F4 - COORDENADORES PEDAGÓGICOS, POR FORMA DE INSERÇÃO DE ATIVIDADES PARA OS ALUNOS SOBRE O USO SEGURO, RESPONSÁVEL E CRÍTICO DA INTERNET NAS AULAS
Total de coordenadores pedagógicos de escolas de Ensino Fundamental e Médio
Percentual (%)
Fazem parte do conteúdo de uma ou mais disciplinas do currículo comum da escola
São oferecidas em disciplinas ou atividades extracurriculares
São realizadas somente quando os alunos enfrentam algum problema com o uso de tecnologias ou da Internet
Não sabe
Não respondeu
Não se aplica
TOTAL
47
27
17
1
0
8
SEXO
Feminino
46
27
19
2
1
5
Masculino
52
25
4
0
0
19
COR OU RAÇA
Branca
56
22
15
3
0
4
Preta
50
18
15
0
0
17
Parda
40
31
19
0
1
10
Amarela
7
61
32
0
0
0
Indígena
49
43
7
0
0
0
Não respondeu
-
-
-
-
-
-
FAIXA ETÁRIA
Até 40 anos
51
21
13
1
0
14
De 41 a 50 anos
46
27
20
2
1
5
De 51 anos ou mais
43
35
16
2
1
4
REGIÃO
Norte
51
26
11
0
1
12
Nordeste
37
30
22
0
0
10
Sudeste
58
22
14
2
1
3
Sul
50
24
17
6
0
3
Centro-Oeste
43
33
9
1
0
14
ÁREA
Urbana
49
27
17
1
0
5
Rural
44
26
16
3
0
12
LOCALIZAÇÃO
Capital
52
23
19
0
1
6
Interior
46
27
16
2
0
8
DEPENDÊNCIA ADMINISTRATIVA
Municipal
40
25
20
2
1
12
Estadual
61
28
10
0
0
1
Públicas (Municipal, Estadual e Federal)
46
25
17
2
1
9
Particular
52
32
15
0
0
2
PORTE
Até 50 matrículas
41
27
16
2
1
13
De 51 a 150 matrículas
38
27
26
3
0
4
De 151 a 300 matrículas
39
34
17
2
1
8
De 301 a 500 matrículas
51
25
16
0
0
8
De 501 a 1.000 matrículas
64
21
11
0
0
4
Mais de 1.000 matrículas
57
23
16
0
0
3
Fonte: CGI.br/NIC.br, Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras - TIC Educação 2022
Em 2012, o Cetic.br tornou-se um Centro de Categoria 2 da UNESCO, o primeiro do tipo dedicado ao desenvolvimento das sociedades da informação e do conhecimento. O Centro está vinculado ao Setor de Comunicação e Informação (CI), uma das cinco áreas da UNESCO. Ele contribui para que os objetivos estratégicos da organização sejam atingidos, fortalecendo seus esforços para monitorar a construção de sociedades da informação e do conhecimento. O escopo de atuação do Cetic.br inclui a América Latina e os países lusófonos da África.