 0 53 28 17 2 0 0 32 43 23 3 0 0
Sudeste 62 21 14 2 1 0 66 17 14 3 0 0 61 22 14 2 1 0 59 20 16 3 1 0 57 28 12 2 2 0 43 31 25 1 0 0 40 37 21 1 0 0 26 27 44 3 0 0 27 35 35 2 0 0
Sul 62 17 18 1 2 0 59 15 23 2 2 0 62 23 13 0 3 0 60 18 20 1 2 0 53 25 20 0 1 0 34 34 31 1 0 0 34 32 33 2 0 0 34 18 43 3 2 0 24 28 47 1 0 0
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA Pública Municipal 73 13 8 4 1 1 74 13 10 3 0 0 71 18 9 1 0 0 68 17 11 3 1 1 62 23 11 2 2 0 51 29 18 1 0 1 39 35 23 2 0 1 39 25 33 3 0 0 31 33 33 2 0 1
Pública Estadual 80 12 6 1 1 0 76 15 8 1 1 0 72 16 9 1 1 0 70 18 9 1 1 0 69 21 7 1 1 0 54 28 16 1 0 0 44 32 22 2 0 0 42 27 27 3 1 0 36 32 29 2 1 0
Total - Públicas 77 13 7 2 1 0 75 14 9 2 1 0 72 17 9 1 1 0 69 18 10 2 1 0 66 22 8 2 2 0 53 28 17 1 0 0 42 33 23 2 0 0 41 26 30 3 1 0 34 33 31 2 0 0
Particular 42 29 26 3 1 0 45 22 28 5 0 0 49 26 17 6 2 0 51 16 26 6 0 0 43 34 20 4 0 0 31 25 43 1 0 0 30 41 27 2 0 0 20 27 49 4 0 0 12 49 37 3 0 0
SÉRIE 4ª série/5º ano do Ensino Fundamental 66 20 9 4 1 1 66 19 13 3 0 0 63 21 13 3 0 0 64 17 13 4 1 1 61 23 12 2 2 0 53 24 21 1 0 1 32 39 26 2 0 1 36 26 36 3 0 0 25 41 30 2 0 1
8ª série/9º ano do Ensino Fundamental 74 11 14 1 1 0 72 12 14 2 0 0 72 19 7 1 1 0 69 17 12 1 0 0 62 27 9 1 0 0 46 29 23 1 0 0 44 34 20 1 0 0 37 26 35 2 0 0 31 30 37 2 0 0
2º ano do Ensino Médio 71 16 10 2 2 0 70 15 11 2 1 0 68 16 12 2 1 0 64 17 15 3 2 0 61 24 11 3 2 0 46 30 23 2 0 0 43 31 23 2 0 0 37 27 31 4 1 0 33 34 30 3 1 0
  • Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2016